Atendimento ao cliente: 5 cuidados que você precisa ter na sua farmácia

Atendimento ao cliente: 5 cuidados que você precisa ter na sua farmácia

Melhorar o atendimento ao cliente em sua farmácia é um passo fundamental para fazer seu negócio crescer e ser bem avaliado. Quem vai até esse tipo de estabelecimento, muitas vezes, pode estar passando por uma doença ou ter algum familiar nessa situação, portanto, prestar um serviço cuidadoso e humano é imprescindível.

Alguns requisitos são essenciais para ter sucesso no atendimento da sua farmácia. Neste artigo, você vai conhecer algumas dicas para melhorar o relacionamento com seus clientes. Acompanhe!

1. Atenda rápido

É muito importante evitar que o atendimento seja demorado e se forme uma fila grande. Lembre-se de que uma parte das pessoas que compram medicamentos não está se sentindo bem ou tem alguém na família precisando de ajuda, portanto, a espera — que já não é bem-vista em nenhum lugar — pode se tornar uma experiência ainda pior.

A dica é investir na contratação de bons funcionários e ser rápido no atendimento, mas sem deixar o cliente com a sensação de que você está com pressa. Seja ágil na procura pelo produto, no cadastro e na resposta às suas perguntas.

2. Use uma linguagem simples e direta

Os componentes dos medicamentos, doenças e outros termos médicos podem ser difíceis de entender para a maioria clientes. Por isso, simplifique a explicação e seja direto. Não deixe o cliente com dúvidas ou sem informações.

3. Demonstre conhecimento

Simplificar a linguagem é essencial, mas um bom atendente de farmácia deve entender de grande parte dos princípios ativos dos remédios. Portanto, é importante demonstrar que você detém aquele conhecimento.

Além de informar bem seu cliente, você constrói uma relação de confiança com ele.

4. Estabeleça um padrão de atendimento ao cliente

Quando você frequenta um estabelecimento em que todos os funcionários o atendem com a mesma qualidade, você se sente mais confortável em realizar as compras.

Definir um padrão de atendimento, com gentileza, empatia e fazendo as perguntas essenciais, ajuda a criar um vínculo do consumidor com o funcionário e, por consequência, com a empresa — que ganha um ar muito mais profissional e humanizado.

5. Tenha atenção total enquanto estiver com o cliente

É muito desagradável quando alguém entra em uma loja e os atendentes continuam conversando entre si e ignoram completamente o cliente. A sensação também é ruim quando o consumidor é questionado e sua resposta não é ouvida porque o funcionário continua a conversa paralela com outro.

A falta de atenção do balconista também pode deixar passar informações importantes que precisariam ser dadas para o cliente, como as reações de algum composto ou riscos de determinado medicamento. Por isso, na hora de atender, tenha total foco na necessidade daquela pessoa. Isso fará o cliente se sentir respeitado.

O atendimento ao cliente em uma farmácia precisa ser rápido, informativo e atencioso. Por isso, é importante investir em treinamento da equipe, contratar bons profissionais e criar um padrão de atendimento para que todos sigam. Assim, o cliente terá certeza de que ali será bem atendido por qualquer pessoa.

Tem alguma dica diferente para atender bem em sua farmácia? Deixe seu comentário e conte para nós!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.