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Com dificuldades em organizar o tempo? Confiras nossas 4 dicas!

Com dificuldades em organizar o tempo? Confiras nossas 4 dicas!

Organizar o tempo e arrumar horários para fazer tudo o que precisamos é um tremendo desafio, especialmente em dias tão corridos como os de hoje. No entanto, esse é um fator essencial para termos êxito em nossa carreira profissional, acadêmica e até na vida pessoal.

O acúmulo de tarefas não cumpridas acaba gerando um efeito de “bola de neve” e, se não mudarmos, a situação só vai piorando. Para que isso não aconteça, é necessário tomar uma atitude enérgica e disciplinada. Quer descobrir como? Então veja nossas 4 dicas de como organizar o tempo e ter sucesso na sua gestão de horários. Confira:

1. Selecione suas tarefas

O primeiro passo para descobrir como organizar o tempo é estabelecer uma seleção das tarefas a serem feitas naquele dia ou semana, pois, frequentemente, queremos fazer tudo de uma vez e acabamos não conseguindo fazer nada. Por isso, é melhor ser realista e ponderado, de modo a realizar com qualidade todas as tarefas que nos propusermos a executar.

É importante pensar na duração desses afazeres, na logística necessária para cumpri-los, no esforço dispendido, nas demandas do seu emprego e no cansaço que essa empreitada pode gerar. Feito isso, então é hora de definir o que pode ser cumprido no período determinado, descartar o que não dá para fazer naquele momento, e partir para a ação.

2. Defina prioridades

Depois de fazer a seleção de tarefas, é o momento de definir prioridades, determinando o que é realmente essencial e o que não é. Isso é muito conveniente, pois você tem a opção de direcionar os afazeres mais trabalhosos para os horários com os quais você se sente mais à vontade ou com mais energia para trabalhar.

Uma ideia interessante, por exemplo, é fazer sua lista em ordem decrescente, indo do mais complexo para o mais simples. No entanto, se você for uma pessoa que rende melhor à noite, pode ser indicado fazer o caminho oposto: iniciar com os trabalhos mais fáceis e ir aumentando o nível de complexidade, até ele coincidir com o seu ápice de produtividade.

3. Use a tecnologia

Uma das grandes vantagens da tecnologia é a possibilidade de utilizar aplicativos de gestão que mostram como organizar o tempo. Esses programas de gerenciamento deixam sua agenda de papel ou bloco de notas físico para trás de uma vez por todas, pois são muito mais práticos e eficientes.

Existem diversos tipos de softwares: agendas online, lista de tarefas, apps colaborativos, monitoramento de tempo, assistentes de voz, administradores de projetos, mapas mentais, entre outros. Portanto, aproveite a automação e abuse de todos os recursos tecnológicos que puderem ajudá-lo a aproveitar melhor os seus horários.

4. Recompense sua produtividade

Se você conseguiu organizar o tempo com maestria e ganhou muitos pontos em produtividade, é hora de recompensar-se. Isso é importante, inclusive, porque você fica mais motivado para continuar com os bons hábitos e ainda mais eficiente na sua gestão de horários.

Compre aquela roupa que você gostou, passe um tempo com a família, saia para jantar ou até mesmo agende uma pequena viagem. Valorize o seu bem-estar e certifique-se de não cair na tentação de aproveitar o momento livre apenas para conseguir completar mais alguma tarefa que nem estava programada. Descansar um pouco certamente aumentará o seu desempenho.

Essas são algumas das dicas mais eficazes de como organizar o tempo e ser mais produtivo no seu dia a dia. Gostou? Tem mais alguma sugestão? Então conte para nós nos comentários!

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