Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

3 dicas para fazer um plano de carreira em Farmácia

3 dicas para fazer um plano de carreira em Farmácia

O setor farmacêutico sofreu muitas mudanças nos últimos anos e, entre elas, o surgimento e a popularização dos medicamentos genéricos. Dentro desse contexto, os profissionais da área tiveram que pensar mais sobre como estruturar o seu plano de carreira em Farmácia. Nem sempre essa tarefa é muito fácil e percalços podem ocorrer durante a trajetória.

A ideia é que os proprietários de farmácias ou indústrias farmacêuticas, devido ao crescimento do setor no Brasil, contribuam para o desenvolvimento de seus colaboradores, traçando um plano de carreira. Assim, existirão bons profissionais qualificados em todos os setores do segmento.

Como existem muitas carreiras que podem ser seguidas no ramo farmacêutico, é importante que os profissionais analisem muito bem cada uma delas. Somente assim, será possível compreender em qual área você se encaixa com mais facilidade e encontra mais prazer e satisfação pessoal para trabalhar.

Continue a leitura e confira 10 dicas para elaborar um plano de carreira em Farmácia e encontrar-se profissionalmente.

1. Defina objetivos pessoais

Para criar um plano de carreira, o profissional de Farmácia precisa definir objetivos pessoais que pretende desenvolver durante a sua trajetória profissional. É importante que se reflita sobre onde você quer estar em períodos determinados, como em 5, 10 e até 20 anos.

Os objetivos são importantes para que a caminhada possa ser trilhada visando a atingir um determinado propósito. A cada período de tempo passado, o profissional precisa parar e observar onde ele se encontra atualmente.

Se, em 5 anos, ele ainda não está na posição que almejava para esse período, por exemplo, é preciso rever o plano de carreira e observar o que está dando errado e impedindo que a evolução aconteça.

2. Desenvolva estratégias

Ao montar um plano de carreira em Farmácia, é necessário desenvolver estratégias para que os objetivos anteriormente definidos possam ser alcançados. Tudo precisa ser analisado de forma criteriosa, o que inclui também a vida pessoal, que pode interferir na vida profissional.

Se o farmacêutico pretende constituir família, casar e ter filhos, por exemplo, é natural que tenha menos tempo para se dedicar à sua carreira profissional por um período. Isso não é errado, são apenas escolhas pessoais de cada um e que devem ser levadas em consideração.

As estratégias precisam ser práticas e ter um tempo máximo para serem cumpridas. Se, para conseguir uma promoção ou migrar para outro segmento do setor farmacêutico, for necessário cursar uma pós-graduação, por exemplo, essa é uma estratégia que deve constar em seu plano de carreira.

3. Analise as opções de carreira em Farmácia

Um profissional com curso superior em Farmácia pode atuar em diferentes segmentos. Nós elencamos as principais opções de carreira que estão em alta no momento, para que você possa analisá-las e saber com qual delas mais se identifica. Veja a seguir.

Análise clínica e toxicológica

farmacêutico especialista em análise clínica e toxicológica executa a função de verificar materiais biológicos, com a finalidade de identificar as doenças que podem ser causadas por intoxicação ou por agentes infecciosos. Esse profissional, geralmente, exerce as suas atividades em laboratórios de análises clínicas.

Farmacovigilância

Analisar os efeitos colaterais que os medicamentos causam nos pacientes que fazem o seu uso é a função do profissional especialista em farmacovigilância. Geralmente alocado em indústrias de remédios e cosméticos, esse profissional realiza testes sempre que um novo produto é lançado no mercado, verificando se uma determinada fórmula pode ou não ser usada pelos seres humanos.

Cosmetologia

Quando o farmacêutico se especializa em cosmetologia, pode trabalhar no desenvolvimento de cosméticos de maneira geral, como maquiagens, perfumes, produtos de higiene pessoal, entre outros. É de responsabilidade desse profissional desenvolver e testar novas fórmulas, em indústrias de cosméticos ou farmácias de manipulação.

