Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

6 melhores práticas para uma gestão de tempo eficiente

6 melhores práticas para uma gestão de tempo eficiente

Quem nunca se viu perdendo um prazo de entrega ou tendo que levar trabalho para casa porque não deu tempo, não é mesmo? Mas é possível evitar esses imprevistos ao adotar algumas dicas que aumentam sua produtividade para uma excelente administração.

Para te ajudar a aumentar seu desempenho preparamos as seis melhores práticas para uma gestão de tempo eficiente. Confira:

Defina objetivos

Estabelecer metas é um dos pontos mais importantes quando falamos em eficiência de tempo. Com elas definidas você consegue se organizar melhor e assim não se esquece de cumpri-las durante a semana ou o mês. Anote seus objetivos em um papel e deixe em cima de sua mesa, para facilitar o seu trabalho.

Faça uma lista de prioridades

Priorizar as atividades é essencial para uma gestão de tempo eficiente. Comece seu dia realizando as tarefas mais importantes. Para um melhor planejamento, você pode utilizar um bloco de notas ou uma agenda online para organizar seus compromissos do dia.

Utilize aplicativos e técnicas

Os aplicativos podem ser um grande aliado na otimização de tempo no dia a dia. Existem várias opções do tipo para te ajudar nessa tarefa e simplificar sua vida. O Evernote é dos mais populares do ramo. E não é toa. Ele possibilita registrar os compromissos e salvar as páginas e os arquivos da web para conferir depois. Esse aplicativo está disponível para os sistemas operacionais iOS, Android, Blackberry, Windows Phone, além de alguns navegadores da internet.

Você também pode contar com técnicas comprovadas para te ajudar a ter mais tempo, como o Método GTD e o Pomodoro.

Seja seletivo

Acha que uma olhadinha nas redes sociais não tem problema? Saiba que uma pequena distração pode prejudicar seu desempenho profissional de forma significativa. Ser rigoroso com o tempo não é exagero, pelo contrário, vai te ajudar a entregar um trabalho dentro do prazo e ainda com muito mais tranquilidade.

Delegue tarefas

Se puder, conte com a ajuda dos profissionais responsáveis por áreas específicas. Dessa maneira você consegue se dedicar a outros assuntos que dependem de sua dedicação. Caso os funcionários não estejam aptos para assumirem o trabalho, você pode treiná-los. Dessa forma, você não fica sobrecarregado de atividades que podem ser feitas por outras pessoas que possuem praticamente as mesmas habilidades.

Deixe tudo limpo e organizado

Você acha que limpeza é frescura? Então está na hora de mudar essa visão. Manter seu ambiente de trabalho limpo e organizado vai tornar mais simples o cumprimento de toda a sua agenda. Sem contar que você vai encontrar com facilidade todo seu material, como uma pasta ou um documento, por exemplo.

Se está tudo bagunçado e com muito papel desnecessário, vale a pena fazer uma boa faxina e jogar fora o que está acumulado. Você verá como vai produzir com muito mais qualidade no trabalho após limpar o escritório.

É muito importante saber administrar com qualidade o nosso tempo, para garantir produtividade no trabalho, assim sobra mais tempo para o lazer, que também é essencial para nosso cotidiano. Afinal, todo mundo precisa recarregar as energias.

Gostou das dicas para uma gestão de tempo eficiente? Tem alguma sugestão para dar? Deixe seu comentário!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.