Ácido fólico: quais são os benefícios

Você muito provavelmente já ouviu falar sobre o ácido fólico. Conhecido também como vitamina B9, é um suplemento muito associado a grávidas —com toda razão; afinal, ele é fundamental para o desenvolvimento do bebê—, mas a substância também é essencial para a saúde de qualquer pessoa. A vitamina, que é produzida pela Hipolabor, ajuda não apenas na saúde física mas também na mental.

O blog CliqueFarma publicou uma matéria esclarecedora sobre o assunto e você pode conferir um trecho abaixo.

 

O que é ácido fólico?

Também conhecido como folato, metilfolato ou vitamina B9, o ácido fólico é uma vitamina do complexo B, solúvel em água e presente em diversos itens da dieta diária. O folato ocorre naturalmente nos alimentos e o ácido fólico é a forma sintética do folato, usada em medicamentos.

O folato é necessário para numerosas funções do corpo. Entre elas: a síntese e reparação do DNA, divisão e crescimento celular, produção de novas proteínas, formação de hemácias. O folato é importante para a saúde cardiovascular e do sistema nervoso.

 

Fortalece a imunidade

Para que o sistema imunológico esteja fortalecido, vários fatores são necessários, entre eles as vitaminas do complexo B, inclusive o folato. O ácido fólico, presente na grande maioria dos vegetais verde-escuros, como a couve, os brócolis e o espinafre, ajuda na formação de novos glóbulos brancos, que atuam na defesa do organismo.

 

Aliado do cérebro

Os benefícios do ácido fólico para a nossa saúde cerebral são extraordinários. Esse folato, também conhecido como vitamina B9, melhora, por exemplo, o tratamento com antidepressivos ao potencializar o efeito deles. Sabe-se que ele é essencial para a desintoxicação celular, para “fabricar” neurotransmissores e diminuir a velocidade da deterioração cognitiva.

 

O ácido fólico pode melhorar o nosso humor

Existem diversos estudos que demonstram como uma boa quantidade de ácido fólico pode melhorar nosso humor e elevar a nossa produção de serotonina. Os especialistas indicam que o melhor ácido fólico que podemos tomar é o metilfolato.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.