Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Como aliviar a dor no ombro e no pescoço?

Como aliviar a dor no ombro e no pescoço?

Quem nunca ficou com a musculatura dolorida após um longo dia de trabalho? Ou, então, dormiu de mau jeito e acordou todo dolorido no dia seguinte? A dor no ombro e pescoço é uma queixa muito comum em consultórios médicos e clínicas de fisioterapia.

De fato, essa condição física causa estresse, traz muita dor e limita os movimentos. O problema tem inúmeras causas — um esforço ou tensão muscular, desgaste físico e mental, prolongado tempo na frente do monitor do computador, má postura ao sentar, ao dirigir e dormir, entre outros fatores. No entanto, o surgimento desse sintoma pode estar ligado a quadros clínicos mais graves.

Para ajudar você a se livrar desse mal, apresentamos aqui algumas dicas de como aliviar a dor no ombro e pescoço. Acompanhe!

O que é a dor no ombro e pescoço?

O que é a dor no ombro e pescoço?

 

A dor nessas partes do corpo é um problema bastante comum. A rotina estressante e agitada que a maioria das pessoas leva pode formar pontos de tensão acumulada na região do ombro e do pescoço, trazendo desconfortos.

Na verdade, essa área do corpo é formada por uma musculatura essencial para o movimento dos membros superiores e da cabeça. Ao longo do dia, os tecidos musculares se contraem de forma exaustiva. Essa condição se agrava quando ficamos parados e mantemos uma posição por horas seguidas, sem descanso ou relaxamento.

Esse problema tem diversas causas. Geralmente, ele acontece em decorrência de postura inadequada — quando ficamos sentados curvados por muito tempo, e a coluna fica torta. No entanto, essa dor também pode ser originada por outros problemas, como estresse, irritação, artrite e outros tipos de doenças reumáticas entre outras causas.

O fato é que a dor no ombro e pescoço pode ser um indício de uma condição de saúde mais grave — principalmente se for acompanhada de outros sintomas, como dormência, formigamento e falta de ar. Portanto, se o incômodo persistir, o ideal é buscar ajuda médica o mais rápido possível.

O corpo humano é uma máquina que está condicionada a reagir diante de potenciais ameaças. Assim, o cérebro acaba emitindo sinais de alerta que têm o poder de pressionar toda a musculatura. Essa região superior costuma ser a mais afetada, pois a principal função desses músculos é sustentar o corpo e mantê-lo na posição vertical.

Qual é a importância de tratar as dores no pescoço e no ombro?

Qual é a importância de tratar as dores no pescoço e no ombro?

 

O tratamento desse tipo de dor costuma ser eficaz e desaparecer após alguns dias. De fato, dar a devida atenção para esse incômodo é importante por diversos motivos. Confira.

Prevenir complicações

Quanto antes o paciente tratar a dor, menores são as chances de esse quadro clínico evoluir para complicações mais graves, como artrite reumatoide e enrijecimento da musculatura.

Diagnosticar a origem

O tratamento serve para diagnosticar a origem da dor. Portanto, ninguém melhor do que um médico para indicar os exames necessários a serem realizados e identificar a fonte do problema. Assim, o profissional pode prescrever os remédios mais adequados que vão tratar diretamente a causa da dor.

Evitar que o problema se repita

O tratamento apropriado também pode acabar de vez com a dor no ombro e pescoço. A maioria dos pacientes recebe a recomendação de fazer sessões de fisioterapia e outros tipos de exercícios de estabelecimento e firmação da postura. Além disso, eles vão sendo reeducados a adotar hábitos de vida mais saudáveis e que causam menos estresse. Com isso, as chances de o problema aparecer novamente são bem pequenas.

Identificar doenças mais graves

Tratar a dor também é uma forma de identificar a existência de problemas mais graves. Portanto, ao primeiro sinal de dor, ligue o alerta e procure um médico, caso ela não desaparecer em alguns dias. Esse cuidado evita o desenvolvimento de doenças mais sérias. Pode ser uma simples tensão muscular causada pela má postura, mas também pode haver um quadro de artrite reumatoide ou até mesmo um tumor.

