Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

8 medicamentos e vitaminas para melhorar seu sistema imunológico

8 medicamentos e vitaminas para melhorar seu sistema imunológico

O organismo humano está exposto a diversas ameaças. São bactérias, vírusfungos que tentam, todos os dias, prejudicar nossa saúde. Por isso, melhorar o sistema imunológico deve ser uma preocupação constante.

De maneira geral, nosso organismo por si só forma uma barreira capaz de nos proteger contra as ameaças externas. No entanto, às vezes, essa barreira pode ser ultrapassada. Para evitar que isso ocorra, é possível incluir algumas atitudes simples no seu dia a dia.

Quais são elas? No artigo de hoje, você vai conhecer 8 vitaminas e medicamentos que ajudam nessa missão. Acompanhe!

1. Vitamina A

A vitamina A é uma excelente opção para fortalecer o sistema imunológico. Ela é encontrada em alimentos de origem animal, como leite e ovos, além de vegetais folhosos, como couve e brócolis e aqueles com coloração alaranjada, como cenoura e abóbora.

2. Vitamina B2 e B6

A riboflavina, ou vitamina B2, é outra opção para melhorar o sistema imunológico. As principais fontes dessa vitamina são: leite, carnes, ovos, amendoim, nabo, couve, vagem e acelga.

Assim como a B2, a vitamina B6, também conhecida como piridoxina, é indicada para o sistema imunológico. Ela pode ser encontrada na batata, banana, abacate, atum, salmão, semente de girassol e peito de frango.

3. Vitamina C

Talvez a mais indicada para o fortalecimento do sistema imunológico, a vitamina C é bem fácil de encontrar. Além de ser comercializada por meio dos famosos comprimidos efervescentes, ela está presente em grande quantidade nas frutas como abacaxi, laranja, acerola, goiaba, limão, tangerina, morango, caju e kiwi e nos legumes e verduras, como pimentão, rúcula, alho, cebola, tomate, agrião e alface.

4. Vitamina D

A vitamina D é extremamente importante para nosso organismo. Difícil de ser encontrada em alimentos, a melhor fonte é o banho de sol. Porém, com o aumento dos casos de câncer de pele, a população em geral tem se exposto menos ao sol. Sendo assim, a saída encontrada para fugir da insuficiência de vitamina D é tomá-la de forma sintética.

Dica: se optar pelo banho de sol, prefira horários entre 8h e 10h da manhã, ou fim da tarde, após as 16h. Em média, 2 horas de sol por semana é suficiente para sintetizar a quantidade que o corpo precisa de vitamina D.

5. Vitamina E

Outra importante vitamina para melhorar o sistema imunológico é a E. Ela pode ser encontrada em óleos vegetais (soja, amendoim, palma, milho, girassol e oliva), nozes, sementes de girassol, kiwi, grãos integrais, peixes e leite de cabra.

6. Zinco

Minerais como o zinco também são importantes aliados na luta pelo sistema imunológico. As principais fontes são: ostras, camarão, carnes vermelha, de frango e peixe, fígado, cereais, castanhas, legumes e tubérculos.

7. Selênio

Este minério possui um alto poder antioxidante, por isso é altamente indicado para melhorar o sistema imunológico. Você pode encontrá-lo na noz, em alguns vegetais cultivados em solos ricos em selênio e em carnes de animais que pastaram em solos ricos do minério.

8. Multivitamínicos

Medicamento capaz de reunir todas as vitaminas e minerais citados acima, os multivitamínicos são indicados para prevenir ou tratar a insuficiência de algum dos componentes mencionados.

Fazer o uso dessa medicação pode auxiliar a saúde do seu sistema imunológico, mantendo-o forte para combater as ações de microrganismos indesejados.

Com essas 8 dicas de medicamentos e vitaminas para melhorar o seu sistema imunológico, você com certeza se sentirá mais saudável no seu dia a dia.

Tem mais alguma dica para melhorar o sistema imunológico? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.