Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ajuda: Quais medicamentos usar para queimadura na pele?

Hipolabor ajuda: Quais medicamentos usar para queimadura na pele?

A queimadura na pele é uma lesão comum e que atinge muitas pessoas. Causadas pelo excesso de calor ou frio, eletricidade, radiações, fricções e alguns produtos químicos, ela pode atingir somente a camada externa da pele ou chegar até os músculos e ossos.

Para que você possa atender da melhor forma possível ocorrências de queimaduras, selecionamos os principais medicamentos indicados e dicas gerais para o tratamento.

Veja só!

Quais os principais medicamentos para queimadura na pele?

Dexpantenol

Tem como principal composto o Dexpantenol, que protege e nutre a pele, contribuindo para sua regeneração e agilizando a cicatrização. A pomada pode ser aplicada apenas em queimaduras leves de 1º grau, de 1 a 3 vezes por dia.

Colzen

Além de acelerar o processo de cicatrização, a pomada também age como antimicrobiana, prevenindo infecções. Composta por Colágeno, Alginato de Cálcio e Nitrato de Cério, deve ser sempre indicada por um profissional de saúde.

Sulfadiazina de Prata

Pomada antimicrobiana composta por Sulfadiazina de Prata que auxilia na cicatrização e evita o surgimento de infecções causada por bactérias. Deve ser usada 1 a 2 vezes por dia, somente em queimaduras leves sem bolhas ou desprendimento de pele.

Desoximetasona

Pomada que age como antibiótico e anti-inflamatório, pois contém Desoximetasona e Sulfato de Neomicina em sua fórmula. Previne infecções e acelera a cicatrização da lesão se usada de 1 a 2 vezes por dia em queimaduras de 1º grau.

Sulfato de Neomicina + Bacitracina

Indicada para casos em que a queimadura apresenta inchaço excessivo e pus, a pomada é composta por dois antibióticos, Bacitracina e Sulfato de Neomicina. Sua ação previne infecções bacterianas e auxilia na regeneração da epiderme. Deve ser aplicada de 2 a 5 vezes por dia com a ajuda de um gaze.

Quais devem ser os procedimentos e cuidados com o local?

Queimadura de 1º grau

As queimaduras que atingem somente a primeira camada da epiderme devem ser lavadas abundantemente com água corrente; depois, deve-se aplicar compressas de água fria na região atingida e, por fim, passar alguma pomada cicatrizante com antibiótico e anti-inflamatório própria para queimaduras.

Queimadura de 2º grau

Em queimaduras mais sérias, as bolhas devem ser drenadas sem ser eliminadas por completo (pois agem como um curativo biológico). Depois que a bolha se romper, é preciso fazer curativos com Nitrato de Cério, Sulfadiazina de Prata e limpar constantemente com água corrente e Clorexidina.

Queimadura de 3º grau

Casos graves de queimaduras que atingem músculos e ossos precisam de internação. Na maioria das vezes, o paciente sofre de manifestações sistêmicas, como desequilíbrio acentuado dos níveis de potássio, sódio e cálcio e desidratação.

Além disso, existe a possibilidade de haver a necessidade de retirar tecidos necrosados, partículas estranhas e até de realizar o procedimento de enxerto.

Outra medida preventiva importante para casos de queimaduras de 2º e 3º grau é aplicar a vacina de tétano, fazer o paciente ingerir muito líquido e manter os membros que sofreram a queimadura elevados para aliviar a dor e o edema!

Agora que você, profissional da saúde, já sabe quais são os principais medicamentos e procedimentos para cuidar de queimadura na pele, siga as dicas para proporcionar um atendimento com excelência, minimizando o sofrimento e agilizando a cicatrização do paciente.

Gostou do conteúdo? Então leia também sobre quais são os efeitos do sol na pele!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.