Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ensina: 7 formas de evitar a má digestão

Hipolabor ensina: 7 formas de evitar a má digestão

Muitas pessoas assumem que a má digestão é rotineira em suas vidas. Essa afirmação está entre as queixas de saúde mais comuns e, de fato, pode causar um impacto real na nossa qualidade de vida.

Nosso estômago nem sempre reage bem a tudo o que comemos, e algumas consequências disso são sensação de inchaço, azia, digestão lenta e até outros sintomas mais graves, como dores agudas e enjoo.

Quer melhorar a sua digestão? Então confira as dicas que listamos aqui:

1. Evite líquidos junto com a comida

A ingestão de líquidos junto com a comida faz o estômago inflar, causando mal-estar e aumentando o tempo que o órgão precisa para esvaziar. Por isso, o hábito provoca a sensação de estômago cheio por mais tempo. As bebidas gaseificadas também dilatam o órgão, podendo causar indigestão e sobrepeso.

2. Não tenha pressa ao comer

Procure levar pequenas porções à boca para poder saborear os alimentos e mastigar bem. Durante a  mastigação, o organismo libera uma enzima fundamental para facilitar o processo de digestão e não sobrecarregar o sistema digestivo.

3. Tenha cuidado com a postura

Evite comer curvado, ou deitado. Qualquer posição que pressione a barriga e os órgãos que fazem parte do sistema digestivo como fígado, estômago e pâncreas pode comprometer a digestão. Enquanto estiver se alimentando, procure manter a coluna ereta.

4. Evite usar roupas apertadas

Por causa do suco gástrico liberado durante a refeição, o estômago se dilata e as roupas apertadas podem causar desconforto, fazendo o suco gástrico voltar para o esôfago causando azia, refluxo e dificultando a digestão.

5. Não se exercite logo após a refeição

Após a alimentação, o fluxo de sangue se concentra nos órgãos do sistema digestivo para auxiliar no processo da digestão. Mas, ao se exercitar, são os músculos do corpo que solicitam maior fluxo sanguíneo interferindo na digestão. Ao se alimentar, é recomendado esperar até que a digestão esteja finalizada para só então começar a se exercitar.

6. O iogurte pode ajudar

O iogurte natural é rico em probióticos, que são bactérias benéficas para o nosso organismo, quando entram em contato com o nosso intestino, favorecem ao crescimento da flora intestinal e inibem a proliferação de micro-organismos patogênicos, diminuindo a incidência, por exemplo, de diarreias.

7. Dê preferência a alimentos ricos em fibras

Prefira alimentos saudáveis, sempre. As frutas, verduras, legumes, cereais e outros alimentos in natura, além de serem ricos em vitaminas, possuem fibras que prolongam o tempo do alimento no sistema digestivo, contribuindo para a digestão e auxiliando na limpeza do intestino.

Controlando os problemas de digestão

Além das mudanças de hábitos alimentares, é importante fazer refeições regulares com intervalos de aproximadamente 3 horas entre as refeições, isso porque o estômago produz suco gástrico constantemente e seu acúmulo pode causar irritação.

Se mesmo tomando todos os cuidados, os sintomas da má digestão continuarem, é importante procurar auxílio de um médico para diagnosticar se não se trata de algum caso de gastrite.

E você, gostou do artigo? Para ficar por dentro de mais conteúdos como esse e cuidar da sua saúde, assine nossa newsletter e receba nossos posts periodicamente!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.