Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Outubro rosa: quais são os sintomas do câncer de mama?

Outubro rosa: quais são os sintomas do câncer de mama?

A identificação dos sintomas do câncer de mama pelas próprias mulheres é a melhor forma de descobrir precocemente e aumentar as chances de cura da doença. Pensando nisso, algumas das maiores instituições que se dedicam ao tratamento dessa enfermidade se uniram para criar a campanha conhecida como Outubro rosa.

A mulher que conhece o próprio corpo e que faz o autoexame com frequência consegue perceber a existência da doença nos estágios iniciais e tem chance muito maior de obter a cura definitiva. Continue a leitura para conhecer mais sobre a campanha, o câncer de mama e os seus principais sintomas.

A campanha

Originada nos Estados Unidos ela tem como principal objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Para isso são realizadas várias ações por entidades em todo mundo que têm o objetivo de instruir a população feminina sobre a necessidade e os benefícios do autoexame e da mamografia.

O autoexame deve ser feito regularmente por todas as mulheres, principalmente aquelas que tiveram casos na família, já a primeira mamografia é indicada a partir dos 35 anos de idade, de acordo com a orientação médica e anualmente após os 50 anos.

O que é o câncer de mama

Ele é a variedade da doença que mais acomete as mulheres em todo mundo. Assim como nos demais tipos de câncer sua causa é a reprodução descontrolada de células, provocada por alterações genéticas. Ao contrário do que muitos acreditam os homens também podem apresentar a doença, no entanto a proporção de casos é imensamente maior nelas.

Fatores de risco

Os fatores de risco específicos do câncer de mama estão relacionados ao consumo de hormônios, como os presentes em métodos contraceptivos, histórico reprodutivo da mulher e hereditariedade. Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas, o fumo, má alimentação e os demais fatores de risco para o câncer em geral também se aplicam.

Os principais sintomas

Observar atentamente qualquer alteração que possa ocorrer nos seios e conhecer os sintomas do câncer de mama é muito importante para que as mulheres possam cuidar da própria saúde.

Para ajudar nesse objetivo preparamos uma lista com os principais sintomas perceptíveis da doença, conheça-os e previna-se!

Sangue ou outro líquido saindo do mamilo

Esse sintoma é de percepção bastante fácil. Ao notar qualquer sinal de líquido, seja qual for a cor, saindo do mamilo, especialmente se for sangue, a mulher deve procurar imediatamente orientação médica.

Aumento das veias observáveis nos seios

Procure reparar se existem mais veias aparentes na superfície da pele ou se as existentes aumentaram de tamanho. Isso pode ocorrer em uma das mamas ou nas duas, ao mesmo tempo ou separadamente.

Presença de nódulos

Aqui é importante reparar se o nódulo persiste, tem profundidade, aumenta de tamanho ou não diminui. Nem todos os nódulos são necessariamente um dos sintomas de câncer de mama, mas, percebendo algum, o ideal é buscar a opinião de um médico

Alterações na pele da mama

Se você perceber vermelhidão, inchaço ou aumento de temperatura na pele da mama também é recomendado que busque auxílio com um especialista. Isso também pode indicar a presença da doença.

Sulcos no corpo da mama

Outro sintoma importante é o aparecimento de afundamentos ou aparência de baixo-relevo na mama. Essa alteração pode ocorrer em função da presença de nódulos ou tumores no interior do seio.

Mudança na auréola

Observe se o formato da auréola foi alterado ou se a cor dela mudou. Pode acontecer de as duas coisas acontecerem simultaneamente nas duas mamas ou de apenas uma delas acontecer em uma ou outra delas.

Surgimento de lesões junto ao mamilo

Pode acontecer o aparecimento de feridas ou o engrossamento da pele na região próxima ao mamilo. Procure observar se a textura da pele nessa região se alterou ou se algum ferimento apareceu.

Mudanças na forma e tamanho da mama

Mesmo a alteração no formato ou no tamanho da mama pode indicar o aparecimento da doença. Esse sintoma é um pouco mais difícil de observar, então procure observar sempre com atenção este ponto no momento do autoexame.

Coceira persistente

Caso perceba que existe uma coceira reincidente e persistente na mama ou nos mamilos é importante fazer uma avaliação mais completa. Isso pode indicar uma alergia ou outra doença de pele, mas também é um dos sintomas de câncer de mama.

Ínguas nas axilas

Por serem uma extensão da região mamária as axilas muitas vezes são o local em que é possível identificar primeiro o aparecimento da doença. Repare se existem nódulos ou ínguas doloridos no local.

Aspecto de casca de laranja

O endurecimento da pele da mama e a dilatação dos poros também pode sugerir a presença da doença. Caso a pele passe a ter a uma aparência semelhante à casca de uma laranja, procure a opinião de um especialista imediatamente.

Importância do autoexame e da avaliação médica

O câncer de mama tem um alto índice de cura e recuperação completa dos pacientes quando é detectado no início, por isso existe um grande esforço no sentido de incentivar e promover o autoexame. Muitas vezes alguns, segundos na frente do espelho no momento do banho ou em algum intervalo do dia podem fazer a diferença entre a vida e a morte.

É muito importante que no caso do aparecimento de um ou mais dos sintomas descritos acima o paciente busque orientação médica. Somente um especialista poderá identificar a necessidade da realização de exames e uma investigação mais aprofundada que poderá identificar a doença precocemente e aumentar drasticamente a chance de sucesso do tratamento.

Esperamos que este texto tenha sido útil e que você tenha se convencido da necessidade de fazer regularmente o autoexame. Mesmo as mulheres que têm menos de 35 anos precisam estar atentas aos sintomas do câncer de mama, em especial aquelas que têm algum histórico da doença na família.

Prevenção é o melhor tratamento para essa doença tão grave. Então, fique atenta! Se você quer saber mais sobre os cuidados com a saúde que as mulheres precisam ter, não deixe de acessar nosso conteúdo sobre o assunto. Nele você encontrará valiosas dicas para se manter saudável e descobrirá como se proteger de vários males.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.