Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Alzheimer: o que é, quais são as causas e como tratar?

Alzheimer: o que é, quais são as causas e como tratar?

O Alzheimer é um tipo de doença degenerativa que afeta, em grande maioria, os idosos. Segundo um artigo da Associação Brasileira de Alzheimer, no mundo, a cada 3 segundos, um idoso recebe o diagnóstico de algum tipo de doença relacionada à demência. Além disso, dos indivíduos que possuem demência, 54% sofrem com o Alzheimer. Isso quer dizer que é muito importante se informar sobre a doença e saber como cuidar e tratar pacientes acometidos por esse problema.

Pensando nisso, no artigo de hoje, reunimos informações essenciais para ajudar você a conhecer mais sobre a doença de Alzheimer. Acompanhe e confira!

O que é o Alzheimer?

É uma doença neurodegenerativa, ou seja, que afeta os neurônios de forma gradativa. Dessa forma, o domínio das funções cognitivas pode ser perdido ao longo do tempo. Esse tipo de enfermidade pode reduzir as capacidades de coordenação motora e, quando em estágio avançado, tornar a pessoa incapaz de realizar atividades simples.

Normalmente, os primeiros sinais de Alzheimer aparecem e começam a evoluir somente com o passar dos anos. Em alguns casos, a evolução é lenta; em outros, mais rápida. Pode acontecer uma perda de memória significativa, assim como mudanças bruscas no comportamento, como irritabilidade, falta de paciência e falta de vontade de socializar.

Com o tempo, se a doença evoluir, pode-se notar dificuldades para desenvolver tarefas que envolvem a coordenação motora, impossibilitando a execução de tarefas rotineiras, como escovar os dentes ou comer sozinho.

Existe uma causa para que ele apareça?

Embora haja muitos estudos sendo feitos, a causa do Alzheimer ainda não é conhecida. Apesar de alguns fatores que contribuem para a doença já terem sido descobertos, ainda não existe uma cura para a doença, mas, sim, tratamentos que podem postergar seu aparecimento e sua evolução.

Realizar exercícios que “treinem o cérebro”, como fazer palavras-cruzadas, andar pela casa com os olhos fechados e fazer caminhos diferentes para o trabalho, por exemplo, podem ser formas eficazes de deixar essa parte do corpo mais ativa e ajudar a pessoa a viver por mais tempo com a memória em dia.

Contudo, isso não quer dizer que o Alzheimer não vá aparecer: é apenas uma forma de adiar, quem sabe para alguns anos à frente, o seu surgimento.

Quais são os tratamentos disponíveis?

Como o Alzheimer pode acarretar uma série de outros problemas, como distúrbios do sono, irritabilidade, ansiedade e depressão, o médico psiquiatra pode receitar medicamentos específicos para essas condições.

Um remédio específico para a cura do Alzheimer ainda não foi desenvolvido, já que suas causas e seus fatores desencadeantes não foram descobertos. O que pode ser feito é amenizar os sintomas na pessoa que sofre com esse mal.

Como cuidar de pacientes com Alzheimer?

Se você tem pacientes com Alzheimer, é importante saber que ter paciência e carinho faz toda a diferença no tratamento. É relevante lembrar que podem surgir acessos de raiva e de perda de memória recente. Além disso, é crucial ficar de olho para que o paciente não fuja do local de tratamento, já que são comuns casos nos quais a pessoa sai do lugar onde está e depois não consegue retornar.

O profissional de saúde também deve ter tato com os familiares, explicando o que é a doença, como ela age no cérebro e quando é o momento recomendado de interditar o paciente, ou seja, proibir que ele saia ou desempenhe qualquer função sozinho.

A doença de Alzheimer é uma das maiores inimigas dos idosos. Por isso, saber sempre mais sobre ela e manter-se atualizado sobre as descobertas científicas, visando entendê-las e, posteriormente, explicá-las aos pacientes e seus familiares, de forma clara e objetiva, é fundamental para que você cumpra seu papel com profissionalismo e competência.

E você? Tem ou já teve algum paciente com Alzheimer? Como foi sua experiência? Conte para a gente nos comentários!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.