Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Termogênicos: tudo que você precisa saber sobre eles

Termogênicos: tudo que você precisa saber sobre eles

Os termogênicos são uma das substâncias mais usadas para acelerar a perda de peso. Eles estão presentes tanto em alimentos e suplementos alimentares quanto em medicamentos. Mas, o que muita gente não sabe é que o uso de termogênicos pode trazer riscos à saúde e, por isso, deve ser feito sob acompanhamento adequado.

Quer descobrir mais sobre os termogênicos, como eles agem, quais os seus riscos e como eles devem ser usados? Continue lendo o nosso post!

Como os termogênicos funcionam?

Basicamente, os termogênicos aceleram o metabolismo e a queima das calorias, aumentando o consumo de energia corporal. Para gerar esse efeito, eles agem diretamente sobre o metabolismo celular e transformam o corpo em uma máquina menos eficiente, que produz mais calor e menos energia ao quebrar um nutriente.

Dessa forma, sob a ação dos termogênicos, o organismo precisa queimar mais gordura para conseguir realizar uma mesma atividade e isso acaba contribuindo para a perda de peso. Algumas substâncias termogênicas também possuem outros mecanismos de ação que aumentam a performance e a resistência durante o exercício físico, o que colabora ainda mais para o aumento do gasto energético.

Quais são os alimentos termogênicos?

Os alimentos termogênicos podem ser consumidos em sua forma original ou de suplementos alimentares, disponíveis como comprimidos ou drágeas com uma alta concentração da substância. Os principais alimentos termogênicos são:

  • pimenta;
  • guaraná;
  • café (cafeína);
  • chá verde;
  • chá mate;
  • gengibre;
  • canela;
  • cacau.

E quais são os remédios termogênicos?

Os remédios termogênicos têm um efeito estimulante mais intenso sob a taxa de metabolismo do que os alimentos e suplementos alimentares. São frequentemente usados como doping por atletas ou sem prescrição médica por pessoas que desejam perder peso de forma rápida.

As principais substâncias com efeito termogênico são a efedrina e a dimetilamilamina, mas o uso delas é proibido no Brasil devido ao alto risco de efeitos colaterais graves. Atualmente, a sinefrina, obtida da planta laranja-azeda, e a cafeína são a base da maioria dos remédios termogênicos, embora outros medicamentos para a perda de peso, como a sibutramina, também possam agir dessa forma.

Essas substâncias realmente conseguem gerar a perda de peso?

Apesar do aumento do metabolismo basal, isoladamente, os termogênicos não são suficientes para gerar a queima de gordura ou a perda de peso. No entanto, quando associados com uma dieta hipocalórica e prática de exercícios físicos aeróbicos regulares, eles potencializam os efeitos dessas mudanças de hábitos e fazem com que o indivíduo perca peso mais rapidamente.

Como os termogênicos devem ser usados?

O ideal é que suplementos ou medicamentos termogênicos sejam usados sob orientação e acompanhamento de um profissional da área de saúde para que os resultados sejam controlados e o risco de efeitos colaterais, reduzido.

Normalmente, essas substâncias são consumidas de 15 a 60 minutos antes do treino, de maneira intermitente, com algumas semanas de pausa após certo tempo de uso. Isso evita uma sobrecarga no organismo e permite que o metabolismo volte ao normal durante os intervalos.

Os termogênicos podem provocar algum efeito colateral?

Como qualquer substância que altera o metabolismo, os termogênicos podem trazer riscos à saúde do indivíduo quando usados de forma incorreta ou por pessoas muito sensíveis. Em geral, são contraindicados para gestantes, lactantes, crianças, idosos e pessoas que sofrem de doenças que podem ser exacerbadas pelos efeitos colaterais dos termogênicos:

Os principais efeitos colaterais são:

Então, agora você já sabe as informações essenciais de que precisa sobre os termogênicos. Se gostou do nosso post, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos relevantes como este diretamente no seu e-mail!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.