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Como atender um cliente idoso? 5 dicas para colocar em prática

Como atender um cliente idoso? 5 dicas para colocar em prática

Atender bem os clientes é algo tido como fundamental em uma drogaria ou em qualquer tipo de estabelecimento comercial e que deve fazer parte da rotina dos atendentes. No entanto, quando falamos em pessoas da terceira idade, isso precisa ser ainda mais acentuado, e é essencial que tenhamos alguns cuidados especiais para saber como atender um idoso.

Neste post, vamos falar sobre algumas boas práticas que você pode colocar em ação na sua farmácia, de modo que todos os colaboradores saibam tratar bem as pessoas mais velhas, que se sentirão satisfeitas no local e certamente voltarão a comprar do seu negócio em ocasiões futuras. Siga a leitura e confira as nossas dicas!

1. Tenha paciência

A paciência precisa ser redobrada ao lidar com clientes idosos, uma vez que, talvez eles tenham problemas de memória ou outras condições físicas ou cognitivas mais limitadas, o que pode dificultar na agilidade de solicitarem o que desejam, por exemplo.

É preciso ser sempre simpático, sorridente e se colocar à disposição para ajudar essas pessoas em suas limitações. Contudo, é necessário cuidado! Alguns idosos se sentem ofendidos quando alguém pensa que eles não são capazes de fazer algo, por isso deve-se agir com cautela ao oferecer ajuda.

2. Saiba se colocar no lugar do idoso

Os idosos são pessoas que já contribuíram muito com nossa sociedade e por isso precisam ser tratados com cordialidade e respeito, sendo muitas vezes necessário que nos coloquemos no lugar dessas pessoas.

Deve-se ter em mente que o que é de fácil assimilação ou entendimento para uma pessoa jovem pode não ser tão simples para alguém mais velho e, por isso, ter empatia é fundamental.

3. Ouça e dê atenção aos idosos

Por serem pessoas com muita experiência de vida, é comum que os idosos tenham muitas histórias para contar. Eles gostam de falar sobre o que já viveram e de relembrar os tempos de juventude.

Ouça essas conversas e demonstre-se interessado sobre aquilo que o cliente está falando. Essa atitude positiva fará com que o idoso se sinta bem e muito valorizado. Vale lembrar que, muitas vezes, as pessoas idosas se sentem sozinhas e sem utilidade, sendo os pequenos diálogos do dia a dia o que as motiva para seguir adiante.

4. Aconselhe o cliente idoso

Deve-se ter o cuidado de aconselhar corretamente os clientes idosos, principalmente aqueles que não têm cuidadores ou uma pessoa responsável por sua saúde.

Na venda de medicamentos, por exemplo, é importante explicar sobre dosagens, formas de aplicar os remédios etc. Muitas vezes é interessante dar a eles isso por escrito, para que não esqueçam e utilizem a medicação corretamente.

5. Fale sempre com clareza

Evite termos técnicos ou palavras muito difíceis do setor farmacêutico que não sejam de conhecimento comum. Lembre-se que as pessoas idosas viveram em uma época em que muita coisa que temos hoje não existia e que eles não conhecem palavras mais técnicas.

Além disso, no caso de perceber que o idoso tem dificuldades para ouvir, recomenda-se que seja elevado um pouco o tom de voz, mas sem gritar, pois isso pode parecer grosseiro ou deselegante.

Seguindo essas dicas, você saberá orientar os colaboradores da sua farmácia para que eles saibam como atender um idoso. E, se você tiver alguma outra dica sobre o assunto e quiser compartilhar, deixe um comentário no post!

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