Quais são as principais causas das dores no pescoço e no ombro?

Quais são as principais causas das dores no pescoço e no ombro?

 

Identificar a causa do problema é a melhor maneira de combatê-la e evitar que apareçam novamente. Confira, a seguir, as condições que são responsáveis pelo surgimento de dores na região dos ombros e pescoço.

Postura incorreta

Será que você está com a postura ereta nesse exato momento? É muito comum que, no decorrer do dia, as pessoas se descuidem um pouco, sentam-se tortas e de maneira curvada. Muitas delas têm o péssimo hábito de inclinar a cabeça para baixo ao digitar no computador, ou então se curvam ao mexer no celular, ganhando o aspecto de corcunda.

Esse é um costume nada recomendado pelos médicos e que vai minando a saúde da sua musculatura do pescoço e ombros ao longo do tempo. A maioria das pessoas só vai começar a sentir dores quando o problema já se agravou, de fato. Por isso, tente se policiar durante o dia e também evite ficar na mesma posição por muito tempo.

Má posição ao dormir

Quem nunca dormiu de mau jeito e acordou com dores no dia seguinte? O pior é que fazemos isso inconscientemente e só percebemos o problema depois que já estamos despertos. Saiba que também é possível evitar esse tipo de situação. Uma boa ideia é comprar um travesseiro extra e colocar ele entre as pernas de forma a apoiar a coluna e evitar que ela fique sobrecarregada com o peso do corpo no decorrer de toda a noite.

Caso o incômodo não desaparece e continuar se repetindo com regularidade, o recomendado é analisar a qualidade do seu colchão e travesseiro. Pode ser que eles estejam duros ou moles demais — e isso acaba prejudicando a postura e trazendo problemas para a sua coluna!

Tensão muscular

A tensão muscular consiste em uma fadiga extrema dos músculos que ocasionam enrijecimento e espasmos frequentes. Essa condição pode estar interligada a diversos fatores, como estresse, preocupações, postura incorreta, ficar na mesma posição durante muito tempo, excesso de treinos, entre outros aspectos. O fato é que a tensão acaba promovendo uma sensação muito grande de peso na região, principalmente do pescoço, ombros e costas.

Esse sintoma pode ser aliviado por meio do uso de compressas quentes de água sobre a região afetada. Além disso, medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios também costumam amenizar o incômodo e as dores. Uma boa ideia é praticar exercícios leves para fortalecer os tecidos dessa região do corpo.

Bruxismo

O bruxismo é uma doença que ocasiona o ranger involuntário dos dentes durante o período de sono. Essa contração da mandíbula exerce uma pressão extra muito forte sobre a musculatura do pescoço, que fica sobrecarregada. Assim, o indivíduo poderá sentir dores ao amanhecer.

Essa condição pode ser hereditária, mas também costuma aparecer com mais frequência em indivíduos que estão passando por momentos de estresse, irritação e ansiedade. Portanto, o ideal é cuidar da mente e procurar o médico para avaliar a situação.

Torcicolo 

O torcicolo consiste em uma dor aguda que impede a movimentação do pescoço de maneira ampla. A pessoa fica sem conseguir mexer a musculatura e não consegue efetuar movimentos para os lados nem para cima e para baixo.

Esse quadro clínico é resultado de espasmos e contraturas musculares, geralmente durante o sono. Contudo, ele também pode ser causado por levantamento de peso excessivo e atividades físicas exageradas. O torcicolo é facilmente identificado, pois, somente um lado do pescoço costuma ser afetado.

Nesse caso, o ideal é procurar um médico o quanto antes e seguir à risca a medicação indicada. Você também pode usar uma medida paliativa, que consiste em colocar uma compressa contendo água quente sobre a região do pescoço para aliviar a dor.

Artrose

 

Artrose

A artrose é uma doença que provoca o desgaste dos discos localizados entre as vértebras. Ela afeta principalmente a coluna e o pescoço. Esse problema pode decorrer do envelhecimento natural ou ser potencializado por fatores externos — traumas, atividades físicas em excesso, obesidade etc.

