Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

5 dicas para valorizar o seu currículo

5 dicas para valorizar o seu currículo

Não é novidade para ninguém que o mercado de trabalho está cada dia mais concorrido. Sobretudo depois das recentes crises econômicas e com o aumento do desemprego, todo profissional deve se preocupar em valorizar o currículo para não perder boas oportunidades.

Prezar por uma boa apresentação pode ser fundamental para a pessoa conseguir uma vaga importante. Afinal, nem sempre há uma segunda chance de demonstrar pessoalmente suas competências, não é mesmo?

Confira a seguir 5 dicas para atualizar e melhorar o seu currículo:

1. Seja claro e objetivo

Mesmo que você tenha conteúdo para encher muitas páginas, procure ser objetivo ao elaborar o seu currículo e priorize as informações essenciais. Um currículo extenso, cheio de palavras complexas e muitos detalhes acaba pecando pelo excesso.

Por isso, descreva suas habilidades e experiências de forma clara e sem “encher muita linguiça”, pois essa prática costuma ser abominada pelos recrutadores. De maneira geral, bons currículos costumam apresentar entre uma e duas páginas.

Outra dica importante é ter muito cuidado com a boa escrita, sendo recomendável ler e reler para encontrar erros antes de enviar sua candidatura. Se necessário, peça a um amigo que domine bem a língua portuguesa para revisar para você.

2. Invista em um visual simples

Outro detalhe que gera uma imagem negativa é não formatar o documento de maneira agradável para leitura. Algumas pessoas insistem em colocar muito adereços como bordas, letras difíceis de ler, marcadores, sombras, etc.

Nesse quesito, o bom senso está ligado a conceitos como objetividade e simplicidade. A falta de ajustes, assim como o excesso, são prejudiciais e acabam gerando uma impressão desagradável.

Inclusive, se for necessário anexar uma foto ao currículo, escolha uma imagem de boa resolução e que transmita naturalidade, sem ser formal ou descontraída demais — ou seja, não precisa ser de terno e gravata e nem naquele churrasco entre amigos.

3. Descreva sua formação

Em primeiro lugar, é comum que venham as descrições pessoais como nome, idade, estado civil, endereço, telefone, e-mail, entre outros. Logo depois é a vez de explorar um pouco da formação pessoal e profissional do candidato à vaga.

Aliás, essa é uma das partes que mais chamam a atenção de quem pega um currículo para ler e avaliar. Por isso, ela tem que ser bem escrita para realmente transmitir o nível de qualificação da pessoa.

Sua capacitação educacional tende a atrair bastante interesse e deve ser detalhada, indicando dados dos cursos realizados, especializações, nome das instituições de ensino, período dos cursos, etc.

Sobre as experiências profissionais mais recentes é bom destacar pontos como o tipo de cargo ocupado, nome da empresa, data de admissão e saída, além dos principais desafios e objetivos alcançados.

4. Realce suas habilidades e atividades extracurriculares

Essa é uma boa dica principalmente para quem ainda está no início da carreira e não tem muita experiência profissional. O que fazer nesse caso? Você pode explorar outras experiências, como por exemplo:

  • palestras, workshops e eventos que foram relevantes para sua formação;
  • cursos de curta duração;
  • viagens e intercâmbios;
  • domínio de outros idiomas,
  • atividades sociais (como voluntariados);
  • outras qualificações (como domínio de ferramentas digitais), etc.

Assim, você consegue destacar suas habilidades e os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo, mesmo que você ainda não tenha tido a oportunidade de colocá-los em prática.

5. Seja verdadeiro

Por fim, não há melhor dica do que ser sincero e verdadeiro. Mentir e modificar os fatos é uma prática que deve ser evitada, já que podem ser exigidas competências que você não possui.

Um erro muito comum, por exemplo, é colocar um nível de inglês (ou outro idioma) superior ao que condiz com a realidade. Ou ainda mentir sobre os motivos da demissão do seu último emprego.

Mas as empresas conseguem desvendar essas mentiras e isso pode fazer com que você perca uma boa oportunidade de alavancar sua carreira. Então, priorize sempre a sua credibilidade — mesmo que você queira muito uma vaga e tenha fortes concorrentes.

Agora que você já sabe como valorizar o currículo, aproveite para revisar o seu e deixá-lo bem preparado! Quer continuar acompanhando outras dicas exclusivas como essas? Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.