Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

5 especializações em farmácia para ficar de olho

5 especializações em farmácia para ficar de olho

Após concluir a graduação, é comum que alguns farmacêuticos tenham dúvidas sobre qual área de atuação seguir, dentro do amplo leque de opções que o curso possibilita. Sendo assim, conhecer algumas das especializações em farmácia pode ser uma boa oportunidade para refletir sobre o assunto.

Para ajudá-lo nesse importante processo de decisão, elaboramos uma lista com 5 especializações no ramo da farmácia para você ficar de olho. Quer saber quais são elas? Então continue a leitura deste post e fique por dentro do assunto!

1. Farmácia hospitalar

É regra que todos os hospitais ou as clínicas precisam ter no seu quadro de funcionários pelo menos um farmacêutico. Esse profissional especializado em farmácia hospitalar tem como suas atribuições toda a gestão e administração da farmácia do hospital.

Além de controlar os medicamentos que são administrados nos pacientes, esse profissional deve orientar e trabalhar em conjunto com os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem no que se refere a cuidados com fármacos. Também é de responsabilidade do farmacêutico hospitalar a armazenagem, a distribuição e o controle de estoque dos medicamentos e materiais utilizados pela instituição.

2. Tecnologia de alimentos

A indústria de alimentos também necessita de profissionais de farmácia nos seus processos produtivos. Assim sendo, o especialista em tecnologia de alimentos realiza estudos na composição química dos componentes utilizados na produção dos comestíveis.

O objetivo do trabalho desse profissional é analisar como os elementos químicos se comportam ao serem ingeridos pelas pessoas por meio dos alimentos, garantindo a saúde dos consumidores.

3. Cosmetologia

Os cuidados com beleza e estética são cada vez mais procurados pelas pessoas, e é por isso que a especialização em cosmetologia está em alta entre os graduados nesse setor.

O farmacêutico especialista na produção de cosméticos pode trabalhar no desenvolvimento de produtos como cremes, loções, pomadas e outros que são utilizados em tratamentos de beleza para o corpo.

4. Administração de empresas

Cresce cada vez mais o número de farmacêuticos que assumem funções de gerência nas farmácias em que atuam. Desse modo, cursar uma pós-graduação na área de administração de empresas pode ser fundamental.

Com esse tipo de especialização você poderá obter conhecimentos no ramo financeiro, de gestão de pessoas, de planejamento estratégico e de marketing, entre outras atribuições da área administrativa que podem ser úteis para um farmacêutico que assume a função de gestor ou gerente na farmácia em que trabalha.

5. Farmacologia clínica

Quem pretende oportunizar às pessoas mais eficácia em seus tratamentos de saúde pode optar por um curso de especialização em farmacologia clínica.

Esse profissional trabalha com o uso adequado das medicações, dosando corretamente os fármacos e fazendo o uso de forma racional. Assim, a saúde dos pacientes não fica comprometida.

Gostou das nossas dicas sobre especializações em farmácia? Vai ficar de olho no curso que mais lhe chamou atenção e impulsionar a sua carreira de farmacêutico? Uma boa dica para garantir o seu sucesso profissional é assinando a nossa newsletter! Dessa forma você recebe mais informações relevantes como essas diretamente no seu e-mail!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.