Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Conheça os efeitos colaterais do anticoncepcional

Conheça os efeitos colaterais do anticoncepcional

O surgimento dos métodos contraceptivos foi um verdadeiro marco na história da medicina e possibilitou uma maior liberdade para milhões de mulheres ao redor do mundo. No entanto, os efeitos colaterais do anticoncepcional são constantemente discutidos por profissionais da área e usuárias do produto.

Embora possam variar de acordo com o organismo da paciente e nem sempre ofereçam risco à saúde, os efeitos podem gerar bastante desconforto, problemas na autoestima e nas relações interpessoais, afetando diretamente a qualidade de vida da mulher.

Sabendo da importância de conhecer os efeitos colaterais mais comuns, criamos um artigo para que você saiba um pouco mais sobre esses sintomas e a razão pela qual eles ocorrem. Boa leitura!

O que é o anticoncepcional?

Anticoncepcional é um medicamento oral e diário que, principalmente, impede a gravidez. Ele é composto por hormônios sintéticos, como a progesterona e o estrogênio, que controlam o ciclo menstrual e evitam a ovulação. Dependendo do fabricante, os remédios podem ter em sua composição os dois hormônios (pílula estroprogestativa) ou apenas um (pílula progestativa).

Além de alterar o ciclo menstrual, a medicação também age no muco cervical, deixando-o mais viscoso e, assim, dificultando a passagem do espermatozoide. Também faz com que ocorra o estreitamento do revestimento do útero e isso reduz a implantação do óvulo nele.

Quais são os efeitos colaterais do anticoncepcional?

Apesar de suas vantagens, o anticoncepcional também pode causar vários efeitos colaterais, principalmente para as mulheres que têm predisposição a esses problemas. Conheça alguns deles a seguir:

Inchaço

Facilmente confundido com acúmulo de gordura, o inchaço é causado por conta da retenção de água no organismo. Isso faz com que a o peso corporal aumente um pouco. Muitas mulheres sofrem com esse problema. Ajustes da dosagem hormonal e diuréticos podem ser usados para melhorar o quadro, caso o médico recomende.

Dor de cabeça e náuseas

Dores de cabeça, enxaquecas e náuseas são comuns no começo do uso do medicamento, principalmente nas primeiras semanas. Esses sintomas normalmente cessam após o período de adaptação do corpo com a quantidade de hormônio ingerida. Caso continue tendo problemas, consulte um médico.

Acne

Ainda que o contraceptivo também seja utilizado para reduzir a acne, em algumas mulheres acontece o efeito inverso, e a pele fica muito oleosa, criando o cenário ideal para o surgimento de cravos e espinhas. Cuidados diários com a pele auxiliam na redução desse problema.

Alterações no humor

Apesar de incomuns, as flutuações no humor podem ocorrer em mulheres que fazem uso de pílulas com alta concentração de hormônios. Isso acontece porque a alta carga hormonal reduz a produção da serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar e prevenção da depressão. Nesses casos, métodos alternativos são utilizados, como o DIU.

Diminuição da libido

O ciclo menstrual feminino apresenta picos de alta libido e períodos onde ela se encontra mais baixa. Com a pílula, seu funcionamento é alterado e, além disso, causa a redução dos níveis de testosterona no organismo. Caso a paciente apresente esse sintoma, é necessário reajustar as doses do anticoncepcional.

Trombose

O efeito adverso mais grave dos anticoncepcionais é, sem dúvidas, o surgimento da trombose. Mulheres com histórico familiar ou que apresentam sintomas como enxaqueca com aura, por exemplo, não devem fazer uso da pílula. Nos outros casos, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas auxiliam na redução do risco do problema.

Como podemos ver, conhecer os principais efeitos colaterais do anticoncepcional é essencial para auxiliar a população feminina na conquista de mais qualidade de vida, além de servir de alerta para problemas potencialmente fatais, como o risco de acidente vascular cerebral.

Para não perder nenhuma novidade, assine a nossa newsletter e receba todos os conteúdos diretamente no seu e-mail!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.