Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor alerta: o que causa infecção urinária?

Hipolabor alerta: o que causa infecção urinária?

A infecção do trato urinário está entre aquelas que mais acometem as mulheres. Essa incidência tem sua razão na anatomia e na fisiologia do corpo feminino, que facilitam a instalação das bactérias responsáveis pelo problema.

Por outro lado, alguns hábitos pessoais também podem atuar facilitando o aparecimento da infecção.

Acompanhe este post, conheça os principais sintomas e saiba o que causa infecção urinária.

Quais os tipos de infecção urinária?

As infecções do trato urinário podem ser provocadas por vírus, fungos ou bactérias. A maior parte dos casos, no entanto, é causada pela bactéria Escherichia coli, um dos micro-organismos que naturalmente colonizam o intestino humano. A forma mais comum de contaminação é a migração destas bactérias para a região vaginal.

A partir da penetração pela uretra (canal por onde sai a urina vinda da bexiga), as bactérias podem alcançar os rins. Em função do local que colonizam, originam vários processos infecciosos:

  • uretrite: infecção da uretra;
  • cistite: infecção da bexiga (a mais comum);
  • pielonefrite: infecção dos rins (a de maior risco);
  • infecção nos ureteres: localizada nos tubos que conduzem a urina dos rins à bexiga.

Quais são os sintomas mais comuns?

Entre os homens, a infecção do trato urinário é mais frequente a partir dos 50 anos de idade. Nestes casos, os sintomas mais comuns são os dois primeiros da relação adiante.

De qualquer forma, a infecção urinária pode provocar os seguintes sintomas, tanto em homens como em mulheres:

  • urgência para urinar;
  • ardência ao urinar;
  • urina turva;
  • urina com sangue;
  • urina com forte odor;
  • dor no baixo ventre;
  • forte desejo de urinar, mas pouco volume;
  • cansaço;
  • febre.

Mas afinal, o que causa infecção urinária?

As principais causas da incidência de infecção urinária residem em hábitos e práticas pessoais referentes à higiene íntima, às relações sexuais e outros. Acompanhe:

Retenção da urina por muito tempo

O hábito de reter a urina ao invés de esvaziar a bexiga logo deve ser evitado. A urina parada na bexiga propicia ambiente ideal para a rápida multiplicação de bactérias, enquanto o ato de urinar expulsa a maioria dos microrganismos.

Higiene íntima inadequada

Na higiene íntima feminina, alguns cuidados devem ser observados. Essas observações devem fazer parte do processo de educação das adolescentes junto aos cuidados que devem ser dedicados ao seu corpo e à sua saúde:

  • manter as partes íntimas sempre limpas e secas;
  • fazer uso de sabonetes íntimos apenas nas áreas externas e sem exageros;
  • ao utilizar o papel higiênico, fazê-lo da frente para trás;
  • fazer uso de roupas folgadas que permitam a aeração das áreas íntimas;
  • evitar o uso de roupas sintéticas;
  • evitar a depilação intensa.

Preservativos com espermicida

Muitos preservativos possuem, além da lubrificação, a aplicação de substâncias espermicidas (para matar os espermatozoides) com o objetivo de aumentar a segurança. No entanto, enquanto o lubrificante é interessante, pois diminui a irritação local, os espermicidas podem apresentar o efeito contrário e irritar a mucosa vaginal.

Quando isso ocorre, a flora vaginal pode ser modificada e bactérias infectantes podem encontrar condições favoráveis à sua proliferação.

Uso de absorvente durante muitas horas

Os absorventes íntimos devem ser trocados a intervalos de 4 horas, no máximo, ou antes, quando necessário. Manter o mesmo absorvente por muito tempo cria um ambiente favorável ao desenvolvimento de micro-organismos que podem invadir a vagina e migrar para o sistema urinário.

Obesidade

A obesidade facilita o surgimento de infecções urinárias pela maior dificuldade que impõe à higiene íntima da mulher. Algumas regiões, sobretudo aquelas onde há dobras da pele, tornam-se menos acessíveis para uma boa higienização.

Diabetes e outras doenças crônicas

A existência de doenças crônicas como o diabetes reduz a capacidade de resistência do sistema imunológico do organismo (as defesas contra doenças). Nessa condição de baixa imunidade, o desenvolvimento dos micro-organismos causadores da infecção urinária fica facilitado.

Com essas dicas, fica mais fácil se cuidar e evitar o que causa infecção urinária, certo? Então, se você gostou deste post, assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre saúde!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.