Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ensina: 6 remédios naturais que você precisa conhecer

Hipolabor ensina: 6 remédios naturais que você precisa conhecer

A procura por produtos naturais, livres de substâncias sintéticas, está cada vez maior. Na área da medicina e farmácia, não poderia ser diferente.

Embora as pesquisas e avanços tecnológicos tenham nos proporcionado medicamentos modernos e eficientes, muitas pessoas ainda buscam o alívio de alguns sintomas em remédios naturais, que podem ser bastante eficazes.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 6 remédios naturais que você precisa conhecer. Confira:

Os melhores remédios naturais

1. Chá de hortelã para dores no estômago

Além do sabor agradável, o chá de hortelã traz inúmeros benefícios. A bebida é eficaz no tratamento de gripes, resfriados, tosse e náuseas. Já no sistema digestivo, o chá de hortelã atua minimizando os sintomas de queimação, má digestão e dores de estômago.

Para tratar a gastrite, uma boa dica é misturar flores de camomila à hortelã.

2. Chá de gengibre para dor de garganta

O gengibre é um excelente ingrediente com poder anti-inflamatório. O chá dessa planta, que em algumas regiões é conhecida como mangarataia, mostra-se bastante eficiente no tratamento de diversas dores, como cólicas e enxaquecas.

Além disso, o chá de gengibre é um poderoso remédio contra as dores e inflamações na garganta. Para torná-lo ainda melhor, você pode acrescentar uma colher de mel.

3. Suco refrescante para prevenir gripes e resfriados

Muitas pessoas que têm a imunidade baixa sofrem com alergias e gripes e resfriados recorrentes. Uma receita bastante simples pode ajudar a aumentar a imunidade e evitar esse problema: suco de laranja, limão e mel. Basta misturar o suco de duas laranjas grandes com o suco de meio limão e uma colher de mel.

Se desejar, você pode acrescentar alguns cubinhos de gelo. Essa receita é riquíssima em vitamina C e afasta gripes e resfriados, além de ser uma opção deliciosa e refrescante para o verão.

4. Água aromatizada para enjoos

Mulheres grávidas, pessoas com problemas gastrointestinais e pacientes em tratamento contra o câncer tendem a apresentar muitos enjoos. Quando isso ocorre, surge também a falta de apetite e a repulsa por qualquer tipo de comida ou bebida, o que pode agravar o quadro.

As águas aromatizadas são uma boa dica para esses momentos. Apesar de não ter um grande valor nutritivo, esse tipo de bebida garante a hidratação e ameniza o enjoo.

Em um litro de água, acrescente uma laranja cortada em rodelas finas e um pequeno pedaço de gengibre. Deixe a mistura na geladeira por uma hora e sirva. A laranja deve ser utilizada com a casca, portanto, lave bem a fruta antes de fatiá-la.

5. Suco de cranberry para prevenir infecção urinária

O cranberry é um frutinho vermelho originário da América do Norte. No Brasil, ele se tornou popular devido às propriedades antioxidantes, que se mostram eficazes no tratamento e prevenção da infecção urinária.

A fruta é rica em  proantocianidina, uma substância que evita a aderência e translocação de bactérias. Por isso, seu consumo ajuda a prevenir não somente a infecção urinária, mas também a gastrite.

6. Exercícios físicos para a depressão

Não são apenas as bebidas e alimentos que podem aliviar alguns sintomas indesejados. As suas atividades e hábitos também interferem no bom funcionamento do seu organismo. Nesse caso, praticar atividades físicas simples, como caminhar, andar de bicicleta e nadar, pode afastar a depressão, a insônia e a ansiedade.

Isso acontece porque a prática de atividades físicas libera no organismo uma substância chamada endorfina, que é capaz de causar uma sensação de prazer e bem-estar. O ideal é praticar pelo menos uma hora de exercícios por dia.

Agora que você já conhece esses seis remédios naturais e eficientes, que tal começar a adotar hábitos mais saudáveis e utilizá-los no dia a dia? Mas lembre-se: esses remédios naturais não eliminam a necessidade de consultar um médico, caso os sintomas sejam recorrentes.

Gostou do conteúdo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber em primeira mão todas as novidades sobre saúde e bem-estar!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.