Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

5 dicas para cuidar da saúde em dias secos

5 dicas para cuidar da saúde em dias secos

É natural que cada clima traga algumas consequências para o corpo humano. Por isso, vale prestar mais atenção nos nossos hábitos para cuidar da saúde em cada estação, evitando complicações indesejáveis.

A baixa umidade do ar, por exemplo, costuma causar desconfortos e aumentar a propensão de problemas respiratórios, como bronquite, asma, rinite, alergias, entre outros.

Pensando nisso, trouxemos 5 dicas para você colocar em prática nos dias secos. Confira alguma delas a seguir!

1. Aumentar o consumo de água

Beber bastante água ao longo do dia é importante em qualquer época do ano. Se o tempo estiver mais seco, essa necessidade torna-se ainda maior para manter o organismo devidamente hidratado.

Quando isso não acontece, as reações começam a aparecer — pele mais seca e irritações na garganta, por exemplo. Portanto, mesmo que você não sinta muita sede, não se esqueça de beber água — no mínimo, cerca de dois a três litros por dia.

Vale colocar lembrete no celular, carregar garrafinhas para cima e para baixo ou qualquer outro método que ajude nessa tarefa.

2. Carregar um hidratante

A pele também costuma ser afetada com a baixa umidade, principalmente no inverno, quando tomamos banhos quentes (o que deve ser evitado em excesso).

Mas além da ingestão de água, que ajuda na hidratação de dentro para fora, você deve recorrer aos cremes hidratantes.

Áreas naturalmente mais secas — cotovelos e joelhos, por exemplo — requerem maior atenção, sobretudo depois do banho. Carregar um hidratante para as mãos também é uma boa ideia, evitando que elas fiquem ásperas durante o dia.

Quem usa a desculpa de que não gosta do corpo todo “pegajoso” não precisa mais se preocupar. Atualmente, existem inúmeras fórmulas feitas para diferentes tipos de peles e gostos.

3. Evitar a exposição ao sol forte

Os horários de maior incidência dos raios solares — das 10h às 16h — tendem a acentuar a ocorrência de mal-estar devido ao ar seco. Logo, não é aconselhável fazer atividades físicas nesse período, nem mesmo ficar muito exposto.

Duas boas dicas: use roupas mais leves e soltas (elas favorecem a circulação de ar no corpo) e priorize sempre a proteção da pele, seja com o uso diário de protetor solar ou roupas e acessórios com fator de proteção.

4. Ficar atento ao acúmulo de poeira

É normal chegar em casa após um dia seco e perceber o acúmulo de poeira no chão, nos móveis e em todo lugar. Principalmente para quem é alérgico, isso acaba se tornando um veneno para a saúde, inclusive com a ação dos ácaros.

Os olhos, que também sofrem com essa situação e ficam irritados, merecem o uso de um colírio lubrificante (do tipo lágrima artificial) e o cuidado de limpar a casa sem levantar o pó acumulado. O ideal é passar panos úmidos para manter os ambientes sempre limpos.

5. Umedecer o ambiente

Especialmente durante a noite, é comum que o nosso corpo sofra mais com a baixa umidade. A garganta e o nariz são os primeiros a indicar o incômodo, dando até a impressão que ficamos sem respirar direito.

Por isso, investir em um umidificador de ambientes pode ser uma boa solução para deixar o cômodo mais agradável para a sua noite de sono. É claro que, durante o dia, ele também pode ser utilizado, ainda mais se você trabalha em um ambiente fechado ou com o ar-condicionado ligado.

Esses aparelhos permitem regular a umidade do ambiente (que deve ficar entre 55% e 60%), de forma que a sua saúde seja preservada. No entanto, quem não tiver um equipamento como esse pode adotar os métodos tradicionais de colocar bacias com água ou toalhas molhadas no local.

E aí, gostou das nossas dicas para cuidar da saúde em dias secos? Para continuar acompanhando outros conteúdos como esse, assine a nossa newsletter e fique de olho nas novidades do blog!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.