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6 dicas para estreitar o relacionamento com os clientes

6 dicas para estreitar o relacionamento com os clientes

Estreitar o relacionamento com os clientes é uma estratégia fundamental para manter a satisfação e a fidelidade deles. Por isso, a atenção ao relacionamento deve ser mantida principalmente após a venda concretizada. O cliente precisa sentir-se acolhido e ter vontade de retornar ao seu laboratório ou farmácia para fazer novas compras, mesmo que não ofereça condições tão diferenciadas no mercado.

Pensando na importância de estreitar este relacionamento, listamos 6 dicas para que você tenha melhores resultados. Confira!

1. Seja profissional

O profissionalismo consiste no atendimento personalizado com qualidade, independente de se tratar de um cliente novo ou antigo. Seja pontual, cordial, evite problemas e, se surgirem, solucione-os com prontidão e de maneira satisfatória para o cliente. Cumpra os compromissos e não misture questões da vida particular às situações profissionais.

2. Humanize o atendimento

Uma boa dica para estreitar o relacionamento com os clientes é humanizar este momento. A cordialidade, o olhar atento, a atenção às questões que o cliente trouxer e a interação vão ajudar a tornar o atendimento humanizado e personalizado.

Ofereça alternativas inteligentes e eficientes de tratamento, caso o produto que o cliente procura não esteja disponível em sua loja. Procure demonstrar preocupação em atender melhor e satisfatoriamente.

3. Administre seus clientes

Para estabelecer o relacionamento com o cliente é importante administrar os contatos de quem procura pela sua farmácia ou laboratório. Ofereça a opção de enviar novidades sobre seus produtos por meio de e-mails marketing ou por ligações. Assim, você se aproxima mais destes clientes.

Gerencie seu tempo para poder dedicar um momento do dia para contatá-los para passar novidades ou oferecer produtos que possam ser de seu interesse.

4. Seja mais que simpático

O cliente espera pela simpatia no atendimento. Porém, não é somente isso que cativa. Conduzir o atendimento com domínio dos procedimentos e conhecimento sobre os produtos, passando orientações precisas sobre remédios e sua manipulação, transmitem segurança ao cliente, que sempre sentirá credibilidade em seu atendimento.

5. Monitore a satisfação

Você somente saberá se o seu negócio está no caminho certo para a satisfação do cliente se mensurar a qualidade de seu atendimento. Caso contrário, não terá grandes resultados. Procure definir métricas e avaliar a satisfação do cliente com o seu atendimento. Assim, terá sempre um feedback do que pode ser melhorado.

É importante monitorar o atendimento geral também. Estabeleça um padrão de qualidade e trabalhe para atingi-lo.

6. Foque no longo prazo

O estreitamento do relacionamento é uma ação que nem sempre dá um retorno financeiro imediato. Claro que a satisfação e gratidão do cliente são na hora. Mas ele nem sempre fará uma segunda compra ou solicitar um segundo serviço no mesmo momento em que é atendido. Porém, sempre que ele precisar comprar algum produto, vai se lembrar de sua farmácia e da credibilidade transmitida durante o seu atendimento.

Somente será possível estreitar o relacionamento com os clientes a partir do momento que você seguir estas dicas e tomar outras atitudes, como a personalização dos atendimentos e capacitação de seus profissionais. Será necessário, também, ter o domínio sobre as tendências do ramo farmacêutico e sobre os produtos que comercializa. O que significa que, para o estreitamento deste relacionamento, é necessário unir conhecimento e bom atendimento.

Pronto para começar a fazer um atendimento diferenciado? Caso ainda tenha algumas dúvidas sobre como melhorar os seus resultados, comente em nosso post para que possamos ajudar você ainda mais!

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