Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: saiba diferenciar mastodínia e mastalgia

Hipolabor explica: saiba diferenciar mastodínia e mastalgia

Preocupar-se com a saúde de seus pacientes é fundamental, e saber o que pode influenciá-la também. Por isso, muitos profissionais buscam esclarecer a diferença entre mastodinia e mastalgia, dois termos muito empregados quando se trata especificamente da saúde dos seios.

Se você também possui dúvidas sobre o assunto, continue a leitura para saber as características de cada um!

O que é mastodinia

A mastodinia nada mais é do que a mastalgia, porém ligada intimamente à dor ou ao incômodo sentido nos seios no período que antecede a menstruação e aos cistos benignos que possam existir na área.

Ela é caracterizada por ser bilateral, ou seja, atingir os dois seios ao mesmo tempo. Embora seja desconfortável em alguns casos, não apresenta riscos à saúde.

Uma mulher que esteja em idade fértil provavelmente vai sentir a mastodinia em algum nível, uma vez que ela está ligada diretamente a alterações hormonais. É importante frisar que, quando ocorre de forma moderada a forte, pode haver dificuldade de praticar exercícios e desenvolver outras atividades do dia a dia.

A mastodinia também costuma acontecer uma semana antes da menstruação e pode influenciar a vida da paciente. Algumas dicas podem ser seguidas para amenizar o desconforto, como evitar álcool, gordura e outros itens indicados por um mastologista.

O que é mastalgia

Já a mastalgia, por outro lado, é o nome dado às dores nos seios que apareçam por qualquer outro motivo, não necessariamente atingindo os dois ao mesmo tempo.

Ela pode ser causada pelo período de amamentação, por algum trauma na própria mama ou no tórax, sendo considerada uma dor não-clínica e que não possui um padrão, enquanto a mastodinia é considerada clínica.

Suas principais causas são:

  • Peso causado por seios muito grandes;
  • Desenvolvimento dos seios no período de gestação (gravidez);
  • Alguns medicamentos, como anticoncepcionais;
  • Câncer de mama.

É importante ressaltar que a dor não significa necessariamente que o câncer tenha surgido, e muitas mulheres acabam adquirindo preocupações desnecessárias por não terem essa informação.

O ideal, além de fazer o autoexame mensalmente, é procurar um mastologista assim que a dor surgir, para realizar exames específicos a fim de descobrir a causa do desconforto.

Além disso, a mastalgia pode surgir também por causa de problemas que não estão necessariamente nos seios. Problemas na coluna e nas costelas, por exemplo, podem levar à falsa sensação de que há algo errado nas mamas, quando na verdade é apenas um reflexo.

Quais são os possíveis tratamentos

De qualquer forma, o diagnóstico deve considerar exames, níveis de dor sentidos e causas, direcionando aos tratamentos correspondentes. Estes podem incluir:

  • Analgésicos e anti-inflamatórios;
  • Troca de anticoncepcional ou outro medicamento que possa ter causado a dor;
  • Mudança na alimentação e na prática de exercícios.

Ao contrário do que muitos pensam, tais dores também podem ser sentidas por adolescentes do sexo masculino, por causa da puberdade e suas respectivas alterações hormonais.

De qualquer maneira, isso é ligado principalmente à saúde feminina, o que causa preocupações diversas, uma vez que o câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo todo.

Agora você já sabe diferenciar mastodinia e mastalgia, então não deixe de tranquilizar seus pacientes com a devida explicação desses termos. E, como prevenir é sempre melhor que remediar, reforce o quanto é importante fazer o autoexame com atenção e procurar um mastologista quando necessário.

Agora que você já sabe a diferença entre mastodinia e mastalgia, que tal continuar recebendo mais informações sobre esse e outros assuntos? Assine nossa newsletter e receba todos os conteúdos que publicamos diretamente no seu e-mail!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.