Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor alerta: conheça as causas mais comuns da infecção de ouvido

Hipolabor alerta: conheça as causas mais comuns da infecção de ouvido

Ouvido entupido, dor e até mesmo secreção. Esses são alguns sinais da infecção de ouvido. Esse tipo de situação é uma reação do organismo aos elementos que geraram a inflamação do local.

Dentre as causas mais comuns está a entrada de água no canal auditivo, durante o banho. Também problemas respiratórios podem chegar ao ouvido, provocando infecção ou doenças.

Quer saber mais? Então acompanhe este texto e conheça as 4 razões mais comuns de inflamação nos ouvidos e as maneiras de tratar cada uma delas. Vamos lá!

1. Infecção na garganta

Como parte do sistema respiratório, a garganta pode ser um reservatório para fungos, vírus e bactérias. Esses microrganismos podem inflamar a região e produzir secreções que chegam a atingir o canal auditivo. Assim surge a inflamação no ouvido.

Os sinais mais claros disso são a febre no local e irritação nas vias respiratórias, além da dor no ouvido.

Há a possibilidade de a inflamação chegar à região das amígdalas, localizadas logo na parte superior da garganta. Se elas forem infectadas, há o risco de contaminar os ouvidos.

A solução para este tratamento, se chegar em casos mais graves, é a remoção das amígdalas — na forma de cirurgia.

Nos casos amenos e para sarar a garganta, recomenda-se fazer uso de antibióticos. É possível, também, fazer uso de remédios naturais para amenizar os sintomas.

2. Crescimento dos dentes

Essa causa de infecção de ouvido é comumente ignorada pelas pessoas. Geralmente, o crescimento do sisos — dentes que nascem na parte posterior da mandíbula — causa dores no ouvido. Essa reação ocorre pelo fato de que a articulação está interligada com o ouvido e, ao bocejar ou mastigar, essa região é tensionada, provocando a dor.

Para aliviar a dor, provavelmente vai ser necessário remover os sisos. Para amenizar um pouco a inflamação, é recomendado usar bolsas de água quente no local e evitar mastigar alimentos muito duros.

3. Infiltração de água

Você costuma ter dor de ouvido após tomar um banho ou frequentar piscinas, lagos e rios? A água que entra na sua orelha, nessas situações, pode ocasionar inflamação. Para evitar isso, é preciso colocar o ouvido dolorido virado para o lado. O objetivo é fazer com que a água escorra para fora.

Pode-se também fazer compressas de pano quente, para que a água evapore. Nunca coloque algo pontiagudo, na tentativa de remover a água: isso pode lesionar o ouvido seriamente.

4. Labirintite

Outra inflamação muito comum é aquela que se encontra no ouvido interno, na região do labirinto. Este é responsável pelo equilíbrio do corpo. Não é à toa que, quando infeccionado, pode causar tonturas e sensação de mal-estar.

O tratamento para essa inflamação pode ser por meio de antibióticos, prednisona, ou, também, anti-inflamatórios e ansiolíticos.

Essas foram as causas mais comuns de infecção de ouvido. Em todos esses casos e em qualquer suspeita, é importante procurar um médico para ter o diagnóstico apropriado. Nunca se automedique, por mais simples que seja o caso. O remédio pode não resolver e deixar tudo mais complicado.

Gostou dessas informações? Fique por dentro de outros assuntos relacionados, assinando a nossa newsletter. Até a próxima!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.