A artrose ainda não tem cura conhecida, mas ela pode ser controlada e tratada mediante o uso de analgésicos, opióides e anti-inflamatórios.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune que promove fortes dores nas articulações de todo o corpo. Existem fatores de risco que potencializam o surgimento dessa condição, como predisposição genética, obesidade, tabagismo, infecções, instabilidade hormonal entre outros elementos.

Não há cura para a artrite reumatoide. Porém, o tratamento com remédios e sessões de fisioterapia regular costumam aliviar bastante os sintomas e é capaz de restabelecer a qualidade de vida para os pacientes.

Hérnia de disco cervical

A hérnia de disco cervical é uma doença que provoca o deslocamento do disco intervertebral, ou seja, a região entre as duas vértebras. Essa patologia pode ser causada pelo desgaste da coluna e também pela má postura. O fato é que ela promove dores no pescoço que também podem se irradiar rapidamente para outras partes do corpo, como ombros, braços e mãos. Em estágios mais avançados, o paciente sofre com dormência dos músculos e dificuldades para mexer o pescoço.

Meningite

A meningite é uma doença séria que se manifesta por meio da inflamação das meninges — pequenas membranas que têm a função de revestir e proteger o cérebro e a medula espinhal. A enfermidade é ocasionada pela invasão de vírus ou bactérias, geralmente após uma gripe ou resfriado mal curado, ou então em decorrência do enfraquecimento do sistema imunológico.

Essa patologia provoca uma forte rigidez do pescoço acompanhada de fortes dores. Uma das principais características da meningite é a dificuldade de encostar o queixo no peito.

Tumores

O aparecimento de tumores, benignos ou malignos, na coluna e pescoço também pode ser a causa de dores pela região e outros sintomas, como caroços e enrijecimento dos músculos, impedindo a movimentação adequada da área.

Obstrução das artérias

O entupimento de vasos sanguíneos no pescoço, como a artéria carótida, pode se manifestar por meio de intensas dores na cabeça e que podem se irradiar pelo pescoço. Essa condição é caracterizada pela obstrução da artéria causada por placas de gordura e coágulos. O diagnóstico deve feito o mais rápido possível para impedir sequelas e evitar a evolução para um AVC — Acidente Vascular Cerebral.

Como aliviar a dor no ombro e pescoço?

Como aliviar a dor no ombro e pescoço?

 

Existem algumas maneiras para aliviar a dor nessa região. Esses métodos costumam ser realmente eficazes. Confira alguns exemplos, a seguir:

Faça massagens na região

A massagem com movimentos leves, suaves e contínuos é uma boa maneira de aliviar as dores. Primeiramente, você precisa aquecer o local dolorido: uma bolsa de água quente é uma boa opção. Pegue um pouco de pomada anti-inflamatória e, com as pontas dos dedos, faça movimentos circulatórios até absorver bem a pomada, por mais ou menos cinco minutos.

Utilize compressas de água morna na área afetada

As compressas de água morna são uma grande aliada para aliviar a dor, pois aumentam a circulação sanguínea e assim, facilitam o transporte de nutrientes importantes para manter o corpo em pleno funcionamento. Além disso, elas relaxam os ombros e o pescoço. Além da bolsa de água, você pode optar em fazer a compressa colocando um pano molhado com água quente dentro de um saco plástico e aplicar no local durante uns 30 minutos.

Pratique exercícios físicos com regularidade

Lembre-se de que a atividade física sempre é muito importante para todas as idades, e podem prevenir o aparecimento de muitas dores por má posição. De fato, a prática de esportes auxilia a fortalecer os músculos, tendões e ossos do corpo. Além disso, é uma ótima maneira para relaxar a mente e liberar a endorfina — hormônio que reduz a dor e causa uma sensação de alívio e prazer.

Contudo, tenha cuidado para não exagerar no exercício e sobrecarregar a região afetada. O ideal é contar com o apoio de um profissional especializado em Educação Física para auxiliar a execução dos seus movimentos.

Faça alongamentos

Os exercícios de alongamento muscular para os ombros e pescoço são fáceis de fazer e trazem bons resultados, dando mais flexibilidade para a região. Essa prática tem o poder de relaxar os músculos, amenizar as dores e aliviar a tensão acumulada.