Docência

Os profissionais que gostam de ensinar e repassar os seus conhecimentos, bem como realizar pesquisas acadêmicas, podem trabalhar como docentes em faculdades e universidades que oferecem o curso de Farmácia. Para isso, no entanto, é preciso cursar mestrado e doutorado.

Atendimento em drogarias

O farmacêutico também pode atuar em farmácias e drogarias, supervisionando os vendedores e atendendo aos clientes no balcão. Por lei, cada estabelecimento do tipo precisa ter, pelo menos, um farmacêutico durante cada turno de funcionamento. Nesse mesmo sentido, o profissional também pode empreender e ter o seu próprio negócio.

Farmácia veterinária

Não são apenas os seres humanos que necessitam de medicamentos, mas também os animais. Desse modo, a farmácia veterinária é uma modalidade que está em alta e o profissional que se especializa nessa área pode atuar na manipulação e produção de medicamentos para cães, gatos, entre outros pets.

Também é possível atuar em consultórios veterinários, orientando os donos dos bichos sobre a administração dos medicamentos. Isso é muito importante, tendo em vista que os tratamentos nos animais de estimação só geram resultados se os remédios forem corretamente aplicados.

Perícia criminal

O farmacêutico também pode ser perito criminal e atuar na coleta e análise de amostras biológicas que ocorrem em cenas de crimes, como sangue, drogas, venenos etc. Por meio dos estudos realizados em laboratório, o perito criminal pode ajudar a polícia a solucionar delitos e infrações.

Toxicologia ambiental

As questões voltadas à preservação do meio ambiente estão cada vez mais em alta. Por isso, uma área que também é promissora para os farmacêuticos é a de toxicologia ambiental. O profissional dessa área estuda a contaminação tóxica de ambientes, como resíduos químicos eliminados pelas indústrias em seus processos produtivos.

Banco de órgãos

Os bancos de órgãos, que armazenam partes humanas para transplante, também necessitam de farmacêuticos para desenvolverem soluções de conservação, testes bioquímicos, entre outras análises.

Saúde pública

Também é possível prestar concursos para atuar com a saúde pública. Esse profissional atua em farmácias, ambulatórios e hospitais públicos, nas mais diversas funções, de acordo com a demanda dos municípios ou estados em que o concurso foi prestado. A estabilidade de uma carreira pública é um fator motivador para que muitos profissionais procurem por essa área.

Gerência de acesso ao mercado público

Esse profissional é o responsável por intermediar as relações entre os governos e a indústria farmacêutica. O seu papel visa à verificação das licitações feitas pelo poder público, para que as melhores soluções possam ser oferecidas, beneficiando ambas as partes. Para atuar nessa área, é necessário ter muito conhecimento dos fármacos, sobretudo, genéricos, que são os tipos de remédios mais comprados pelos órgãos públicos, devido ao baixo preço.

Gerência de acesso ao mercado privado

O gerente de acesso ao mercado privado tem funções muito similares ao gerente de acesso ao mercado público. Porém, em vez de órgãos governamentais, o profissional media as relações entre a indústria farmacêutica e estabelecimentos privados, como clínicas médicas e hospitais. Os conhecimentos exigidos são boa comunicação, poder de persuasão e alto conhecimento na composição dos diversos tipos de medicamentos e produtos farmacêuticos.

Gerência de farmaeconomia

Um mercado relativamente novo para os farmacêuticos é o da farmaeconomia. Trata-se do campo que analisa os custos realizados em um tratamento medicamentoso. Desse modo, o profissional pode atuar em hospitais públicos ou privados, fazendo estudos para verificar se existem opções mais baratas e com a mesma eficiência para tratar os pacientes de suas patologias.

Gerência de educação médica

Existem fórmulas de medicamentos que são bastante complexas de serem entendidas, não bastando, para isso, apenas ler a bula do produto. Sendo assim, o profissional que atua como gerente de educação médica tem a incumbência de ministrar aulas particulares ou palestras para orientar médicos e enfermeiros sobre a posologia e a administração dos medicamentos nos pacientes.

