Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

5 curiosidade sobre a faculdade de farmácia que você precisa conhecer

5 curiosidade sobre a faculdade de farmácia que você precisa conhecer

O mercado farmacêutico é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo. Por isso mesmo, a faculdade de farmácia atrai diversos estudantes todos os anos, em instituições de ensino espalhadas por todo o país.

Mas você sabia que essa é uma das áreas do conhecimento mais antigas que existem? Essa é apenas uma das várias curiosidades que cercam esse curso. Continue a leitura e confira outros 5 fatos curiosos sobre a faculdade de farmácia!

1. A área de farmácia foi criada há mais de 4 mil anos

A área farmacêutica em si é bem antiga. Acredita-se que, desde a era paleolítica, o homem já manipulava plantas, minerais e substâncias de origem animal para utilização terapêutica. O registro mais antigo da atividade é uma tábula sumérica, criada no século 2100 a.C, contendo 15 receitas medicinais.

Ao longo dos séculos, a atividade foi se desenvolvendo, passando pela atuação de alquimistas, que misturavam materiais tentando transformá-los em ouro, até os boticários. Esses profissionais eram uma mistura de médico e farmacêutico e, a partir do século X, começaram a difundir a prática de manipular medicamentos.

2. Os cursos de farmácia foram criados na Idade Média

Com a evolução da farmácia e a sua separação da medicina em 1240, na região da Prússia, houve a preocupação cada vez maior com uma formação específica. Depois de séculos de informalidade e conhecimento empírico, e já com a descoberta de inúmeros fármacos importantes, a profissão começou a ser institucionalizada.

Algumas escolas surgiram de maneira dispersa pelo mundo a partir do século XIII. Em Portugal, por exemplo, o primeiro diploma de farmacêutico foi expedido em 1338.

3. A primeira faculdade de farmácia no Brasil foi criada após a independência

No Brasil, a profissão já era exercida desde a época colonial, principalmente por profissionais vindos de Portugal. O primeiro curso foi criado oficialmente depois da independência, em 1832, com a Faculdade de Farmácia do Rio de Janeiro.

No entanto, esse curso ainda era muito relacionado à medicina e à produção de medicamentos. O pontapé para a área mais abrangente como é hoje ocorreu com a criação da Escola Livre de Farmácia e Química Industrial, em Porto Alegre, no ano de 1897.

4. O dia do farmacêutico não era o mesmo de hoje

Em 1941 foi criado no Brasil, pela Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), o Dia do Farmacêutico, que seria comemorado a partir de então no dia 07 de janeiro.

Porém, a mesma instituição resolveu, em 2007, mudar a data para 20 de janeiro, data de sua criação em 1916.

5. Muitas personalidades fizeram faculdade de farmácia

A nossa última curiosidade é sobre as diversas personalidades que fizeram a faculdade de farmácia ao longo da história. Alguns nem chegaram a exercer a profissão, sendo reconhecidos mais por atuarem em outras áreas. São eles:

  • Carlos Drummond de Andrade, poeta;
  • Alexander Flemming, cientista descobridor da penicilina;
  • John Pemberton, criador da fórmula da Coca Cola;
  • Alberto de Oliveira, fundador da Academia Brasileira de Letras;
  • Maria da Penha Fernandes, biofarmacêutica que dá nome à lei que protege as mulheres da violência.

Essas são apenas algumas curiosidades sobre a faculdade de farmácia. Destacamos a importância de se manter bem informado sobre o curso, a área acadêmica o mercado de trabalho para ser bem-sucedido na profissão.

O que achou dessas curiosidades sobre a faculdade de farmácia? Quer receber mais conteúdos sobre a área farmacêutica? Então, assine nossa newsletter e receba todas as nossas novidades!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.