Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ajuda: 5 dicas para alavancar sua carreira de farmacêutico

Hipolabor ajuda: 5 dicas para alavancar sua carreira de farmacêutico

Os anos passados na faculdade são fundamentais para nos ensinar toda a teoria da área escolhida. No entanto, colocar em prática de todos esses conhecimentos adquiridos pode ser um desafio.

No mercado de trabalho, não há professores para te ajudar. Portanto, quanto mais cedo você se mostrar um profissional competente, mais chances aparecerão e mais sucesso você terá em sua carreira de farmacêutico.

Para te auxiliar nessa importante missão, listamos 5 dicas para realizar toda a caminhada e ter sucesso em sua carreira. Continue acompanhando e confira!

1. Faça cursos

A graduação consegue nos proporcionar o conhecimento básico, mas se você quer ir além, precisa fazer cursos mais específicos, como uma pós-graduação ou cursos de extensão.

Mesmo que você tenha um emprego, estar sempre se atualizando é importantíssimo não apenas para se manter na função, como também para crescer na empresa e alcançar postos mais altos.

2. Seja humano

Não importa se o trabalho é em uma farmácia ou em um hospital, você precisa ser um profissional humanizado. Quem procura por um farmacêutico pode estar em sofrimento por conta de uma doença, por exemplo.

Então, seja atencioso e coloque-se no lugar daquele indivíduo que está na sua frente. Seja ético e ofereça o serviço que você gostaria de receber.

3. Adquira experiência

Isso já pode ser feito antes de terminar a graduação. Conseguir um estágio em farmácias, indústrias, hospitais e outros locais é uma excelente forma de ganhar experiência.

Caso já esteja graduado, não seja muito exigente para encontrar a primeira vaga. Lembre-se de que você ainda está começando, dando os primeiros passos. Busque por algo que seja compatível com esse momento da sua vida e aproveite o máximo que puder para aprender.

4. Invista em carreiras promissoras

É claro que, antes de tudo, você precisa gostar do que faz e daquilo que pretende seguir como profissional, mas também é bom ficar de olho nas carreiras que mais crescem no mercado farmacêutico. São elas:

  • Gerente de acesso ao mercado público: pessoa que faz a intermediação entre a indústria farmacêutica e o governo;
  • Gerente de acesso ao mercado privado: media a relação entre indústrias, seguradoras de saúde e também hospitais;
  • Gerente em farmacoeconomia: realiza a análise de custo da diferença entre um tratamento a ser realizado com o medicamento A e o B;
  • Medical Science Liaison: são líderes de opinião na área, analisando estudos realizados antes que determinado medicamento vá para o mercado;
  • Gerente de educação médica: a administração de certos medicamentos pode ser bastante confusa e ler a bula, nesses casos, não basta. É aí que entra esse profissional, que deve orientar os médicos sobre essas questões;
  • Gerente de ONG: ainda não é um destaque no Brasil, mas tem tudo para ser, uma vez que as grandes empresas já possuem profissionais para orientar ONGs sobre tratamentos, alguns medicamentos, entre outros assuntos.

5. Seja preciso

Não adianta sair atirando para todos os lados. Isso apenas faz com que você perca tempo e dinheiro em cursos que pode nem precisar.

Primeiramente, determine em qual área pretende atuar e só depois comece a se especializar nela. As empresas preferem qualidade em vez de quantidade. Ser uma pessoa focada e determinada são características essenciais para se ter a carreira dos sonhos.

Quer saber mais sobre a carreira de farmacêutico e receber mais informações exclusivas sobre esse mercado? Basta assinar a nossa newsletter!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.