Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Aprenda a vender complexo vitamínico com nossas 5 dicas

Aprenda a vender complexo vitamínico com nossas 5 dicas

Você sabia que conhecer as propriedades dos diferentes multivitamínicos pode ser fundamental para as suas vendas?

Hoje em dia uma parcela considerável da população utiliza esses produtos. Um estudo publicado pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) retratou que o consumo de complexo vitamínico está presente no lar de 54% dos brasileiros.

Ainda de acordo com a pesquisa, muitos desses indivíduos adquirem os complexos sem orientações prévias, com o objetivo de suplementar a dieta ou prevenir certas doenças.

Dessa forma, é importante orientar adequadamente os consumidores quanto ao uso dessas vitaminas e minerais, atentando para fatores como grupos de risco e principais tipos de produtos existentes no mercado.

Confira as 5 dicas imperdíveis que separamos para você impulsionar suas vendas e atender seus clientes com excelência!

1. Saiba o que as gestantes podem tomar

A necessidade de nutrientes aumenta naturalmente durante a gestação. Logo, deficiências de vitaminas e minerais podem implicar em efeitos adversos, tanto para o feto quanto para a mulher.

Existe um consenso acerca da importância do ácido fólico na gravidez. Essa vitamina pertencente ao complexo B é essencial porque apresenta efeito protetor contra defeitos no desenvolvimento cerebral do embrião.

Outras substâncias, como ferro, zinco, cálcio e vitamina D requerem atenção durante a gestação, principalmente das gestantes que não têm uma alimentação balanceada ou que apresentam gravidez de alto risco.

2. Garanta as melhores opções para idosos

Os idosos passam por mudanças fisiológicas e metabólicas que podem estar diretamente relacionadas a menor absorção e produção de vitaminas. A utilização de medicamentos e menor exposição ao sol também são fatores importantes que contribuem para uma possível carência dessas substâncias.

No entanto, o uso de determinados produtos nessa faixa etária requer cuidados. Dentro da terapia farmacológica, deve-se investigar se há alguma interação medicamentosa ou a possibilidade de possíveis efeitos adversos.

Vitamina D, vitamina B12 e cálcio são os principais grupos que podem estar deficientes nos idosos, sendo que o último é fundamental para a prevenção de osteoporose e fraturas ósseas relacionadas a quedas ou fraqueza muscular.

3. Conheça os principais tipos de complexo vitamínico existentes no mercado

A utilização de diferentes multivitamínicos depende da necessidade dos indivíduos. Assim, embora muitos complexos apresentem uma composição de base similar, alguns nutrientes são adicionados de acordo com os objetivos. Veja:

  • hipertrofia e manutenção muscular: vitamina D, vitamina C, zinco, cálcio, magnésio e tiamina;
  • fortalecimento do sistema nervoso: vitamina B6 e ácido pantotênico;
  • gravidez e menopausa: ácido fólico, vitamina D e cálcio;
  • energia e vitalidade: vitaminas B12, B6, E, D e C, riboflavina, ácido fólico, cálcio e zinco.

4. Entenda as precauções necessárias em cada caso

Falamos de alguns quadros clínicos nos quais há necessidade da utilização de complexos vitamínicos e os tipos mais utilizados. Mas quais os cuidados devem ser tomados na sua administração?

Em primeiro lugar, no momento da venda, é essencial confirmar se o consumidor não apresenta nenhuma alergia aos compostos do produto.

Ademais, confirmar a dose diária recomendada é uma boa prática, visto que a ingestão excessiva de alguns nutrientes pode causar efeitos adversos, como constipação, arritmias cardíacas e náuseas.

Conforme já destacado, é preciso verificar se não há interações com outros medicamentos. O uso de vitamina C, por exemplo, deve ser avaliado caso o indivíduo utilize anticoagulantes, evitando assim o risco de sangramento.

5. Incentive a busca por orientações médicas

A compra desses produtos está cada vez mais frequente e, muitas vezes a procura no varejo não é fundamentada em uma consulta médica prévia.

De modo geral, as pessoas desejam fazer o uso de multivitamínicos por conta própria. Contudo, se há uma alimentação balanceada, prática regular de atividades físicas e ausência de carências nutricionais, o uso não é indicado.

Para tanto, incentive os consumidores a procurarem o médico para a obtenção de diagnósticos precisos. Assim, de acordo com as necessidades individuais, o complexo vitamínico mais adequado será indicado.

E então, gostou de saber mais sobre o assunto? Que tal assinar nossa newsletter e continuar acompanhando dicas imperdíveis como essas? Aproveite!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.