Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ensina: conheça os sintomas da exaustão e aprenda a combatê-la

Hipolabor ensina: conheça os sintomas da exaustão e aprenda a combatê-la

Quem precisa se dedicar ao trabalho, ao lar, aos estudos e demais compromissos sabe que a rotina pode ser bem desgastante. Embalados pelo ritmo frenético de tantos afazeres, muitas vezes esquecemos que é preciso dedicar um tempo ao descanso e fazer pausa entre uma atividade e outra.

Nesse cansativo contexto, é comum que as pessoas manifestem cada vez mais sintomas da exaustão. Similar ao estresse, a exaustão se diferencia por não manifestar o cansaço de uma atividade em si, mas sim ao conjunto de situações desagradáveis vivenciadas de modo geral.

Acha que pode estar sofrendo com a exaustão? Confira abaixo os principais sintomas do problema e tire suas dúvidas sobre o assunto:

3 sintomas da exaustão que você precisa estar atento

Cansaço extremo e insônia

O cansaço extremo ocorre quando a pessoa não consegue descansar, ou seja, apresenta insônia ou sono breve e agitado. Isso significa que, mesmo dormindo, o indivíduo não consegue descansar e acorda mais exausto do que antes. Outra característica do cansaço extremo é quando a pessoa não tem mais vontade de fazer atividades que antes eram motivo de prazer e satisfação.

Enxaqueca

As fortes dores de cabeça, chamadas de enxaqueca, também são um sinal de que a exaustão pode estar tomando conta de uma pessoa. É muito comum que os exaustos tenham muitas crises de enxaqueca durante o dia, prejudicando principalmente o trabalho e outras atividades que exigem atenção.

Ansiedade

O excesso de ansiedade também é uma característica da exaustão. Isso acontece, por exemplo, quando uma pessoa sofre com antecedência por algo que ainda não aconteceu. Há ainda quem desconte a ansiedade na comida, ingerindo mais alimentos do que o necessário, o que resulta em um ganho significativo de peso.

Apesar de todos esses males, a exaustão pode ser tratada. Veja abaixo alguns bons hábitos que podem combater o problema:

3 hábitos para evitar a exaustão

Relaxe antes de dormir

A hora de dormir deve ser precedida por atividades relaxantes, como a prática de meditação, a leitura de um livro, um banho quente, a ingestão de chás ou medicamentos naturais, entre outras. Assim, o seu corpo se desligará da adrenalina do dia a dia e descansará mais facilmente.

Cuide da sua alimentação

É importante que você tenha uma alimentação balanceada e rica, com todos os nutrientes necessários para o seu corpo. Evite alimentos muito gordurosos e calóricos, substituindo-os por frutas, verduras, produtos integrais e outros alimentos mais saudáveis.

Contrabalance esforços e resultados

O conceito de sucesso e felicidade é muito relativo, e ser bem sucedido para você pode ser diferente para outra pessoa. Portanto, identifique o que é sucesso para você e faça um contrabalanço entre os esforços que você faz para atingir resultados em sua carreira profissional e pessoal. Deixe de lado a opinião dos outros e corra atrás da sua própria felicidade!

Gostou de saber mais sobre os sintomas da exaustão e como combater essa doença? Então assine a nossa newsletter e receba outras atualizações do blog diretamente no seu e-mail!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.