Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

5 doenças e problemas de saúde causados pelas mudanças bruscas de temperatura

5 doenças e problemas de saúde causados pelas mudanças bruscas de temperatura

Tosse, febre e nariz congestionado: esses são apenas alguns sinais de doenças causadas por mudanças de temperatura.

Com as variação constantes no clima, a imunidade tende a sofrer uma queda brusca. Os efeitos desse processo podem afetar todo o corpo, desde as vias respiratórias até o coração. Essas doenças podem, inclusive, impactar negativamente a saúde mental.

Quer saber mais sobre o assunto e como se prevenir? Conheça agora 5 doenças causadas pela mudança rápida de temperatura:

1. Gripe

Em estações frias, os vírus influenza — os causadores da gripe — costumam circular em lugares com concentração maior de pessoas, então é comum ficar gripado nessa época do ano.

gripe pode causar dor, febre e inflamação nas vias respiratórias. Para preveni-la, existe uma vacina distribuída nos postos de saúde. Evitar lugares fechados e aglomerações também é uma maneira de ficar longe da contaminação do vírus dessa doença.

2. Problemas cardíacos

As mudanças bruscas de temperatura podem trazer impacto negativo para o sistema cardiovascular. Isso ocorre porque, quando a temperatura oscila do frio para o quente, o sangue geralmente fica mais espesso e, com isso, a pressão tende a cair.

Nessa situação, o esforço exercido pelo coração para bombear o sangue é maior. Portanto, quem já possui alguma dificuldade para fazer isso pode sofrer mais.

3. Pneumonia

A pneumonia é uma infecção que inflama os pulmões, deixando-os cheios de líquido. Ela é causada por bactérias que se aproveitam da queda da imunidade durante a mudança brusca de temperatura para se reproduzir.

Geralmente, quem mais sofre com a pneumonia são crianças e idosos, pois eles já possuem uma imunidade baixa e possivelmente um sistema respiratório frágil.

4. Alergias

Os ácaros — agentes causadores da maioria das alergias respiratórias — são os vilões das mudanças bruscas de temperatura. Eles ficam abrigados em pelúcias, tapetes, almofadas e cortinas.

Quando começa o período de temperaturas baixas, é comum reduzir a limpeza e a ventilação da casa. Dessa forma, os ácaros se acumulam no ambiente, transformando-se em um perigo para quem é alérgico. Uma alternativa para manter a limpeza nos dias frios é utilizar aspirador de pó. Assim você evita de espalhar a poeira para toda a casa.

5. Transtorno afetivo sazonal

Você sente que o seu humor muda durante o inverno? Você fica mais quieto e tem uma sensação de tristeza sem motivo aparente? Pode ser o transtorno afetivo sazonal. Trata-se de uma espécie de depressão, ocasionada pela mudança brusca de temperatura.

Geralmente, quando começa a estação fria, há uma incidência solar menor e uma maior permanência dentro de casa. Essa reclusão pode provocar uma queda nos níveis de melatonina e serotonina — hormônios responsáveis pelo humor e pelo sono —, o que faz a pessoa se sentir mais indisposta. Esse transtorno precisa ser observado, pois pode evoluir para um quadro depressivo mais grave.

Essas são algumas das doenças causadas por mudanças de temperatura mais comuns. Para se proteger delas, é importante sempre manter uma alimentação saudável e uma boa hidratação. Com uma dieta repleta de nutrientes, é possível ter um sistema imunológico mais fortalecido e, dessa forma, ficar menos vulnerável aos efeitos decorrentes de mudanças de temperatura.

Gostou de saber mais sobre as doenças causadas por mudanças de temperatura e quer continuar acompanhando outros conteúdos como esse? Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade do blog!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.