Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

5 dicas para melhorar dores musculares

5 dicas para melhorar dores musculares

Ao sentir dores musculares, é comum que muitas pessoas recorram às farmácias buscando por opções de alívio imediato. Por isso, é importante que elas encontrem o que procuram e sejam atendidas por quem entende do assunto.

Se você atua nessa área, confira neste post 5 dicas de como esse tipo de dor pode ser aliviada — de modo a passar informações confiáveis para os seus clientes!

O que causa as dores musculares?

Para começar, é interessante saber a causa de todo o problema. Tratando-se de dores musculares, esta causa normalmente está ligada ao uso excessivo dos músculos após longos períodos sem utilizá-los — causando stress e até lesões.

Quem não é adepto às atividades físicas e decide correr, por exemplo, provavelmente sentirá dores nas pernas, principalmente se não aquecer e alongar.

Mas até uma simples gripe pode deixar alguns músculos doloridos. Nessas horas, é possível recorrer a dicas diversas, que incluem tanto os famosos cuidados caseiros quanto os medicamentos.

E quais são estes cuidados?

1. Compressas quentes

A água quente tem a capacidade de relaxar e confortar e, por isso, é mais que bem vinda na hora de aliviar dores musculares. Este alívio pode ser obtido por meio de uma compressa colocada no local, bolsas térmicas ou mesmo um bom banho.

2. Analgésicos e  anti-inflamatórios

Como o nome sugere, esses medicamentos não visam apenas a interrupção da dor, mas também tratam possíveis inflamações que podem ter sido a causa de tudo em um primeiro momento. Muitos deles são bem conhecidos, e devem ser encontrados facilmente em qualquer farmácia — como a aspirina e a dipirona.

3. Infusões

Seguindo a linha de tratamentos naturais, algumas infusões também possuem propriedades relaxante e auxiliam no combate à dor. A infusão de assa peixe, por exemplo, deve ser aplicada sobre o local, enquanto a de folhas de louro deve ser bebida antes das refeições — preste atenção na particularidade de aplicação de cada uma.

4. Relaxantes musculares

Outra categoria de medicamentos muito indicada para esse tipo de dor são os relaxantes musculares, que possuem ação local. O metocarbamol e a fenilbutasonaque são dois dos principais do mercado.

Eles podem ser encontrados em diversos formatos, desde os tradicionais comprimidos até sprays e pomadas — que devem ser aplicadas com leves massagens.

5. Exercícios físicos

Por incrível que pareça, a prática de exercícios físicos pode ajudar — e muito — quem está com algum músculo dolorido, desde que seja feita de forma a trabalhar a área afetada.

Quem está com fortes dores nas pernas por causa de uma corrida, por exemplo, pode encontrar alívio em uma caminhada, em alongamentos ou, até mesmo, em posições de ioga.

Alguns sucos e terapias alternativas — como a acupuntura — também podem gerar bons resultados. Mas uma das melhores dicas que você pode dar para os seus clientes é a de sempre praticar exercícios físicos respeitando os momentos de aquecimento.

Mas não se esqueça: se a dor for causada por outros motivos e persistir, oriente-os a procurar um médico para obter um diagnóstico mais certeiro e embasado

E você, conhece alguma outra dica para aliviar as dores musculares? Conte para a gente nos comentários!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.