Como fidelizar clientes de uma farmácia? Entenda!
Os proprietários de farmácias não devem apenas pensar em estratégias para atrair, mas também para fidelizar clientes no estabelecimento. É preciso pensar em práticas e soluções para que as pessoas se sintam bem no ambiente e sempre retornem ao local em outras oportunidades.
Quando falamos em consumidores de drogarias, vale destacar que parte deles são pessoas, como idosos ou portadores de condições especiais, que precisam fazer o uso contínuo de medicamentos, como a diabetes e a pressão alta.
Nesses casos, a fidelização é ainda mais importante, pois esses são clientes que sempre terão motivos para ir até uma farmácia, que pode ser a sua ou uma concorrente. Tudo depende do seu atendimento e de outros fatores envolvidos.
A questão principal é como, de fato, fidelizar clientes em uma farmácia. Acompanhe este post e confira nossas dicas!
Planeje o trabalho
O trabalho na farmácia precisa ser planejado e muito bem estruturado para que os clientes encontrem organização quando forem até o estabelecimento. A esse planejamento não se inclui apenas o quadro de pessoal e as funções de cada um, mas também a infraestrutura da drogaria.
É preciso que o ambiente seja bem-arrumado, que os medicamentos e outros produtos estejam dispostos adequadamente nas prateleiras ou gôndolas, que os colaboradores tenham asseio, entre outras ações.
Conheça o cliente
É claro que cada pessoa é única e tem necessidades e preferências específicas, mas de maneira geral, todos desejam algo em comum quando vão até uma farmácia: ser bem atendido e comprar os produtos que procura.
Com a experiência profissional, os vendedores e farmacêuticos desenvolvem certa expertise em interpretar as vontades dos clientes nas entrelinhas e isso é muito benéfico para oferecer soluções exclusivas em cada situação.
Há clientes que só querem comprar e ir embora o mais rápido possível, enquanto outros gostam de ouvir explicações mais detalhadas, por exemplo.
Estabeleça uma comunicação clara
A comunicação é um fator primordial em uma farmácia, sobretudo pelo fato de se estar lidando com a saúde das pessoas que confiam no estabelecimento para comprarem os medicamentos receitados por seus médicos.
Assim, recomenda-se que os colaboradores sejam todos orientados a terem um diálogo claro e aberto com os pacientes, passando orientações corretas e bem explicadas sobre a posologia do medicamento, a dosagem e os horários para o consumo, entre outras dúvidas que eles tiverem.
Proporcione uma experiência diferenciada
Crie algo novo e que chame a atenção das pessoas para que elas percebam que a sua farmácia se destaca das concorrentes por fatores positivos.
Uma ideia interessante e fácil de ser colocada em prática é o dia da beleza, em que você pode convidar maquiadores e cabeleireiros para aplicarem gratuitamente as maquiagens, tinturas e outros itens comprados no estabelecimento, por exemplo.
Desenvolva programas de descontos
Ofereça descontos para os clientes que fazem compras à vista ou que adquirem uma determinada quantia em medicamentos e outros produtos vendidos na farmácia.
Para as pessoas que precisam comprar medicação todos os meses, o valor pode pesar no orçamento. Assim, se você oferecer descontos, elas certamente preferirão comprar em sua farmácia.
Fidelizar clientes é a peça-chave para o sucesso da sua farmácia e você pode conquistar isso colocando as nossas dicas em prática.
Gostou deste post? Então continue aprendendo sobre o assunto em nosso artigo “6 dicas para estreitar o relacionamento com os clientes”, que também traz informações relevantes para a sua farmácia!