Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ensina: Entenda o que são os miomas

Hipolabor ensina: Entenda o que são os miomas

As questões de saúde da mulher são levadas a sério tanto no âmbito da saúde pública quanto individual. A maior parte das mulheres consulta regularmente um médico ginecologista. Nesses exames preventivos, não é raro detectar a presença de um mioma uterino.

O nome, que muitas vezes pode assustar, diz respeito a nódulos que se formam no miométrio (parede muscular do útero). A FEBRASGO  (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) estima que 8 em cada 10 mulheres em idade reprodutiva descubram um mioma.

Mas fique tranquila: no caso de um diagnóstico positivo, não há motivo para desespero. Afinal, o mioma é um tumor benigno, e não um câncer!

Quer entender mais sobre esse assunto? Então acompanhe os esclarecimentos a seguir:

Como se formam os miomas?

Os miomas se formam a partir do tecido muscular liso do útero. Há uma divisão descontrolada de uma única célula, levando à formação de um “tumor”.

Não há uma causa definida para seu aparecimento, mas acreditam que ele é influenciado pelos hormônios progesterona e estrogênio. De tal modo que na menopausa há menor incidência de miomas, quando ocorre uma diminuição nos níveis hormonais.

Quais são os sintomas ?

O mioma uterino é uma condição comum e, na maior parte das vezes, assintomática. Por isso, grande parte das mulheres o descobrem apenas em exames de rotina ou durante a gravidez. Se surgirem, os sintomas podem ser:

  • menstruação irregular;
  • sangramento excessivo durante o ciclo menstrual;
  • cólicas fortes;
  • dores abdominais, pélvicas e durante a relação sexual;
  • problemas urinários.

Quais riscos os miomas podem trazer?

Os riscos dos miomas estão principalmente relacionados com seus sintomas em si. Os sangramentos excessivos com saídas de coágulos podem levar à anemia. Miomas que crescem demais podem comprimir estruturas, como a bexiga e o intestino, levando a constipação e retenção urinária.

Por outro lado, mulheres assintomáticas convivem com o mioma e levam uma vida normal, sem necessidade de tratamento.

No aparecimento de um mioma, é necessário acompanhá-lo, a fim de detectar precocemente possíveis complicações. O maior risco é o da necessidade de retirada do útero, nos casos de miomas múltiplos que cresceram descontroladamente.

Como tratar os miomas?

O mioma uterino só necessita de tratamento quando causa sintomas, afinal, é uma condição benigna. Existem tratamentos medicamentosos e cirúrgicos:

  • medicamentos hormonais, como a pílula de progesterona. Reduz o sangramento e o tamanho do nódulo;
  • DIU com progesterona. Mesma ação da pílula de progesterona;
  • embolização das artérias uterinas. Técnica que bloqueia os vasos sanguíneos que “alimentam” o mioma, impedindo seu crescimento;
  • cirurgia para retirada dos nódulos.

Esses são apenas alguns exemplos de tratamentos possíveis. As técnicas cirúrgicas inovadoras vêm buscando um tratamento menos invasivo.

O que fazer para prevenir?

Como as próprias causas dos miomas ainda não são claras, também não há um consenso sobre quais as melhores formas de prevenção. Fazer exames preventivos regularmente permite que o mioma seja descoberto precocemente e possa ser controlado.

A prática de exercício físico diminui o estrogênio circulante no corpo, de tal forma que poderia contribuir para a prevenção.

Os miomas uterinos são condições benignas, mas que devem ser acompanhados de perto. É importante estar atento aos sinais e sintomas do seu corpo, e sempre passar essas informações a diante, para que outras mulheres também possam descobrir o problema no início.

O surgimento de novos medicamentos na área poderá contribuir para prevenção, controle e tratamento dos miomas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os miomas, que tal divulgar seu conhecimento? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude os amigos a cuidar da saúde!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.