Conheça 4 benefícios da caminhada para a sua saúde

Conheça 4 benefícios da caminhada para a sua saúde

A preocupação com a saúde e o bem-estar é um assunto que está cada vez mais em pauta. A rotina corrida, o sedentarismo e a má-alimentação se tornaram comuns do dia a dia moderno, mas esses maus hábitos cobrarão o preço no futuro. Por isso, conhecer os benefícios da caminhada para a sua saúde é fundamental.

Muito vantajosa por diversos motivos, essa atividade física pode ser praticada por pessoas de todas as idades, em qualquer lugar. Ficou interessado em saber mais sobre os benefícios da caminhada? Então confira o que listamos pra você:

1. Potencializa a capacidade respiratória

A caminhada é considerada um exercício aeróbico exatamente porque trabalha os pulmões e a capacidade respiratória. Após algum tempo praticando a atividade com disciplina, você pode perceber que está mais apto para fazer exercícios rotineiros, como subir escadas ou mover os móveis de lugar.

As trocas gasosas que ocorrem nos pulmões se tornam mais poderosas quando caminhamos com frequência. Além de mais fôlego, você se livra de impurezas indesejáveis, como poeiras e catarros, além de prevenir algumas inflamações comuns das vias aéreas, como a rinite alérgica e a bronquite.

2. Melhora a circulação do sangue

A caminhada é um dos exercícios mais indicados pelos médicos porque, entre outros, ela ajuda a melhorar a circulação do sangue e, dessa forma, a reduzir a pressão arterial. Isso ocorre porque, durante a prática da atividade, o fluxo de sangue se eleva, levando os vasos a se expandirem naturalmente.

Além disso, as válvulas do coração trabalham mais, fazendo com que a hemoglobina, que leva oxigênio para os órgãos e tecidos, consiga atingir mais áreas, o que é muito saudável. Dessa maneira, até mesmo as partes mais periféricas do organismo, como braços e pernas, ficam bem oxigenadas.

3. Combate a osteoporose

A osteoporose é um dos grandes problemas das pessoas com um pouco mais de idade, pois favorece o surgimento de fraturas e lesões bastante indesejáveis. Dentro dessa realidade, a caminhada também é muito positiva, pois o impacto dos pés com o chão tem uma consequência extremamente benéfico aos ossos.

A movimentação de todo o esqueleto durante a atividade faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos, o que facilita a absorção e a fixação do cálcio, deixando o praticante mais resistente e menos propensos a sofrer com esse problema. Para quem já tem, andar frequentemente pode diminuir o avanço da doença.

4. Ajuda a manter peso

Manter o peso é um tremendo desafio para muita gente, sobretudo no inverno. E esse pode justamente se um dos maiores benefícios da caminhada, pois ela ajuda não apenas a controlar a vontade de comer, mas também despacha aqueles quilos extras tão indesejáveis. O corpo passa a ter uma maior demanda calórica e isso ajuda na queima as gorduras.

Além disso, mesmo horas depois do exercício, o praticante continua a emagrecer por conta da aceleração do metabolismo que é causada pelo aumento da circulação, da respiração e da atividade muscular.

Gostou de ficar por dentro dos benefícios da caminhada para a sua saúde? Qual é a sua atividade física preferida? Conte pra gente aqui nos comentários!

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