Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: 4 cuidados necessários com a saúde feminina

Hipolabor explica: 4 cuidados necessários com a saúde feminina

A mulher passa por várias transformações ao longo de sua vida, físicas e emocionais, e cada momento precisa de um cuidado diferente. Para que a mulher exerça seus direitos, é preciso que haja informação.

Até pouco tempo, a vida sexual da mulher e seus direitos reprodutivos eram muito negligenciados. Atualmente, existe a preocupação com todos os aspectos que envolvem a saúde feminina.

Confira abaixo alguns cuidados necessários com a saúde feminina!

Exames que toda mulher deve fazer

Alguns exames devem fazer parte da vida da mulher. É importante, primeiramente, conhecer o histórico familiar e os antecedentes pessoais.

O ginecologista deve ser consultado a partir do início da vida sexual, para que os cuidados contra as DSTs sejam tomados. Quanto mais cedo elas forem detectadas, mais fácil será para tratá-las.

O cardiologista também pode indicar exames essenciais como hemograma, colesterol, glicemia, ácido úrico, urina e triglicérides. Caso haja um histórico de problemas de coração na família, o médico irá avaliar o caso e tomar as medidas necessárias para prevenir as doenças.

O check-up regular também serve para prevenir as doenças cardiovasculares e diabetes. Caso a mulher não tenha histórico familiar dessas doenças, o check-up pode ser feito em uma frequência semestral ou anual, dependendo da idade e do resultado dos exames. Quando há casos de câncer, osteoporose ou problemas cardiovasculares, o check-up será feito com maior frequência.

Para mulheres que têm algum parente direto que já teve câncer de mama, por exemplo, é preciso fazer a mamografia anualmente, a partir dos 30 anos. No caso da osteoporose, é indicado que mulheres a partir dos 40 anos façam o exame de densitometria óssea.

Cuidados específicos nas diferentes faixa etárias

A produção hormonal intensa acontece por volta dos 20 anos. É um período importante para procurar um ginecologista de confiança e iniciar algum método contraceptivo, se for o caso. É também uma fase para que a mulher possa se educar e criar hábitos saudáveis de alimentação, postura e da própria rotina — o que ajuda a prevenir futuras e inúmeras doenças.

A partir dos 30 anos aumentam as incidências de câncer de mama e colo de útero, por isso é importante manter os check-ups em dia, principalmente a mamografia. No caso de quem fuma, a radiografia do tórax também é indicada.

A partir dos 40 anos, a mulher deve ficar atenta às mudanças do corpo, por conta do início da menopausa. O exame de densitometria óssea também pode identificar um início de osteoporose, que poderá ser melhor tratada se identificada cedo.

A partir dos 50 anos, os cuidados devem ser redobrados. É preciso checar a presença de diabetes e hipertensão arterial.

Atenção à menstruação

A mulher deve ficar atenta à sua menstruação desde a menarca (a primeira menstruação). Dores e cólicas insuportáveis podem ser sinais de outras doenças, como a endometriose. É importante consultar um ginecologista, principalmente no caso de sintomas que se agravam durante o período menstrual.

A visita ao ginecologista é essencial para a saúde feminina

Alguns cuidados devem fazer parte da rotina da mulher. Por isso, um ginecologista pode indicar determinados exames para cada caso específico e outros gerais, como o Papanicolau, que previne o câncer de colo do útero e deve ser feito anualmente a partir da primeira relação sexual.

Estas informações foram úteis? Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo: nossa equipe está à disposição para responder você!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.