Faça movimentos circulatórios com os ombros várias vezes. Depois, eleve os ombros até a altura das orelhas e relaxe. Pratique essa série constantemente e de forma alternada.

Para o pescoço, incline-o de um lado para o outro, ou seja, para o lado direito e esquerdo, mantendo nessa posição por um minuto de cada lado. Faça o mesmo movimento, dessa vez para frente e para trás, pelo mesmo tempo. Mesmo que você sinta os músculos repuxando, esse exercício pode aliviar a dor.

Use os medicamentos que foram receitados pelo médico

 

Use os medicamentos que foram receitados pelo médico

O uso dos medicamentos adequados ajuda a aliviar a dor dos ombros e pescoço — anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares. Contudo, é preciso ter cautela! Esses remédios devem ser administrados sempre com a orientação médica.

Use o travesseiro adequado na hora de dormir

Muitas pessoas pensam que o travesseiro é somente um item para apoiar a cabeça durante a noite. É aí que elas se enganam! Esse acessório tem a função de sustentar a cabeça e manter a coluna reta durante o sono. Portanto, analise o seu modelo de travesseiro. Ele deve ficar na altura dos seus ombros e ser firme e baixo, de forma a não fazer pressão no pescoço.

Mantenha uma postura correta

Não fique sentado muito tempo de frente ao computador ou no seu trabalho. Procure se levantar, andar um pouco e se movimentar. Ao se sentar, verifique se está na posição correta, sempre com as costas eretas. Posicione a cabeça de maneira que você fique olhando para o centro da tela do computador, evitando ao máximo abaixá-la para ler ou escrever.

Adeque o ambiente de trabalho

Muitas pessoas trabalham sentadas diante de computadores e com a postura errada. Nesse sentido, é essencial ter conforto no ambiente de trabalho para conseguir desempenhar as funções com qualidade e produtividade. Afinal, passamos boa parte do dia nesse recinto!

Diante desse cenário, é comum o surgimento de muitas dores de pescoço e nos ombros ocorre em decorrência de LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e por um local de trabalho inadequado.

Para evitar essa situação, opte por cadeiras e mesas ergonômicas, que sejam apropriadas para o formato do seu corpo. Além disso, invista em apoio para os pés, redução do ritmo de trabalho excesso, estipulação de intervalos para alongamentos do corpo etc.

Como acontece o diagnóstico?

Como acontece o diagnóstico?

 

Como você já percebeu, a dor no ombro e pescoço pode ter diversas causas. Nesse sentido, o tratamento vai depender conforme o diagnóstico fornecido pelo médico. O recomendado é procurar um clínico geral que vai encaminhá-lo para outra especialidade — geralmente um ortopedista ou neurologista.

A avaliação considera alguns fatores, como os sintomas do paciente, predisposição genética, sedentarismo, hábitos e histórico familiar. Além disso, o médico pode solicitar exames, como:

  • exame se sangue;
  • raios-x;
  • tomografia computadorizada;
  • mielografia;
  • eletromiografia.

Quais são os medicamentos indicados para aliviar essas dores?

Quais são os medicamentos indicados para aliviar essas dores?

 

Somente o médico especialista é capaz de prescrever a medicação adequada para cada paciente, além de instruir sobre a dosagem e a duração do tratamento. Em regra, os remédios mais comuns para amenizar e tratar as dores no ombro e pescoço são:

  • Dipirona;
  • Novalgina;
  • Tramal;
  • Tylenol;
  • paracetamol:
  • injeção com corticosteróides.

A dor no ombro e pescoço pode ser uma condição temporária e pontual. Contudo, caso o incômodo demore muito tempo para passar, procure um médico. Esse profissional vai analisar o caso, solicitar exames e vai ter condições de fornecer um diagnóstico mais preciso. A partir daí, você poderá iniciar o tratamento com os medicamentos mais adequados. Logo você vai notar uma melhora!

A prevenção é a melhor maneira de evitar o surgimento de doenças. Quer saber mais sobre doenças que afetam músculos e tendões? Conheça melhor as causas e sintomas da tendinite!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.