Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Gripe: 3 cuidados diários para prevenir e como tratar

Gripe: 3 cuidados diários para prevenir e como tratar

Febre, dor muscular e na garganta, tosse seca. Estes são alguns sintomas da gripe, uma infecção viral que ataca o nosso sistema imunológico e pode gerar complicações respiratórias graves.

Felizmente, existem maneiras de tratar e, principalmente, evitar a gripe. Quer saber como? Continue a leitura e confira 3 eficientes maneiras para lidar com ela!

Como se pega a gripe?

A gripe é causada pelo vírus influenza, que se transmite de uma pessoa infectada para outra por meio de partículas aéreas. As microgotículas vão para o ar quando o indivíduo infectado espirra, tosse ou durante o aperto de mãos, quando esta estiver com o vírus na superfície.

Sendo assim, a gripe é extremamente contagiosa. É mais comum pegá-la em ambientes com grande aglomeração de pessoas e pouca circulação de ar.

Como a gripe se desenvolve em nosso organismo?

Uma vez entrando em contato com o nosso organismo, o vírus da gripe age de forma repentina. Nos dois primeiros dias de infecção pode surgir febre, vermelhidão nos olhos e no rosto, além de dores no corpo e uma sensação de cansaço.

A partir do terceiro dia de infecção, os sintomas corporais tendem a se amenizar, enquanto o sistema respiratório começa a apresentar sinais mais nítidos de inflamação. É neste momento que surge a tosse seca.

Em alguns pacientes com histórico de doenças mais graves a gripe evolui de maneira mais agressiva. Portadores de diabetes e HIV, por exemplo, tendem a ter quadros clínicos mais graves, caminhando para a pneumonia.

Quais são as formas de prevenção e tratamento da gripe?

Vacine-se

A maneira mais eficaz para se prevenir da gripe é por meio da vacinação. A vacina tem capacidade de proteger de 70% a 90% as pessoas com casos de gripe. Ela pode ser encontrada nos postos de saúde de todo o Brasil.

A vacina começa a fazer efeito somente após duas semanas da sua administração. Por isso, deve-se aplicar o quanto antes. Ela também deve ser aplicada todo ano, pois o vírus evolui periodicamente.

Repouse e beba muita água

Manter-se em atividade durante a gripe pode ser prejudicial para o organismo. Neste sentido, o repouso é necessário por alguns dias. Evite fazer esforço físico e mantenha-se deitado.

Também é essencial manter o corpo bastante hidratado. Isso porque com a ingestão de líquidos o muco é eliminado mais facilmente pelas vias respiratórias. Sendo assim, beba pelo menos 2 litros de água por dia. Se quiser, pode também fazer um chá.

Medique-se

Atualmente, ainda não se tem medicamentos capazes de tratar a gripe imediatamente. O que se pode encontrar no mercado são remédios que aliviam os sintomas. Dentre eles, estão os analgésicos e antitérmicos, responsáveis por abrandar a dor no corpo e a febre, respectivamente.

Embora esses medicamentos possam ser adquiridos nas farmácias e drogarias sem receita médica, é altamente recomendável consultar um médico, já que a gripe pode ser confundida com outras doenças e a automedicação não colabora para o tratamento correto.

Outra forma de aumentar a imunidade e se defender contra a gripe é por meio de remédios naturais como suco de laranja, limão e mel, que são muito indicados para esse caso.

Muitas vezes, a gripe é confundida com outros sinais de inflamação do organismo. Aliás, você sabia que gripe e resfriado não são a mesma coisa? Conheça aqui as principais características que os diferenciam!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.