Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor alerta: medicamentos que podem ser usados na amamentação

Hipolabor alerta: medicamentos que podem ser usados na amamentação

O leite materno deve ser o único alimento que um bebê consome durante os primeiros seis meses de vida. Por meio dele, o recém-nascido recebe nutrientes e outras substâncias que afetam sua imunidade e seu desenvolvimento nos primeiros anos de idade e pelo resto da vida. Além disso, a amamentação fortalece o laço entre mãe e filho e ajuda a diminuir o aparecimento de algumas doenças na mulher.

Porém, por meio da amamentação é possível transmitir para a criança outras substâncias ingeridas pela mãe. Por isso, é preciso ter atenção ao que ela consome e saber quais alimentos e medicamentos que podem ser usados na amamentação.

Durante o período de amamentação, é possível que a mãe precise utilizar medicamentos, seja pelo pós-parto ou para tratar algum sintoma ou doença. Por isso, é preciso que ela conheça quais medicamentos estão liberados para o uso e não afetarão o bebê.

O Ministério da Saúde criou um guia para apresentar vitaminas, antibióticos, hormônios, antidepressivos e outras substâncias que estariam ou não permitidas durante essa fase. Seguindo as recomendações desta publicação, confira alguns medicamentos que podem ser utilizados por lactantes.

Antialérgicos ou anti-histamínicos

Os antialérgicos são utilizados por muitas pessoas para amenizar sintomas como espirro, falta de ar e coceiras decorrentes do contato com substâncias às quais se tem alergia.

O Ministério da Saúde indica que deve-se preferir os antialérgicos que não possuem efeito sedativo. Algumas indicações são aqueles à base de substâncias como cetirizina, desloratadina, difenidramina, dimenidrinato, loratadina, triprolidina, entre outras.

Antibióticos

Os antibióticos são conhecidos pela sua capacidade de atacar agentes poderosos. Mas deve-se tomar cuidado com o uso inadequado desta substância, pois pode fazer com que o organismo crie resistência ao medicamento ou mesmo fazer com que partes saudáveis sejam prejudicadas. Nessa categoria, algumas substâncias permitidas durante a amamentação são amoxicilina, benzilpenicilina, dicloxacilina, ticarcilina, carbenicilina e meticilina.

Contraceptivos

Os contraceptivos mais indicados são aqueles que possuem apenas progestogênio, pois não interferem na redução da produção de leite. É recomendado que seu uso seja iniciado a partir da sexta semana após o parto. No caso de contracepção de emergência, indica-se o uso dos que contêm levonorgestrel. O DIU também pode ser usado.

Vitaminas e minerais

Vitaminas e minerais podem ser utilizados como medicamentos, além das necessidades diárias nutricionais. Por isso, é preciso avaliar o uso em cada caso. Ácido fólico (vitamina B9), flúor, zinco e vitaminas B1, B2, B5, B6, B7, B12, C, D e E estão entre as substâncias permitidas.

Conhecer os medicamentos que podem ser usados na amamentação é tão importante quanto consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento medicamentoso. Sabendo quais substâncias são ou não indicadas, as mães podem estar conscientes sobre as indicações realizadas pelos médicos. Esse cuidado é imprescindível para que o tratamento de sintomas e doenças maternas não influenciem na composição do leite, fazendo com que este alimento continue cumprindo seu papel: o de nutrir e proteger os recém-nascidos.

Gostou das dicas? Tem mais informações sobre medicamentos que podem ser usados durante a amamentação? Compartilhe com a gente nos comentários!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.