Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Conheça os principais problemas de visão causados pelo celular

Conheça os principais problemas de visão causados pelo celular

O uso constante de celulares e computadores é uma realidade bem comum nos dias atuais. Seja para trabalhar, estudar ou até mesmo para momentos de lazer, esses aparelhos tecnológicos vêm ocupando cada vez mais espaço em nossa rotina.

No entanto, esse excesso pode apresentar muitos riscos à saúde, principalmente problemas de visão, e é sobre esse assunto que vamos falar neste post. Quer saber quais são os principais? Continue a leitura e confira!

Visão turva

Você já deve ter sentido seus olhos se acomodarem e não conseguirem focar à distância, não é mesmo? Parece miopia, mas é apenas a visão turva causada pelos aparelhos eletrônicos. Os olhos sentem esse excesso, se cansam e reclamam.

Se você trabalha no computador, uma dica é fazer pequenas pausas a cada 50 ou 60 minutos. Nesse meio-tempo, você deverá descansar a visão caminhando pelo ambiente de trabalho e olhando para longe. Afastar o rosto da tela o máximo possível e piscar várias vezes também ajudam a diminuir o problema.

Dor de cabeça

Ficar muito tempo no celular ou no computador pode acarretar alguns sintomas como fadiga, cansaço mental e dores de cabeça. Afinal, a tela reduzida do smartphone e a baixa qualidade da imagem dos monitores demandam um esforço maior para o foco da visão, chamado de acomodação, causando essas sensações negativas.

No entanto, acredita-se que esses danos sejam temporários e podem apresentar melhoras com o descanso adequado do corpo e da mente.

Cansaço ocular

Assim como a dor de cabeça, o cansaço é uma reação natural à tensão a que os olhos são expostos, já que é preciso forçá-los para enxergar imagens em pontos pequenos, como a tela do celular.

Vermelhidão e ressecamento nos olhos

Piscamos, em média, 15 vezes por minuto. Porém, em situações que exijam um foco muito grande dos olhos, essa quantidade pode se reduzir a quatro ou cinco vezes por minuto, gerando uma sobrecarga ocular.

Não piscar adequadamente é uma das principais causas para a irritação e a vermelhidão oculares. O fato de passarmos muito tempo no computador ou no smartphone faz com que pisquemos menos que o normal e de maneira inconsciente, uma reação natural que evita que a visão seja forçada a focar constantemente numa só imagem.

Além disso, fixar a visão por muito tempo em aparelhos que emitem luz pode diminuir a lubrificação dos olhos, deixando-os ressecados, desprotegidos e dando margem à Síndrome da Visão Cansada. Fatores como ar-condicionado, poluição e muitas horas de trabalho podem piorar ainda mais o problema.

Neste artigo, você pôde identificar os principais problemas de visão causados pelo excesso de celulares e outros aparelhos eletrônicos. Como foi dito, a maioria desses problemas não são definitivos, e se amenizam com a diminuição do uso. No entanto, se os incômodos persistirem, o ideal é procurar um oftalmologista para que ele possa identificar o seu problema e, então, prosseguir com o tratamento mais adequado.

E aí, gostou de saber sobre os problemas de visão causados pelo uso excessivo do celular? Quer que seus amigos também saibam disso e possam se prevenir adequadamente? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e mantenha-os informados! Vamos lá!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.