Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ensina: diferenças entre as doenças causadas por vírus e bactérias

Hipolabor ensina: diferenças entre as doenças causadas por vírus e bactérias

O corpo humano carrega trilhões de bactérias e, ao longo da vida, teremos contato com outros milhares de vírus. Felizmente, a maioria desses micro-organismos não nos traz qualquer problema.

No entanto, alguns deles podem comprometer seriamente nossa saúde. Vírus e bactérias são os principais responsáveis pelas doenças infecciosas mais comuns, como gripe, caxumba, dengue, hepatites, sarampo, cólera, entre outras.

Confira abaixo as principais diferenças entre as doenças causadas por vírus e bactérias, como é feito o tratamento e como evitá-las:

Quais as diferenças entre doenças causadas por vírus e bactérias?

A principal diferença entre doenças causadas por vírus e bactérias está na forma como elas vão se desenvolver no organismo. As bactérias, por serem organismos celulares, vão se dividir e multiplicar no seu corpo, causando uma piora no quadro na medida em que ganham mais espaço no organismo.

Já os vírus não possuem células e dependem das células do próprio corpo para se desenvolverem. Assim, ele se multiplica no organismo na medida em que contamina outras células.

Há diferença nos sintomas de doenças causadas por vírus e bactérias?

Em geral, especialmente no início da doença, os sintomas de infecções virais e bacterianas são muito parecidos e inespecíficos: febre, náuseas e/ou diarreias, acúmulo de muco nas fossas nasais e no peito, mal-estar generalizado, etc.

Na medida em que avançam, algumas doenças podem ter sintomas mais específicos, como a rigidez da nuca no caso das meningites. Mas alguns sintomas podem ser comuns a mais de uma doença, como as manchas vermelhas na pele, presentes nos casos de dengue, sarampo e escarlatina.

Nas infecções respiratórias, é possível observar a diferença na textura e na cor do muco quando se trata de vírus ou bactéria. Secreções claras e mais líquidas indicam, em geral, que o mal-estar está sendo causado por vírus. Secreções mais densas, esverdeadas ou amareladas, indicam a infecção por bactéria. A mudança da cor se deve à ação de neutrófilos, que são células de defesa que atacam as bactérias e liberam uma proteína de cor verde.

Quais são as doenças virais e bacterianas mais comuns?

Entre as principais doenças causadas por vírus estão: gripes e resfriados, hepatites, HIV, dengue, rubéola, varíola, etc. As principais doenças causadas por bactérias são: tuberculose, coqueluche, tétano, sífilis, cólera, pneumonia, dentre outras.

Qual o tratamento para as doenças virais?

Boa parte das viroses mais comuns como gripes, resfriados e diarreias, vai sumir espontaneamente em até sete dias. Em geral, o tratamento e a medicação tem o objetivo de aliviar os sintomas. Antitérmicos e analgésicos para febre e dor são os mais comuns. Maior ingestão de água e repouso completam os cuidados nesses casos.

Para alguns tipos de vírus será prescrito um retroviral específico para neutralizar e eliminar o vírus do organismo do paciente. É o caso, por exemplo, dos antirretrovirais utilizados para tratar o HIV.

Qual o tratamento para doenças bacterianas?

No caso de doenças causadas por bactérias o tratamento é feito com antibióticos. Como há diferentes tipos de bactérias que causam os mais diversos tipos de infecções, é necessário utilizar antibióticos diferentes, respeitando o tipo de bactéria para que se tenha um resultado efetivo.

O uso de antibióticos deve ser muito criterioso, pois o abuso desse fármaco pode fazer com que as bactérias se tornem resistentes ao medicamento, tornando o tratamento mais complicado.

Como prevenir o contágio por doenças virais e bacterianas?

Manter as mãos higienizadas e ter uma alimentação equilibrada para manter o sistema imunológico saudável é a melhor forma de evitar as doenças causadas por vírus e bactérias.

Outras medidas incluem manter os ambientes limpos e bem arejados, já que muitas das doenças virais e bacterianas são transmitidas por meio de secreções das vias aéreas, expelidas na tosse e no espirro.

O uso de preservativo ainda é a forma mais eficaz de evitar as doenças transmitidas por via sexual, como a sífilis e o HIV. Os cuidados com a higienização dos alimentos e a qualidade da água evitam as doenças gastrointestinais, como a cólera e salmonela.

Gostou do nosso post sobre as doenças causadas por vírus e bactérias? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Conte pra gente nos comentários!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.