Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Combinação de medicamentos: cuidados que você precisa ter

Combinação de medicamentos: cuidados que você precisa ter

A indústria farmacêutica está, a todo tempo, criando novos medicamentos, em busca de curar doenças e amenizar sintomas desconfortáveis. Hoje em dia, é possível resolver quase qualquer problema de saúde na farmácia. No entanto, é preciso muito cuidado ao indicar e tomar medicamentos, pois eles têm o potencial de causar efeitos colaterais graves, principalmente quando há uma combinação de medicamentos indevida.

Os profissionais de saúde e os pacientes devem trabalhar juntos para garantir que um medicamento tomado não prejudicará a ação de outro, podendo diminuir ou aumentar seu efeito, e para diminuir os riscos.

No post de hoje, falaremos mais sobre a combinação de medicamentos e quais cuidados você precisa ter. Acompanhe!

Combinação de medicamentos

Vivemos na era das doenças crônicas, na qual as pessoas vivem mais anos, porém muitas vezes convivem com doenças que necessitam de tratamento contínuo (diabetes, hipertensão arterial, osteoporose). Assim, muitas pessoas tomam múltiplos medicamentos diferentes diariamente.

O problema é que, em algum momento, a pessoa faz uso também de outro medicamento para um problema agudo, como dor de cabeça ou cólica. Muitos dos medicamentos considerados inofensivos, como analgésicos e anti-inflamatórios, podem ser fatais quando combinados com outras substâncias.

Outra questão que aumenta muito o risco de uma combinação perigosa é a prática de automedicação e autoprescrição.

A automedicação é quando a pessoa já conhece os sintomas e consome o remédio que já tomou antes. Na autoprescrição, a pessoa escolhe tomar remédios indicados por leigos, que já utilizaram em situação parecida.

Combinações perigosas

Listamos agora algumas das principais combinações perigosas, que podem ser entre dois medicamentos ou entre um medicamento e outra substância (alimento, bebida).

1. Antibiótico e Anticoncepcional

A ação dos antibióticos no corpo leva a uma diminuição da microbiota da flora intestinal. Essa alteração prejudica a absorção de estrogênio pelo sistema gastrointestinal, o que diminui ou corta o efeito da pílula. Por isso, é preciso associar métodos contraceptivos de barreira durante o ciclo de antibiótico.

2. Insulina e Álcool

A insulina é utilizado pelos diabéticos para diminuir o nível de glicose circulante no sangue. Quando ingerida com o álcool, aumenta-se seu efeito hipoglicemiante. A hipoglicemia grave pode levar a desmaios, perda de consciência e crise convulsivas.

3. Anti-inflamatórios e Paracetamol

Tanto os anti-inflamatórios não esteroides (AINES) quanto o paracetamol são considerados medicamentos nefrotóxicos, isto é, têm efeitos tóxicos sobre os rins. Seu uso combinado e prolongado pode levar a sérios problemas renais, chegando até a insuficiência renal.

4. Broncodilatadores e Cafeína

Os medicamentos usados para asma e bronquite crônica não devem ser combinados com o consumo de cafeína, pois seu efeito estimulante pode ser aumentado. Essa combinação pode levar a taquicardia, insônia, pesadelos e falta de ar.

5. Antiácido e Antibiótico

Os antiácidos podem interferir na absorção do antibiótico e diminuir seu efeito. Quando apenas parte do antibiótico é absorvido, aumenta a chance de se criar resistência das bactérias.

Como se prevenir

A combinação de medicamentos pode levar a desconfortos ou até mesmo ser fatal. Apesar disso, algumas dicas podem ajudar a reduzir os riscos:

  • quando for se consultar, leve a receita médica ou a bula dos medicamentos que já faz uso;
  • nunca faça autoprescrição de medicamentos; o que funcionou para outra pessoa pode não ser o melhor para você;
  • sintomas desconhecidos devem ser investigados e tratados por profissionais de saúde.

A combinação de medicamentos é algo recorrente e que deve ser tratado com seriedade. Os profissionais de saúde devem estar atentos aos medicamentos já utilizados por seus pacientes, para não indicar combinações perigosas.

Você gostou de saber sobre a combinação de medicamentos? Então continue a visita em nosso blog e leia o texto sobre interação medicamentosa para se tornar um especialista no assunto!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.