Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Problemas na tireoide: causas e tratamentos que você precisa conhecer

Problemas na tireoide: causas e tratamentos que você precisa conhecer

A tireoide, ou tiroide, é uma das maiores glândulas do corpo humano. Localizada na base do pescoço, à frente da traqueia e abaixo da região do “pomo de adão”, ela produz os hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), responsáveis pelo metabolismo.

Esses hormônios atuam em todos os sistemas do corpo humano, por isso, disfunções e doenças na tireoide podem trazer muitos problemas de saúde.

Hoje, vamos falar sobre os principais problemas na tireoide, quais são as suas causas e os tratamentos disponíveis. Acompanhe!

A função da tireoide

A tireoide atua ativamente na função de órgãos vitais, como coração, cérebro, rins e fígado.

Também interfere na fertilidade e na regulação dos ciclos menstruais e no controle do peso corporal, além de ser fundamental para o crescimento e o desenvolvimento na infância e na adolescência.

As funções cerebrais de memória, concentração, controle emocional e humor também dependem do equilíbrio no funcionamento da glândula. Os problemas na tireoide atingem homens e mulheres em qualquer idade, do recém-nascido ao idoso. A seguir, confira os mais comuns.

Principais problemas de tireoide e como tratá-los

1. Hipotireoidismo

No hipotireoidismo, há uma produção insuficiente dos hormônios da tireoide, o que faz com que órgãos e sistemas funcionem mais lentamente, devido à falta de energia.

As batidas cardíacas diminuem, aparece a prisão de ventre e um retardo no crescimento.

Pessoas com hipotireoidismo se sentem mais cansadas, têm dificuldades de concentração, sonolência e cansaço excessivo.

Também podem apresentar dores nos músculos e nas articulações, além de ganho de peso e aumento nos níveis de colesterol.

Ressecamento da pele e dos cabelos, alterações no ciclo menstrual e problemas de fertilidade também são sintomas de hipotireoidismo. Em casos mais graves, essa disfunção pode levar à depressão.

Causas do hipotireoidismo

A maior parte dos casos de hipotireoidismo está ligada a uma disfunção autoimune, chamada Tireoidite de Hashimoto.

Nessa condição, o organismo produz anticorpos que provocam uma infecção que ataca a tireoide, comprometendo a sua capacidade de produção hormonal.

Alguns bebês nascem com hipotireoidismo. O diagnóstico é feito através do teste do pezinho, e o tratamento deve ser iniciado imediatamente para evitar complicações diversas, como surdez, retardo mental e problemas de desenvolvimento.

2. Hipertireoidismo

Quando a tireoide produz mais hormônios que o necessário, falamos em hipertireoidismo. Nesse caso, tudo funciona mais rápido.

Os batimentos cardíacos se aceleram e podem aparecer palpitações e aumento da pressão arterial.

O intestino se solta, a pessoa fica mais agitada e se sente com muita energia, apesar de também se apresentar mais cansada, com fraqueza muscular e mãos trêmulas.

Também há perda de peso e alterações no ciclo menstrual e na fertilidade.

Causas do hipertireoidismo

O hipertireoidismo pode ter diferentes causas. Em geral, é provocado por outras disfunções que atacam a tireoide, elevando o seu volume e a sua capacidade de produção hormonal.

Entre as disfunções, podemos citar:

  • Doença de Graves, que é uma condição autoimune;
  • bócio multinodular tóxico;
  • nódulo tóxico;
  • tireoidite subaguda (uma inflamação dolorosa da tireoide);
  • tireoidite pós-parto (que acomete de 5% a 10% das mulheres após o nascimento dos bebês e dura, em média, entre um e dois meses);
  • tireoidite silenciosa;
  • ingestão excessiva de iodo;
  • altas dosagens de hormônio tireoidiano.

3. Nódulos de tireoide

Os nódulos na tireoide são formados por uma massa de tecido ou um cisto com líquidos.

Eles são muito comuns. Estima-se que 60% da população brasileira terá um nódulo na tireoide em algum momento da vida. Quanto mais se envelhece, maiores as chances de eles aparecerem.

A boa notícia é que cerca de 90% dos nódulos de tireoide são benignos, e apenas 8% dos encontrados em homens são cancerosos. Nas mulheres, esse percentual é ainda menor: 4%.

Geralmente, os nódulos na tireoide são assintomáticos, mas, quando grandes, podem causar dor e rouquidão, além de dificuldades para engolir e respirar.

Causas dos nódulos de tireoide

A deficiência de iodo pode causar nódulos na tireoide. Ainda assim, a maioria dos nódulos benignos têm causa desconhecida, embora sejam muito comuns em pessoas da mesma família.

O tratamento para problemas na tireoide

Na maioria dos casos, os problemas de tireoide podem ser tratados com medicamentos para regularizar a produção hormonal. O procedimento cirúrgico é indicado somente quando é necessário remover a tireoide ou os nódulos.

Ainda tem dúvidas sobre problemas na tireoide? Deixe seu comentário aqui no post!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.