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5 dicas de atendimento farmacêutico para aumentar as vendas

5 dicas de atendimento farmacêutico para aumentar as vendas

Ter profissionais com curso superior em farmácia é fundamental não apenas para estar de acordo com a lei, eles são muito importantes também para aumentar as vendas por meio de um bom atendimento farmacêutico, que vise o bem-estar e a satisfação dos clientes.

Ainda assim, eles nem sempre são aproveitados plenamente ou não sabem como contribuir na hora de vender medicamentos e outros produtos. O fato é que o farmacêutico tem o papel de gerar mais confiança e satisfação dos clientes com a farmácia.

Neste post apresentamos 5 dicas de como aumentar as vendas com um atendimento farmacêutico de qualidade. Continue a leitura para saber mais!

1. Converse com o paciente sobre o tratamento

A primeira coisa a se fazer é receber bem e ouvir o paciente. Não adianta tentar empurrar medicamentos e outros produtos que ele não precisa e negligenciar o necessário para o tratamento adequado.

Portanto, leia a receita, preste atenção ao que ele diz, faça perguntas e tire qualquer dúvida que surgir. Tudo isso é muito importante para a adesão ao tratamento e para a eficácia dele. Além disso, o cliente vai se sentir mais valorizado ao ter suas necessidades atendidas.

2. Oriente sobre o uso correto dos medicamentos

É comum as pessoas chegarem à farmácia sem saber como o medicamento deve ser tomado. E a falta desse tipo de informação pode resultar em ineficácia do tratamento, algo que pode ser tido como de responsabilidade da farmácia.

Dessa forma, um bom atendimento farmacêutico deve incluir todas as instruções sobre posologia, horários de tomada e até outras recomendações, como jejum e alimentação.

3. Indique medicamentos isentos de prescrição médica

É bom lembrar que os farmacêuticos são proibidos de indicar medicamentos que sejam exclusivos de prescrição médica. Isso não significa que, quando for necessário, eles não possam recomendar outros que não estão incluídos nessa restrição.

Por exemplo, é comum que as pessoas cheguem à farmácia com reclamações simples, como uma dor de cabeça ou nas costas. Nestes casos, o farmacêutico pode indicar um medicamento para melhorar a dor no momento, sempre recomendando que as pessoas procurem um médico para descobrir as causas do problema.

4. Encaminhe o paciente a outros profissionais de saúde

Assim como no exemplo dado acima, o farmacêutico pode encaminhar o cliente ou paciente para outros profissionais de saúde. Além de médicos de diferentes especialidades, pode-se indicar que a pessoa procure um fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo ou outro, de acordo com o problema.

Essa recomendação ajuda o cliente a criar uma relação de confiança com o estabelecimento, visto que não se trata apenas de um simples comércio. Ele poderá ver a farmácia como um lugar onde encontrará mais saúde e bem-estar de modo geral.

5. Conheça bem os produtos disponíveis na farmácia

Para poder recomendar medicamentos e tratamentos, é preciso que o profissional conheça bem os produtos disponíveis na farmácia. Essa dica pode até parecer óbvia, mas imagina, por exemplo, a situação de indicar um medicamento para uma grávida sendo que ele não pode ser consumido durante a gestação?

Do mesmo modo, não é bom para o cliente e nem para o estabelecimento, indicar produtos que as pessoas não possam pagar. É sempre bom procurar alternativas mais em conta, como medicamentos genéricos e similares (quando são mais baratos).

Esperamos que essas dicas possam ajudar a aumentar as vendas da sua farmácia. De qualquer forma, destacamos que um atendimento farmacêutico de qualidade depende de muita boa vontade e do empenho de cada um.

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