Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Qualidade de vida: 4 dicas para conciliar trabalho e família

Qualidade de vida: 4 dicas para conciliar trabalho e família

A rotina corrida tão comum das cidades grandes vem cobrando o seu preço das pessoas, que estão encontrando cada vez mais dificuldades para conciliar trabalho e família. Dentro desse contexto, adotar algumas medidas para garantir um pouco mais de qualidade de vida se tornou completamente imprescindível.

O lado bom dessa história é que, mesmo com pequenas ações, é possível reverter esse quadro e conseguir espaço na agenda para ser um profissional de sucesso e também uma pessoa mais presente em casa. Quer descobrir como fazer isso? Então confira o conteúdo que preparamos a seguir!

1. Aposte nos aplicativos

A tecnologia pode ser uma grande aliada para quem quer ter mais qualidade de vida, pois temos, atualmente, uma série de opções para quem precisa organizar melhor a sua rotina e minimizar a perda de tempo. O melhor disso tudo é que muitos desses programas são gratuitos e cabem na palma da mão, no seu smartphone.

A agenda de papel é coisa do passado e os aplicativos estão cada vez mais dinâmicos, eficientes e fáceis de usar. Eles enviam alertas, relembram os compromissos e organizam os horários, com atualizações e lembretes em tempo real. As interfaces são bem simples e você aprende as funcionalidades rapidamente!

2. Aprenda a delegar

Outro dos primeiros passos para ter mais qualidade de vida é saber delegar. Isso pode ser um tremendo desafio para pessoas muito centralizadoras ou até mesmo profissionalmente autoritárias, mas é fundamental mudar um pouco esses paradigmas e começar a confiar na sua equipe e nos demais colaboradores.

Em casa isso também funciona e gera excelentes resultados. Além de dividir as tarefas com seu cônjuge, você pode apostar nos seus filhos e contar com a ajuda deles para pequenas tarefas, como a limpeza dos quartos ou alguns serviços da domésticos como lavar pratos ou arrumar a sala.

3. Tente estar mais presente

Pequenas mudanças podem gerar excelentes resultados para uma qualidade de vida melhor, e uma das que você pode fazer com mais facilidade é simplesmente tentar estar mais presente na vida do seu cônjuge e dos seus filhos. Conciliar a área pessoal e a profissional é um desafio, mas você pode conseguir.

Faça isso basicamente de duas maneiras: demonstre interesse na sua família e insira essas pessoas no seu trabalho. Levá-las um dia até a sua empresa, por exemplo, pode ser bastante divertido e criar memórias inesquecíveis. Procure fazer refeições conjuntas, sobretudo nos finais de semana e feriados.

4. Não tenha medo de tirar férias

Muitos profissionais aficionados por trabalho não tiram as férias que poderiam e acabam vendendo alguns dias de descanso para a empresa. Por mais que isso garanta um dinheiro extra no final do mesmo, o impacto negativo na qualidade de vida pode ser enorme. Perca o medo e se dê esse descanso!

Você poderá curtir bons momentos com a sua família, conhecer aquele destino que você queria e ainda vai recarregar as energias para trabalhar melhor nos próximos meses! Aproveite para estar com o seu cônjuge, para curtir um pouco os filhos e visitar as demais pessoas importantes para você.

E agora, pronto para ter mais qualidade de vida e conciliar trabalho e família? Então assine nossa newsletter e confira outros artigos como este!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.