Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

5 áreas de atuação do farmacêutico para expandir sua carreira

5 áreas de atuação do farmacêutico para expandir sua carreira

Você conhece as principais áreas de atuação do farmacêutico? Trata-se de segmentos em que as pessoas com formação superior em farmácia podem se especializar e, assim, expandir as suas carreiras.

Entender mais sobre determinados nichos do mercado é uma excelente alternativa para estudantes ou profissionais já graduados no segmento, mas que estão pensando em mudar de rumo em suas trajetórias profissionais.

Veja, a seguir, algumas áreas do setor farmacêutico que estão em alta e que podem ser o que você está procurando para dar um up na sua carreira.

1. Farmácia clínica

O farmacêutico clínico é o profissional que se dedica a expressar cuidados aos pacientes, indicando como deve ser feita a administração dos medicamentos. Além disso, quanto atua em farmácias, pode orientar os vendedores para que saibam passar instruções mais simples e eficazes aos clientes.

Os consultórios farmacêuticos, muitas vezes anexos às farmácias, também são muito comuns e permitem que o profissional atenda a consultas e faça avaliações do uso, dos efeitos colaterais, das combinações de fórmulas e de resultados de tratamentos medicamentosos nos pacientes.

2. Farmácia veterinária

Cada vez mais as pessoas se preocupam e prezam pela saúde de seus pets. Por isso, as pesquisas sobre o uso de medicamentos em animais têm se tornado uma área de muito potencial para os farmacêuticos.

Quem se especializa nesse segmento pode atuar em laboratórios ou indústrias que fabricam remédios de linha veterinária, tanto no desenvolvimento de novas fórmulas, como no acompanhamento e supervisão dos processos produtivos.

3. Saúde pública

O farmacêutico também pode prestar concurso e trabalhar em postos de saúde, hospitais e outros estabelecimentos da rede pública dos municípios ou estados.

Nessa área são muitas as atividades que podem ser exercidas pelo profissional de farmácia, como prescrição e dispensação de medicamentos, supervisão de logística envolvendo fármacos, orientações aos usuários e profissionais etc.

4. Perícia criminal

A perícia criminal também é uma área que pode ser ocupada pelos farmacêuticos, que trabalham analisando amostras biológicas, como o sangue, encontradas em cenas de crimes, por exemplo.

A atuação ocorre, geralmente, em órgãos ligados à polícia e o perito, com sua expertise em farmácia, deverá colaborar para a identificação de criminosos, bem como danos que possam ter sido causados por vítimas de crimes.

5. Cosmetologia

A cosmetologia é uma ramificação da área farmacêutica que se dedica à aplicabilidade de cosméticos para gerar resultados positivos ao serem aplicados nas pessoas. Entre as funções da cosmetologia estão:

  • estética: visa aos cuidados com os locais em que os cosméticos são aplicados;
  • conservadora: relacionada à proteção da pele;
  • corretiva: área em que os cosméticos são aplicados para fazer correções na pele, como combater rugas, por exemplo.

Essas são algumas das áreas de atuação do farmacêutico, que você pode analisar e verificar quais são do seu interesse. Assim, abre possibilidade de aprofundar os seus estudos, garantindo a expansão da carreira profissional.

Se você quer saber mais sobre o mercado de trabalho nessa área, baixe o nosso e-book “Guia Hipolabor para os farmacêuticos”, que traz várias dicas interessantes.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.