Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ensina: 4 fatos importantes do medicamento corticoide

Hipolabor ensina: 4 fatos importantes do medicamento corticoide

Utilizar medicamentos por conta própria, sem consultar um médico ou especialista, pode trazer sérias complicações à saúde. Prática muito difundida para aliviar sintomas de imediato, aautomedicação não é recomendada e pode ser bastante perigosa. Por isso, é interessante adquirir boas informações sobre as diferentes classes de medicamentos, como são seus efeitos colaterais e riscos para não se complicar.

Neste artigo você aprenderá sobre o medicamento corticoide. Boa leitura!

O que são corticoides?

Os corticoides são substâncias produzidas naturalmente pelo nosso corpo, na glândula suprarrenal. O córtex dessa glândula produz o cortisol (substância derivada do colesterol), que dará origem aos corticosteroides, ou corticoides.

Esse hormônio tem função essencial no funcionamento do nosso organismo ao atuar em ações anti-inflamatórias e imunossupressoras, além de modular os efeitos do estresse no nosso corpo. A modulação ocorre em situações de estresse físico, quando o corpo sofre uma cirurgia ou acidente, por exemplo. Nesses casos, o nível sanguíneo de cortisol aumenta e prepara o corpo para um possível gasto de energia extra.

Quando a distribuição ou produção de cortisol é ineficiente, deve ser indicada uma reposição hormonal a fim de suprir os níveis de forma artificial. Dessa forma, os medicamentos corticoides reproduzem o cortisol endógeno e o substituem em suas funções.

Como são usados? Quais doenças os corticoides tratam?

Atualmente, existem diversas opções de corticoides artificiais, como a cortisona, hidrocortisona, dexametasona, triancinolona, prednisolona e a prednisona, por exemplo. Sua atuação terapêutica depende dos sintomas, local e outras diversas condições que dizem respeito a um paciente. Eles podem ser:

  • De uso tópico: normalmente são cremes, pomadas e loções usadas para tratar problemas locais, ou seja, restritos a uma pequena área, como doenças alérgicas e urticárias na pele;
  • De uso nasal: esse tipo de medicamento é administrado em spray para tratamento de doenças que acometem o sistema respiratório, como a asma e a bronquite crônica;
  • De uso oral: qualquer medicamento de uso oral tem um efeito maior no organismo, normalmente em âmbito sistêmico. Desse modo, corticoides orais são usados para tratar doença de Crohn, hepatite e artrite, por exemplo;
  • De uso injetável: são usados para tratamento local de artrite reumatoide e queloides, por exemplo.

Quais são os efeitos colaterais mais comuns?

Quando usados de acordo com a prescrição, os corticoides não costumam causar reações adversas ou efeitos colaterais graves. No entanto, quando usados a longo prazo, causam diversos efeitos colaterais prejudiciais à saúde:

  • Podem causar um aumento de apetite e, consequentemente, um aumento de peso. Além disso, seu uso prolongado causa uma disfunção no metabolismo de lipídios, o que pode resultar em uma distribuição irregular de gordura no corpo, principalmente na região abdominal;
  • Interferem no metabolismo de carboidratos, haja vista que têm efeito semelhante ao glucagon. Esse hormônio é antagônico à insulina e causa uma redução na captação de glicose pelos tecidos, aumentando os níveis de açúcar no sangue. Esse quadro pode causar um diabetes insípido nefrogênico no paciente. Normalmente, após a suspensão do tratamento, os níveis de glicose voltam ao natural;
  • Na pele, corticoides em excesso podem causar púrpuras, equimoses e manchas avermelhadas. A pele da região tratada com tópicos fica mais frágil e fina, além de ser mais propensa ao desenvolvimento de cânceres;
  • Pacientes que necessitam usar corticoides por longo tempo devem fazer acompanhamento oftalmológico periódico a fim de evitar possíveis alterações na visão. Seu uso contínuo pode acarretar em catarata, glaucoma e outros problemas oftalmológicos.

É importante ter em mente que os corticoides são produzidos pelo organismo. Se houver uma sobrecarga sanguínea desses hormônios, a glândula suprarrenal para de produzi-los. Para que isso não aconteça, consulte um médico de confiança antes de administrar qualquer medicamento por conta própria. Cuide da sua saúde!

Deseja ficar por dentro de mais posts sobre medicamento corticoide? Assine a nossa newsletter e receba as novidades diretamente no seu e-mail!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.