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5 erros mais comuns de atendimento de farmacêuticos

5 erros mais comuns de atendimento de farmacêuticos

Seja qual for o ramo do seu negócio, para que ele tenha sucesso, é preciso cuidar da forma de atender o cliente. No caso do atendimento de farmacêuticos, por exemplo, evitar os erros mais comuns é uma boa maneira de ganhar vantagens contra a concorrência, concorda?

Pensando nisso, separamos algumas das principais falhas cometidas no dia a dia de uma farmácia e que podem ser evitadas em busca da satisfação e da fidelização da clientela. Confira!

1. Não dar a devida atenção ao cliente

Em primeiro lugar, a falta de atenção é um dos erros mais graves e mais percebidos pelos clientes. A impressão que fica é que o farmacêutico/atendente não está preocupado com as suas necessidades e desejos.

Para piorar, muitas vezes a situação fica ainda mais evidente pelo fato do atendente estar mexendo no celular, no computador ou prestando atenção em qualquer outra coisa que não seja a pessoa que está em sua frente em busca de um produto.

Diante disso, o ideal é que toda a equipe seja orientada a receber as pessoas com interesse e atenção, procurando solucionar suas dúvidas e atender seus pedidos. Esse deve ser o foco durante o horário de trabalho — as outras atividades (sejam elas responder uma mensagem, assistir TV, varrer o chão ou repor uma prateleira) podem esperar.

2. Fazer confusão com o receituário

Outro problema que deve ser evitado é analisar os receituários de forma inadequada e dar informações imprecisas. Mesmo com a correria do dia a dia é preciso ter muito cuidado ao receber uma prescrição médica e entregar o medicamento ao cliente.

O farmacêutico precisa estar bem preparado para entender cada caso, interpretando o receituário e assegurando que a medicação do paciente será correta. Para isso, deve se preocupar com fatores como princípio ativo, dosagem, concentração, integridade do produto, prazo de validade, entre outros.

Isso é o que o cliente espera ao pedir a assistência farmacêutica, já que na maioria das vezes ele não possui esse tipo de conhecimento.

Por isso, se houver qualquer tipo de dúvida — por exemplo, quando o receituário está ilegível ou confuso — o profissional não deve efetuar a venda sem antes entrar em contato com o médico para confirmar a medicação.

3. Faltar com a educação e simpatia

Pode ser que o atendente não esteja distraído, mas apesar de dar atenção ao cliente, ele faça isso de forma ríspida ou inadequada, o que configura outra falha a ser evitada.

A experiência de compra do consumidor não envolve apenas a organização do ambiente ou o preço do medicamento. O atendimento é um dos pontos mais importantes e, nesse sentido, é essencial fazer com que o cliente se sinta especial e acolhido.

Portanto, é imprescindível manter alguns detalhes básicos, mas que fazem toda a diferença, como educação, simpatia, amabilidade, paciência, respeito etc. Por mais que o atendente não esteja em um dia feliz, ele jamais pode agir com grosseria ou impaciência.

4. Tentar vender a todo custo

Apesar da venda ser o objetivo, isso não pode acontecer de forma compulsória e sem considerar as reais necessidades do consumidor — sobretudo, quando estamos falando de medicamentos e saúde.

Em vista disso, tentar vender a todo custo é outro erro que não deve ocorrer. Se o produto estiver em falta ou não for o que o cliente deseja, por exemplo, é melhor ser sincero e pedir desculpas pelo ocorrido. Você pode até oferecer outras opções, mas sempre deixando o cliente à vontade para tomar sua decisão.

5. Deixar o cliente esperando

Uma das reclamações mais recorrentes de atendimento é o tempo de espera. É claro que em momentos de grande movimento é difícil ser tão ágil e não deixar o cliente esperando um pouco.

O que não pode acontecer é fazer com esse tempo seja muito longo, deixando os clientes insatisfeitos — principalmente quando os atendentes estão fazendo outra atividade que não seja fazer a fila andar. Isso certamente influencia na credibilidade do negócio e na probabilidade de a pessoa voltar a comprar no estabelecimento.

E então, viu como é importante cuidar do atendimento de farmacêuticos? Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto ou queira compartilhar a sua experiência, comente no post!

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