Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Alongamento muscular: saiba como fazer e evitar dores

Alongamento muscular: saiba como fazer e evitar dores

O alongamento muscular é uma prática importante que deveria ser adotada por todas as pessoas, mesmo aquelas não fazem nenhuma atividade física. Essa prática ajuda a prepará-los para um exercício, previne algumas lesões e também colabora para que o corpo se mantenha mais ereto, evitando a má postura.

Porém, é preciso saber fazer o alongamento da maneira certa para que ele cumpra suas funções adequadamente. No texto de hoje, você vai conhecer um pouco melhor a importância de adotar o hábito de se alongar e como ele deve ser feito. Acompanhe!

A importância do alongamento muscular

Alongar-se é importante em vários momentos do dia: durante o trabalho, para “acordar” o corpo, devolver sua flexibilidade e ajudar na circulação sanguínea. Já antes do exercício, o alongamento é fundamental para preparar o corpo para o que está por vir e ainda ajuda a aumentar a amplitude dos movimentos.

O alongamento também é importante depois de praticar alguma atividade física. Ele vai tirar a tensão dos músculos que sofrem impactos durante o exercício, prevenindo dores, tensões e até câimbras que podem acontecer.

Para quem é sedentário, pode ser que o alongamento seja difícil em um primeiro momento, mas é importante pensar que esse já um grande passo em busca de mais qualidade de vida.

Como fazer o alongamento

Para fazer um bom alongamento é muito importante que você esteja consciente do seu corpo, sem pressa e que realize os movimentos lentamente, com toda a musculatura relaxada, ou seja, sem colocar tensão em nenhum ponto.

Se você trabalha sentado, é importante dar pequenas pausas e levantar-se, alongar o pescoço, pernas e braços, sempre segurando a posição por ao menos 10 segundos. Para quem vai se alongar antes e depois dos exercícios, é importante alongar o corpo todo, com enfoque maior nas regiões que serão mais trabalhadas.

Os benefícios de praticá-lo com frequência

Essa prática traz muitos benefícios, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida. Veja alguns deles logo abaixo.

Ele ajuda você a ficar com a postura ereta

Uma pessoa bem alongada dificilmente tem a postura curvada. Como o próprio nome já sugere, o corpo que pratica essa atividade fica mais alongado, esguio e com uma boa postura.

Melhora a circulação sanguínea

É sabido que muito tempo em pé ou sentado não faz bem para a circulação sanguínea. Quando você se alonga depois de algum tempo na mesma posição, seu corpo se revigora, os membros relaxam e a circulação volta ao normal.

Prepara e aquece os músculos

Antes do exercício físico, o alongamento vai aquecer os músculos do corpo para prepará-lo para a atividade. Isso ajuda você a ter um maior desempenho na prática e ainda previne possíveis lesões que são causadas por impactos ou torções quando o músculo não está preparado.

Relaxa o corpo depois da atividade física

Por outro lado, alongar-se depois do exercício vai fazer seus músculos relaxarem da intensidade a que foram expostos. Esse relaxamento ajuda a prevenir aquelas dores sentidas após a prática de atividade física.

O alongamento muscular é de extrema importância para qualquer pessoa. É sempre bom fazer uma pausa para alongar o corpo, respirar e fazê-lo com calma. Assim, você tem uma melhor performance nos exercícios físicos e vai se sentir mais ágil, podendo eliminar até algumas dores na coluna que são causadas por má postura.

Que tal se alongar e ir caminhar? Confira 4 benefícios dessa atividade!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.