Acupuntura

A acupuntura, técnica da medicina chinesa que aplica agulhas em pontos do corpo para fins terapêuticos, também pode ser exercida por farmacêuticos. O Conselho Federal de Farmácia – CFF, por meio da Resolução 516/06, autoriza e regulamenta a atividade de acupunturista para farmacêuticos que se especializarem nessa área. O atendimento aos pacientes pode ser feito em consultórios e salas de acupuntura.

Cipatologia

A cipatologia é a ciência que estuda as patologias por meio das células do corpo humano. Dentro desse contexto, o farmacêutico cipatologista pode atuar em laboratórios, centros de pesquisa e também na indústria farmacêutica, estudando, monitorando e controlando o uso de medicamentos nas células, realizando coletas em pacientes, gerenciando laboratórios e emitindo laudos citopatológicos.

Gestão de qualidade

Outra área de atuação que pode ser seguida pelos farmacêuticos é a gestão de qualidade, não apenas na indústria farmacêutica, mas também na de alimentos. Assim, o profissional trabalha como um auditor, verificando o cumprimento da legislação sanitária, fiscalizando o correto uso das fórmulas químicas, elaborando fluxogramas de execução de atividades etc.

Farmácia hospitalar

O farmacêutico hospitalar atua na logística farmacêutica em hospitais públicos e privados. Ele é responsável por dispensar medicamentos para os pacientes, controlar as compras de insumos farmacêuticos, orientar médicos e enfermeiros sobre a correta dosagem e formas de uso dos remédios para as pessoas que estão em tratamento no hospital etc.

Farmácia industrial

A área de farmácia industrial está relacionada às atividades de produção de medicamentos, cosméticos, itens de perfumaria etc. O profissional que se especializa nessa área é responsável por gerenciar e supervisionar a produção de todos esses produtos. Ele também precisa orientar os operadores do Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC, para que tirem as dúvidas dos clientes de forma clara, concisa e, sobretudo, correta.

Genética humana

O desenvolvimento de pesquisas e projetos na área da genética humana também pode contar com o apoio de um farmacêutico, em clínicas de reprodução assistida, por exemplo. O profissional pode fazer a coleta de materiais, analisar o DNA dos postulantes a pais, desenvolver estudos de variações e derivação genética, controlar a qualidade, administrar os laboratórios do estabelecimento etc.

4. Registre-se no Conselho Regional de Farmácia

Ao colar grau no curso de Farmácia, o novo profissional precisa fazer o seu registro no Conselho Regional de Farmácia – CRF. O registro é obrigatório pela legislação, para que o farmacêutico possa exercer a sua profissão, conforme prevê a Lei 3.820/60.

Vale lembrar que o registro precisa ser feito independentemente da carreira que o farmacêutico deseja seguir. Ou seja, qualquer uma das possibilidades citadas no tópico anterior exige um profissional que tenha o registro no conselho da profissão.

O CRF é o responsável por fiscalizar o exercício do profissional, bem como zelar pelos benefícios e direitos adquiridos pela classe farmacêutica.

5. Conheça o mercado em que deseja atuar

No tópico 3 deste artigo, listamos uma série de mercados em que um farmacêutico pode atuar. Eles representam apenas algumas das áreas que o profissional pode escolher, pois, de acordo com o CFR, o bacharel em Farmácia pode desenvolver até 70 atividades profissionais diferentes.

Por esse motivo, é importante que, além de identificar qual dessas áreas deseja seguir, o farmacêutico tenha muito conhecimento no mercado em que pretende traçar a sua carreira.

A área de perícia criminal, por exemplo, pode até ser trabalhada na faculdade de Farmácia, em alguma disciplina eletiva. Porém, quem deseja atuar nessa área, precisa se especializar e buscar mais conhecimentos sobre o ramo forense. O mesmo ocorre em qualquer outra área em que o farmacêutico queira trabalhar.

6. Dê continuidade aos estudos

Jamais pare de estudar! Somente assim, você conseguirá ser um profissional bem-sucedido. A evolução da tecnologia no ramo farmacêutico é constante e quem não se aperfeiçoa é facilmente ultrapassado no tão competitivo mercado de trabalho.

