Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor mostra: 3 doenças femininas mais comuns para ficar alerta

Hipolabor mostra: 3 doenças femininas mais comuns para ficar alerta

Chama-se de “doenças femininas” aquelas enfermidades que ocorrem com maior frequência entre as mulheres, ou são exclusivas desse gênero. Suas causas podem ser diversas, mas a anatomia do aparelho reprodutor feminino, os hormônios sexuais e o estilo de vida das pacientes podem possibilitar seu aparecimento.

Entre essas doenças, algumas têm grande probabilidade de cura e outras são de mais difícil controle. Elas também necessitam do diagnóstico correto para que seja instituída a terapia medicamentosa ou alternativa mais recomendada.

Assim, é importante que as mulheres conheçam os sintomas das doenças femininas, procurem atendimento médico o mais rápido possível e sigam o tratamento adequadamente.

Quer saber um pouco mais sobre as doenças femininas? Então confira nosso post de hoje!

As três doenças femininas mais frequentes

Câncer de mama

Considerada a mais temida das doenças femininas, o câncer de mama, quando descoberto tardiamente, pode ser de difícil tratamento. Os hormônios femininos podem funcionar como aceleradores quando a doença acomete mulheres que não estão na menopausa.

Trata-se de uma doença genética em que ocorre a proliferação de células mutantes de maneira descontrolada, e pode atingir os linfonodos axilares e se expandir para todo o corpo.

A mulher pode não apresentar nenhuma sintoma ou sentir dores nos seios e dificuldade ao levantar os braços. Todavia, somente  um exame completo poderá diferenciar um tumor de uma formação sólida benigna.

Os principais exames recomendados são o ultrassom e a mamografia, que, em conjunto, podem detectar um tumor em estágio inicial. O exame de toque das mamas não é mais aconselhado, pois se for realizado incorretamente poderá não detectar anormalidades.

Infecção urinária

Infelizmente a anatomia da mulher predispõe o aparecimento de doenças no trato urinário com maior frequência se comparado ao do homem.

A genitália interna tende a ficar mais úmida, e como é fechada, facilita a proliferação de fungos e bactérias. Além disso, a proximidade entre a uretra e o ânus pode gerar a contaminação da primeira em casos de uma higienização incorreta.

Normalmente existem micro-organismos comuns à região da genitália e da uretra, porém, em situações de estresse ou baixa imunidade, a infecção endógena é facilitada. A quantidade de micro-organismos aumenta, tornando necessário o uso de antibióticos de forma local ou sistêmica.

As principais causas de infecção urinária podem ser origem fúngica (candidíase vaginal) ou bacteriana (vaginose bacteriana), e os medicamentos possuem mecanismo de ação distintos para cada um deles.

Para se proteger desses problemas é recomendável utilizar calcinhas de algodão, usar sabonetes apropriados e dormir sem roupa íntima para facilitar a ventilação. Além disso, a higienização correta do local após urinar é essencial.

Osteoporose

A osteoporose é a fraqueza evidenciada pela porosidade dos ossos das pernas e braços. Essa situação propicia maior frequência de fraturas e imobilizações permanentes.

As mulheres na menopausa são as que mais sofrem com o problema, pois o estrógeno que é perdido nessa fase é importantíssimo para a deposição do cálcio na estrutura óssea, garantindo a sustentabilidade dos membros.

Mulheres na menopausa necessitam de avaliação médica quanto à suplementação de hormônios, vitamina D e cálcio, que podem melhorar ou amenizar o problema.

Também são indicados exercícios físicos anaeróbicos, tais como pilates e musculação, para possibilitar a melhoria na qualidade de vida da pacientes.

As doenças femininas preocupam as mulheres de todas as idades. Para que seja feita a abordagem mais adequada e se instituam as estratégias terapêuticas apropriadas, deve-se sempre procurar ajuda médica quando houver a suspeita de que algo está errado.

E você, já sofreu com algumas dessas doenças apresentadas? Quer ter mais informações sobre saúde e qualidade de vida? Assine gratuitamente a nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos como esse!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.