Como aumentar as vendas da farmácia? 6 dicas infalíveis

Como aumentar as vendas da farmácia? 6 dicas infalíveis

O objetivo de todo negócio é prosperar. Contudo, fatores externos podem dificultar esse processo e trazer prejuízos para o estabelecimento comercial. É aí que entra a importância de conhecer as principais formas de aumentar as vendas da farmácia.

Essa estratégia envolve um estudo detalhado sobre o mercado, um planejamento para elaborar uma boa precificação, a criação de campanhas de marketing, a definição de promoções e outros elementos.

Até porque o fluxo de vendas de uma farmácia não depende de sazonalidade nem de episódios específicos. Portanto, é essencial criar um bom plano. Tudo isso para conquistar um público cada vez maior, fidelizar os clientes e potencializar resultados.

Quer saber como ter maior lucratividade? Neste artigo vamos apresentar os principais pontos que devem ser colocados em prática no seu estabelecimento a fim de aumentar as vendas da farmácia. Acompanhe a leitura!

1. Saiba quem são os seus clientes

Saiba quem são os seus clientes

 

Conhecer o seu público é o primeiro passo para otimizar as vendas. Para isso, saiba mais sobre a sua persona: faixa etária, gênero, necessidades, anseios, produtos que ela mais consome, eventuais problemas de saúde, entre outros elementos.

A partir dessas informações, fica mais fácil comprar as mercadorias preferidas dos clientes, pois elas terão maior chance de rotatividade e não ficarão encalhadas no estoque. Da mesma forma, há uma maior probabilidade de agradar aos clientes com mais facilidade e fidelizá-los.

2. Capacite os seus colaboradores

Capacite os seus colaboradores

 

Um bom resultado da farmácia também depende de uma equipe de vendedores bem treinada. Afinal, os funcionários que ficam incumbidos de atender o público apresentam um papel de destaque para o sucesso das vendas. Eles devem ter uma postura adequada, apresentar boa dicção, saber dialogar, ter paciência e proatividade e entender as melhores técnicas de persuasão de vendas. Além disso, precisam ter um conhecimento aprofundado sobre os produtos que estão expostos no local.

Nesse sentido, não deixe de investir no seu quadro de colaboradores. Para isso, ofereça treinamentos, cursos de capacitação, palestras, workshops, entre outros eventos. O ideal é mantê-los sempre motivados, produtivos e com vontade de dar o melhor de si no momento de atender os clientes. Afinal de contas, esses profissionais representam a imagem do estabelecimento e são responsáveis por transmitir a mensagem e os valores da farmácia.

3. Invista em parcerias

Invista em parcerias

 

As parcerias são uma boa estratégia para potencializar as vendas. Nesse sentido, a contratação de um representante comercial ganha maior destaque. Esse indivíduo tem várias responsabilidades, como visitar médicos e fechar uma espécie de parceria em que o profissional da saúde indica a farmácia para os pacientes, caso eles necessitem de alguma medicação. Com isso, o estabelecimento se torna mais conhecido e ganha cada vez mais clientes.

É importante estabelecer um determinado valor a título de comissão, que deverá ser destinado aos parceiros como forma de remuneração pelos serviços realizados. Dessa forma, esses representantes comerciais se sentirão ainda mais incentivados a continuar com o trabalho que é prestado.

Além disso, há a possibilidade de criar uma parceria específica com as indústrias farmacêuticas que fabricam os medicamentos e com os fornecedores de outras mercadorias, como produtos farmacêuticos e itens para cabelo e beleza, que podem ser comercializados no estabelecimento. Assim, qualquer novo lançamento poderá ser divulgado com mais rigor e eficácia, atraindo uma maior quantidade de consumidores.

4. Faça campanhas de divulgação

Faça campanhas de divulgação

 

A divulgação é a alma do negócio de sucesso. A realização de ações de marketing realmente é um diferencial para aumentar as vendas da farmácia. Afinal, como a empresa vai vender mais se os consumidores nem sequer conhecem o estabelecimento e as ofertas anunciadas? Desse modo, é fundamental colocar em prática algumas estratégias de comunicação com os clientes.

A sugestão é desenvolver encartes promocionais e também investir em ações em parceria com os laboratórios. Além disso, é possível desenvolver campanhas de prestação de serviços, como aferição de pressão e testes de glicemia.

A divulgação pode ser feita por meio de diversas maneiras, como a distribuição de panfletos, a realização de sorteios e promoções, a disponibilização de preços diferenciados e a criação de um blog ou site. Também é possível marcar presença nas redes sociais por meio da criação de um perfil ou até mesmo investir em outras propostas a fim de despertar o interesse do público e aumentar o seu engajamento.

5. Estude a concorrência

Estude a concorrência

 

A concorrência não deve ser encarada como um obstáculo para o desenvolvimento do seu negócio. Pelo contrário, o mercado de varejo farmacêutico é bastante amplo e comporta um grande número de estabelecimentos. No entanto, é necessário ter em mente que a sua farmácia precisa se destacar em meio a tantas outras.

Para isso, você pode estudar as farmácias concorrentes. Saiba quais ações de marketing elas têm colocado em prática, pesquise sobre a média de preços, conheça o perfil de clientes, saiba como é a postura dos colaboradores em relação ao atendimento ao consumidor, entre outros elementos.

Tudo isso vai servir de embasamento para que você verifique quais pontos ainda precisam ser melhorados em seu negócio. A partir daí, será possível criar diferenciais que façam você se destacar perante o mercado.

6. Ofereça programas de fidelidade

Ofereça programas de fidelidade

 

Atrair a atenção dos clientes é trabalhoso. Contudo, conquistar a fidelização é ainda mais complicado. Nesse sentido, a farmácia deve colocar em prática alguns métodos específicos com o intuito de incentivar a fidelização dos consumidores.

Algumas boas ideias são: oferecer descontos após um determinado número de compras, criar programas de fidelidade com pontuações e investir em promoções exclusivas para os clientes assíduos. Essas são maneiras de oferecer um tratamento diferenciado e de demonstrar que você se importa com o bem-estar dos consumidores.

É fundamental ter metas claras e bem definidas para aumentar as vendas da farmácia. Sem um planejamento específico, dificilmente um estabelecimento farmacêutico conseguirá permanecer no mercado por muito tempo. Afinal, trata-se de um ramo delicado e que sempre deve priorizar o fornecimento de produtos que garantam a saúde e a qualidade de vida dos clientes.

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