Fazer cursos de pós-graduação, especializações e participar de eventos da área, como palestras, congressos e workshops, é sempre muito importante para se manter ativo e conhecer as novidades do meio. Assinar revistas, ler livros e acompanhar blogs e sites voltados para a área farmacêutica também é um grande diferencial.

Quem gosta de pesquisa também pode cursar mestrado e doutorado, o que abre mais opção de trabalho — a docência universitária. Assim, o farmacêutico também pode transferir o seu conhecimento, formando novos profissionais.

7. Não tenha medo de sair da sua zona de conforto

É preciso estar sempre disposto a buscar novos desafios, novas oportunidades. Evite a zona de conforto. Se você está infeliz em uma área de atuação do profissional de Farmácia, não esqueça que tem outras 69 opções para escolher.

Não tenha medo de recomeçar e reestruturar a sua carreira, caso não esteja bem atualmente. Conforme dito, é preciso que você defina um caminho para trilhar a carreira, mas isso não quer dizer que seja necessário segui-lo sempre à risca.

As adaptações podem e devem ser realizadas, de acordo com as mudanças nos cenários ou, até mesmo, da sua própria vontade, que, hoje, pode não ser a mesma de 5 anos atrás, por exemplo.

8. Reflita sobre onde está e aonde quer chegar

É preciso ter foco e sempre confiar em si mesmo para ter uma carreira de sucesso no mercado farmacêutico. Reflita sempre sobre onde você está e aonde quer chegar em sua carreira profissional.

Por mais que um salário alto seja importante e garanta certo conforto em sua vida, caso isso não seja suficiente para você, é possível rever a sua carreira. Tudo isso, no entanto, só deve ser feito após muita reflexão.

Caso você tenha dificuldade em identificar os seus pontos fortes e pontos fracos para traçar ou retraçar a sua trajetória profissional, uma alternativa é contar com o apoio de um coaching de carreira.

9. Trace metas e prazos

Para construir uma carreira sólida e bem-sucedida, é preciso que você defina metas e prazos. Essas metas, porém, precisam ser quantificáveis, ou seja, numéricas, pois, somente assim, poderão ser cumpridas em sua totalidade.

Se você almeja ganhar um determinado salário, por exemplo, precisa estipular uma meta de receber a remuneração de X reais por mês em Y anos. Caso isso não aconteça, você pode fazer uma análise crítica para avaliar o que deu errado e o que pode ser ajustado para reverter a situação.

Alguns coaches de carreira recomendam que os profissionais desenvolvam uma análise SWOT pessoal. Esse método, muito comum no meio empresarial, cruza informações, como as forças (strengths) e as fraquezas (weaknesses) pessoais, com as oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) que o mercado proporciona.

10. Conheça línguas estrangeiras

Sim, o farmacêutico contemporâneo precisa saber se comunicar bem em outros idiomas, independentemente da área de atuação em que seguir carreira. Esse requisito se justifica pelo fato de a maioria dos estudos mais recentes sobre farmácia e saúde, de modo geral, ser publicada no exterior, geralmente na língua inglesa.

Por isso, se você tiver domínio de idiomas estrangeiros, estará um passo à frente dos seus concorrentes, que precisam esperar que os livros e artigos sejam traduzidos para o português para terem acesso às novidades. Além do inglês, outros idiomas que podem ser importantes na área farmacêutica são o espanhol e o mandarim, tendo em vista que também existe bastante literatura do setor publicada nessas línguas.

O conhecimento em língua estrangeira também é útil para conversar com fornecedores de outros países, turistas que, por ventura, precisem comprar na farmácia em que você trabalha etc.

Seguindo essas dicas, ficará mais fácil elaborar um plano de carreira em Farmácia. Por isso, comece, hoje mesmo, a trilhar uma trajetória rumo ao sucesso, fazendo tudo de que você mais gosta.

Pronto para tirar tudo do papel e trilhar o seu futuro profissional com maestria? Então assine a nossa newsletter! Assim, você sempre receberá dicas em seu e-mail, que poderão ser úteis para o seu crescimento profissional.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.