Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ensina: 6 formas de combater a ansiedade

Hipolabor ensina: 6 formas de combater a ansiedade

As pessoas ansiosas têm sido um dos grupos que mais cresce nos últimos tempos. Por isso, combater a ansiedade é um desafio importante para não deixar que esse mal se torne um problema mais sério e comprometa a saúde da população.

As causas da ansiedade normalmente estão associadas à junção de problemas emocionais, ao estresse acumulado do dia a dia, às dificuldades financeiras, etc. Ou seja, todo tipo de situação que possa trazer uma combinação de sensações como angústia, desconforto, apreensão ou mal-estar.

Quer conhecer algumas maneiras para vencer esse problema? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

1. Permita-se esquecer dos problemas

Não desligar a cabeça das questões e problemas do dia a dia faz com que você fique 100% do tempo preocupado e ansioso com o futuro — e, dificilmente, isso mudará o que está por vir.

Portanto, é fundamental relaxar para conseguir liberar essas tensões e estimular a ação de hormônios responsáveis pelo bem-estar, enquanto os níveis de ansiedade são reduzidos. Entre as técnicas mais utilizadas de relaxamento estão a ioga, a meditação ou simplesmente treinar alguns exercícios de respiração.

2. Controle o pessimismo

Uma das coisas que mais interferem para aumentar a ansiedade é o pessimismo. Algumas pessoas se preocupam com as coisas excessivamente, pois sempre acham que elas tendem a ser piores, e ficam presas nessa expectativa.

Embora o futuro não possa ser previsto e estejamos sempre vulneráveis a alguns riscos, estimular a positividade e a autoconfiança é uma boa maneira de não sofrer tanto com isso. As coisas podem não sair do jeito que você imagina, mas faça o seu melhor e lembre-se que sempre haverá uma saída.

3. Cuide do seu sono

Um dos momentos em que a ansiedade mais aparece é quando nos deitamos para dormir. Todas os pensamentos e inquietações parecem rondar a nossa cabeça, nos deixando agitados e impedindo que tenhamos uma boa noite de sono.

Quando isso se torna um ciclo vicioso, não conseguimos o descanso necessário para cumprir com as atividades cotidianas. Sendo assim, devemos ter mais atenção com a hora do sono, procurando afastar qualquer motivo que impeça o descanso. Se for preciso, leia um livro para distrair a cabeça ou anote tudo para deixar as preocupações para o dia seguinte.

4. Mantenha o corpo ativo

Praticar exercício físico é como uma terapia para os ansiosos — além de ajudar a queimar calorias e manter o corpo mais saudável. Essa é a forma mais fácil de ativar a produção de serotonina no organismo, hormônio responsável pela sensação de prazer.

Logo, é essencial que uma pessoa ansiosa encontre um exercício físico que lhe agrade para incluir na rotina. Mas nem pense em sair para caminhar e continuar remoendo os pensamentos negativos — separe um fone, coloque uma boa música e seja feliz!

5. Invista seu tempo em você mesmo

Para combater a ansiedade, não há nada melhor do que dedicar um tempo para cuidar de si mesmo. Por isso, os momentos de lazer e convívio social não podem ser deixados de lado, mesmo com o pouco tempo disponível durante a semana.

Faça do seu bem-estar uma prioridade e procure atividades que sejam prazerosas, que podem ser desde um encontro com os amigos, um jantar com a família ou um curso semanal — o importante é se divertir um pouco!

6. Procure tratamentos alternativos

Se a ansiedade persistir, uma boa opção é procurar tratamentos alternativos para amenizar a situação. Nesse sentido, muitas pessoas buscam métodos como a acupuntura, a homeopatia, o uso de florais e chás, além da ioga e meditação já citados.

Essas são algumas maneiras de tentar equilibrar os pensamentos e as emoções, a fim de reduzir essa sensação constante de angústia. O tratamento terapêutico com um profissional da área da psicologia ou psiquiatria também é uma alternativa interessante, já que eles são os mais indicados para fazer o diagnóstico e acompanhar cada caso.

E você, concorda que essas atitudes podem auxiliar a combater a ansiedade? Já que ela tem atingido cada vez mais pessoas, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e ajudar também os seus amigos? Até a próxima!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.