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Hipolabor ensina: 5 dicas para encantar os clientes na carreira farmacêutica

Hipolabor ensina: 5 dicas para encantar os clientes na carreira farmacêutica

Prezar apenas pela satisfação dos consumidores já não é o bastante: com a concorrência entre as farmácias crescendo a cada dia, encantar os clientes tornou-se necessário para se manter no mercado.

Como os produtos farmacêuticos são basicamente os mesmos, uma forma de sair na frente e ter um diferencial é melhorar o seu atendimento. Confira o post de hoje e entenda como encantar o seus clientes!

Por que devo encantar os clientes?

O seu concorrente vende os mesmos produtos, e com um valor bastante parecido com o seu. Logo, a mesma coisa que um cliente encontra na sua farmácia, ele encontrará naquela mais próxima.

Porém, se ele sair do seu estabelecimento encantado, dificilmente irá para a concorrência. Mais do que isso, essa pessoa tem mais chances de se tornar um cliente fiel e indicar o seu negócio para conhecidos, realizando a forma mais barata e convincente de propaganda para a sua empresa.

Como posso fazer isso?

Como você viu, uma das formas de encantar os clientes é com um excelente atendimento. Veja nossas 5 dicas para colocar essa estratégia em prática:

1. Conheça mais o seu cliente

Conhecer o cliente é uma ferramenta importantíssima para conseguir agradá-lo. É com alguns dados dele que você terá como oferecer os produtos mais adequados para cada época do ano e, assim, fazer com que ele se sinta especial e não apenas mais um.

Como você pode conhecer um pouco mais sobre ele? É fácil! Mantenha o seu histórico de compras desde a primeira vez que ele for a sua farmácia e faça um pequeno cadastro em um momento em que o cliente esteja mais solícito para responder às suas perguntas.

2. Promova a empatia

A empatia significa se colocar no lugar do cliente, assim, sempre faça o atendimento como se você estivesse no lugar do outro. Atenda como gostaria de ser atendido, mas cuidado com alguns exageros.

Por exemplo, talvez você seja do tipo que gosta de conversar e o seu cliente não, portanto, fique atento à forma como ele se comporta.

3. Tenha paciência

Pode ser que chegue no balcão aquele cliente que não sabe exatamente o que quer, que pergunta sobre tudo o que vem no medicamento e que pode tomar bastante o seu tempo.

Isso costuma acontecer quando o cliente é idoso ou não consegue entender alguns termos. Tenha muita paciência e tente passar as informações da forma mais clara possível. Isso fará com que ele saia encantado da sua farmácia!

4. Tenha postura

Ser cordial e paciente é diferente de ser muito despojado. Lembre-se de que você está em um ambiente de trabalho que exige um mínimo de formalidade na hora de tratar com outras pessoas.

Ter o conhecimento necessário para fazer um bom atendimento e transmitir confiança e segurança para o cliente é de fundamental importância.

5. Seja um expert

Ter o máximo de conhecimento na área em que você atua é essencial para passar a segurança necessária. Esteja sempre em contato com as novidades do mundo farmacêutico por meio de notícias na internet, cursos de extensão, pós-graduação, entre outros. Conhecimento nunca é demais!

Agora que você já sabe como encantar os clientes, que tal descobrir também como melhorar a sua produtividade do seu trabalho? Nos vemos no próximo post!

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