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Como fidelizar clientes de uma farmácia? Entenda!

Como fidelizar clientes de uma farmácia? Entenda!

Os proprietários de farmácias não devem apenas pensar em estratégias para atrair, mas também para fidelizar clientes no estabelecimento. É preciso pensar em práticas e soluções para que as pessoas se sintam bem no ambiente e sempre retornem ao local em outras oportunidades.

Quando falamos em consumidores de drogarias, vale destacar que parte deles são pessoas, como idosos ou portadores de condições especiais, que precisam fazer o uso contínuo de medicamentos, como a diabetes e a pressão alta.

Nesses casos, a fidelização é ainda mais importante, pois esses são clientes que sempre terão motivos para ir até uma farmácia, que pode ser a sua ou uma concorrente. Tudo depende do seu atendimento e de outros fatores envolvidos.

A questão principal é como, de fato, fidelizar clientes em uma farmácia. Acompanhe este post e confira nossas dicas!

Planeje o trabalho

O trabalho na farmácia precisa ser planejado e muito bem estruturado para que os clientes encontrem organização quando forem até o estabelecimento. A esse planejamento não se inclui apenas o quadro de pessoal e as funções de cada um, mas também a infraestrutura da drogaria.

É preciso que o ambiente seja bem-arrumado, que os medicamentos e outros produtos estejam dispostos adequadamente nas prateleiras ou gôndolas, que os colaboradores tenham asseio, entre outras ações.

Conheça o cliente

É claro que cada pessoa é única e tem necessidades e preferências específicas, mas de maneira geral, todos desejam algo em comum quando vão até uma farmácia: ser bem atendido e comprar os produtos que procura.

Com a experiência profissional, os vendedores e farmacêuticos desenvolvem certa expertise em interpretar as vontades dos clientes nas entrelinhas e isso é muito benéfico para oferecer soluções exclusivas em cada situação.

Há clientes que só querem comprar e ir embora o mais rápido possível, enquanto outros gostam de ouvir explicações mais detalhadas, por exemplo.

Estabeleça uma comunicação clara

A comunicação é um fator primordial em uma farmácia, sobretudo pelo fato de se estar lidando com a saúde das pessoas que confiam no estabelecimento para comprarem os medicamentos receitados por seus médicos.

Assim, recomenda-se que os colaboradores sejam todos orientados a terem um diálogo claro e aberto com os pacientes, passando orientações corretas e bem explicadas sobre a posologia do medicamento, a dosagem e os horários para o consumo, entre outras dúvidas que eles tiverem.

Proporcione uma experiência diferenciada

Crie algo novo e que chame a atenção das pessoas para que elas percebam que a sua farmácia se destaca das concorrentes por fatores positivos.

Uma ideia interessante e fácil de ser colocada em prática é o dia da beleza, em que você pode convidar maquiadores e cabeleireiros para aplicarem gratuitamente as maquiagens, tinturas e outros itens comprados no estabelecimento, por exemplo.

Desenvolva programas de descontos

Ofereça descontos para os clientes que fazem compras à vista ou que adquirem uma determinada quantia em medicamentos e outros produtos vendidos na farmácia.

Para as pessoas que precisam comprar medicação todos os meses, o valor pode pesar no orçamento. Assim, se você oferecer descontos, elas certamente preferirão comprar em sua farmácia.

Fidelizar clientes é a peça-chave para o sucesso da sua farmácia e você pode conquistar isso colocando as nossas dicas em prática.

Gostou deste post? Então continue aprendendo sobre o assunto em nosso artigo “6 dicas para estreitar o relacionamento com os clientes”, que também traz informações relevantes para a sua farmácia!

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