Alimentos anti-inflamatórios: conheça 10 opções

Alimentos anti-inflamatórios: conheça 10 opções

O processo inflamatório ocorre no nosso corpo naturalmente, em resposta a infecções, traumas, tumores e é essencial para a manutenção de uma vida saudável. No entanto, em algumas situações, ele pode ser exacerbado, e as consequências dessa função que deveria proteger o corpo acabam por danificá-lo.

Nesses casos, é necessário que lancemos mão de alguns artifícios para reduzir os efeitos indesejados, e os alimentos anti-inflamatórios podem ser grandes aliados nesses momentos. Quer saber algumas opções práticas que você provavelmente tem em sua cozinha? Então acompanhe com a gente!

1. Mamão

O mamão é uma ótima fonte de vitaminas que têm poderes antioxidantes. Dentre esses compostos, encontram-se as vitaminas C, E e A e, também, a papaína e a quimiopapaína, enzimas que auxiliam na redução dos processos inflamatórios. Além de ser um fruto delicioso e excelente para o bom funcionamento do trato gastrointestinal.

2. Brócolis

O brócolis é rico em fitonutrientes que auxiliam no alívio do processo inflamatório e do estresse oxidativo provocado pela liberação de substâncias que propiciam a inflamação. Além de ser uma verdura com diversos nutrientes. Mas é importante não aquecê-lo demais, para que ele não perca as suas propriedades benéficas à saúde.

3. Gengibre

O gengibre é um produto muito estudado dentro da farmacologia, afinal, ele tem propriedades muito semelhantes à dos medicamentos utilizados como anti-inflamatórios. Pode ser utilizado em chás e sucos, mas também em temperos para saladas e carnes.

4. Abacate

O abacate é uma fruta muito utilizada em nosso país, ele conta com diversas propriedades antioxidantes que auxiliam na redução do processo inflamatório, além de nutrientes como os fitoesteróis, os carotenoides e o ômega-3.

5. Sementes de chia

O ômega-3 é um potente anti-inflamatório encontrado na natureza, e é exatamente desse composto que as sementes de chia são ricas. Elas podem ser consumidas com diversos alimentos e também promovem saciedade, auxiliando no emagrecimento.

6. Repolho roxo

A antocianina é um importante agente anti-inflamatório encontrado nas substâncias que compõem o repolho. Além disso, esse alimento é rico em polifenóis, compostos que diminuem o processo inflamatório e a ação de radicais livres.

7. Nozes

O ácido alfa-linolênico é um composto presente em grande quantidade nas nozes e que, dentro do nosso corpo, passa por vários processos até se transformar em ômega-3. Portanto, ele é capaz de reduzir a inflamação e tem fator protetor sobre as células.

8. Aipo

O aipo é um alimento rico em antioxidantes, como o betacaroteno, o manganês e a vitamina C, além de conter antioxidantes fenólicos, que são potentes anti-inflamatórios. É válido ressaltar, ainda, que o aipo tem fitonutrientes, que podem reduzir o dano oxidativo às paredes dos vasos sanguíneos.

9. Pimentão

Os pimentões contam com um nutriente que gera inúmeros benefícios para a nossa saúde, a capsaicina. Essa substância é responsável pela redução do colesterol “ruim”, alivia dores, reduz inflamações e é amplamente indicada para o controle de diabetes.

10. Chá verde

As bebidas verdes se popularizaram muito nos últimos anos. O chá verde, por exemplo, é uma bebida leve, deliciosa e uma excelente alternativa para redução de peso e diminuição de inflamações. Pode-se dizer, inclusive, que o chá verde tem antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias naturais.

Os alimentos anti-inflamatórios são essenciais para a nossa vida. Incluí-los em sua alimentação pode trazer inúmeros benefícios, mesmo que você não esteja passando por nenhuma inflamação ou outro problema do gênero no momento. Entretanto, se esses problemas estiverem fazendo parte da sua realidade, não deixe de ter tais opções sempre à mesa. As vantagens serão iminentes.

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