Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor esclarece: trato urinário e suas diferentes doenças

Hipolabor esclarece: trato urinário e suas diferentes doenças

Conhecer bem o corpo humano e os detalhes do seu funcionamento é o primeiro passo para auxiliar na prevenção de enfermidades e, consequentemente, na qualidade de vida dos pacientes. No caso do trato urinário, esse conhecimento prévio pode ser fundamental tanto para lidar com doenças mais comuns como com os problemas mais graves.

Você conhece bem a função do sistema urinário? Ele filtra as impurezas do sangue, e é por meio dele que o corpo consegue regular a composição sanguínea com a produção e eliminação da urina. Logo, seu bom funcionamento é fundamental para todos os órgãos.

Veja mais sobre o assunto no post de hoje:

Conheça cada parte do trato urinário

Cada componente do sistema urinário tem uma função específica: os rins fazem a filtragem do sangue, os uréteres conduzem a urina para a bexiga e a uretra é o local pelo qual ela é eliminada do corpo.

Esses componentes podem ser afetados individualmente por alguma enfermidade e isso pode prejudicar o trato urinário como um todo. Para que você conheça um pouco mais sobre as doenças que podem afetar esta parte do corpo, preparamos uma lista com dessas doenças, com seus sintomas e formas de prevenção. Confira:

Cistite

É um tipo de infecção urinária que atinge a bexiga. Essa inflamação reduz a capacidade da bexiga, causando dor e desconforto. Entre os sintomas estão: urina com odor forte, vontade excessiva de urinar e sangue na urina. O tratamento é feito com o uso de antibiótico e também recomenda-se o consumo de água para facilitar a eliminação da bactéria.

Nefrite

Essa doença pode ser crônica e aguda, manifestando-se com lesões nos rins, que podem ser ocasionadas por infecções que não foram bem tratadas. Essa enfermidade exige repouso, uso de anti-inflamatórios e dietas restritivas de sal, potássio e proteína.

Infecção urinária

Essa infecção pode começar em qualquer órgão do trato urinário, sendo bastante comum na uretra. A saúde feminina exige cuidados especiais do trato urinário, pois essa doença atinge principalmente as mulheres, porque elas possuem a uretra mais curta. O tratamento deve ser prescrito por um médico, e a prevenção pode ser feita com o consumo de água, não retenção da urina por muito tempo e cuidados com a higiene pessoal.

Pedra no rim

Essa doença pode causar fortes dores, pois se caracteriza pela presença de formações endurecidas nos rins (os cálculos). O motivo de seu surgimento são acumulação de sais na urina, como fosfatos, cálcio e oxalatos. O tratamento consiste em analgésicos e a utilização de ultrassom para eliminar as pedras maiores, que não são expelidas naturalmente.

São várias as doenças que podem afetar o trato urinário, por isso é muito importante procurar um médico caso sinta qualquer alteração no seu funcionamento. Além disso, algumas medidas podem ser tomadas para evitar que surjam essas doenças, como:

  • Beber uma quantidade adequada de líquido, especialmente água;
  • Não usar roupas muitos justas, principalmente calças, e evitar usar desodorante nas região genital;
  • No caso das mulheres, após urinar e evacuar, a limpeza da região precisa ser feita da frente para trás, para não levar bactérias do ânus para uretra e vagina.

Lembre-se: os cuidados preventivos são um bom caminho para manter a saúde do trato urinário.

E você, gostou desse conteúdo? Quer mais dicas sobre saúde e bem-estar? Então assine a nossa newsletter e garanta uma vida mais saudável!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.